quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TCU aponta 664 servidores irregulares na UFRN


A Folha de São Paulo divulgou, em sua edição desta quarta (17), que pelo menos 3.000 servidores de 19 universidades e institutos federais foram flagrados em situação trabalhista irregular desde o ano passado. Entre os problemas mais frequentes, estão o segundo emprego de professores contratados pelo regime de dedicação exclusiva e a acumulação de jornadas, com cargas horárias muito acima do considerado factível.
As irregularidades foram levantadas por um pente-fino realizado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) desde o ano passado, e ainda em curso, nas 93 universidades e institutos federais do país. Alguns servidores chegam a ter três empregos, com carga declarada superior a 120 horas semanais.


A maior parte das segundas ocupações desses servidores é exercida nos governos municipais e estaduais.
A Folha levantou os problemas apontados nas 19 primeiras auditorias concluídas.Um dos casos mais graves é o da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde foram apontados 664 servidores (professores e técnicos) com um segundo emprego irregular, o que equivale a 7% do efetivo, incluindo pensionistas.
“Vários servidores ocupam cargos indevidamente e acreditam que a acumulação não será detectada ou, se o for, que não haverá maiores consequências”, afirma o TCU no relatório da auditoria na UFRN.

Nenhum comentário: