sábado, 13 de outubro de 2012

A vitória de Leonardo Rego nas mãos de Fabrício


Quem venceu as eleições municipais de Pau dos Ferros, este ano? Dou-lhe uma… dou-lhe duas… dou-lhe três.

Qual a resposta correta?

Leonardo Rego (DEM). O prefeito Leonardo Rego é o maior vencedor do pleito municipal de sua terra, que governa pela segunda vez consecutiva.



Ele chancelou a candidatura do seu vice, Fabrício Torquato (DEM), viabilizando-o para substitui-lo nos próximos quatro anos no mais alto cargo público do mais importante município do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

A vitória direta de Fabrício, filho da ex-vice-prefeita Maria Rego (DEM), desenhou-se bem antes, a partir do momento em que ele migrou do PMDB para o partido de Leonardo, encontrando amplo respaldo para superar  um adversário que se mostrou competitivo, o médico Bráulio Figueiredo (PMDB).

 

Fabrício tem débito considerável com Leonardo, o maior eleitor do município, com índice de aprovação de governo superior aos 70 pontos percentuais, um desempenho extretamente difícil de ser alcançado.

Bráulio não tem do que reclamar. Entrou na disputa em face da inviabilidade legal do seu pai – ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB) – concorrer à prefeitura. Sua performance o habilitou a outras lutas políticas, não obstante a derrota.

Responsabilidade

Quanto a Fabrício, a sua responsabilidade é enorme. Recebe o bônus de uma gestão bem-avaliada, mas com o ônus de não deixar a “peteca” cair.

Leonardo, com o êxito de sua administração e a eleição de Fabrício, confirma seu papel de maior liderança contemporânea do município. Obteve a vitória com identidade própria, mantendo até mesmo a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) à distância de Pau dos Ferros, sua aliada, devido baixíssima avaliação de governo.
A estratégia o ajudou sobremodo.

O candidato governista teve 9.257 votos (55,41%), contra 7.450 (44,59) do oposicionista. Uma vantagem de 1.807 votos.

A poucas semanas das eleições, uma pesquisa do Instituto Consult apontava essa tendência (Fabrício Torquato (DEM) – 51,11%; Bráulio Figueiredo (PMDB) – 41,11%). Veja AQUI.

Indiretamente, Leonardo devolve ao ex-prefeito Nilton Figueiredo derrota acachapante sofrida por seu pai – deputado estadual Getúlio Rego (DEM) – à Prefeitura de Pau dos Ferros, nas eleições de 2000.

Àquele ano, Nilton e Maria Rego (mãe de Fabrício) derrotaram Getúlio à prefeitura com mais de 2 mil votos de maioria.

Pau dos Ferros, de calor sempre escaldante e gente acolhedora, continua dividida em dois blocos. Mas o futuro pertence à sua juventude política.

Zelem a boa terra.

Nenhum comentário: