quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PARAIBA:Governo anuncia concurso para níveis médio e superior


O governador Ricardo Coutinho anunciou, nesta terça-feira (2), a abertura de concurso público contemplando 5.379 vagas para as áreas de Educação, Detran e Codata. As vagas são destinadas ao preenchimento de cargos de níveis médio e superior. Durante a solenidade, realizada no Palácio da Redenção, o governador também assinou uma Medida Provisória que será encaminhada para o legislativo estadual criando 3.180 cargos de nível médio.
Ricardo Coutinho afirmou que o concurso é uma conquista para consolidar o processo de modernização do Estado. Ele ainda afirmou que este será o primeiro concurso para técnicos administrativos de nível médio realizado na Paraíba.  “Esse é o esforço do Estado para modernizar os serviços, o que é uma tarefa muito difícil, pela condição financeira e a necessidade de controlar a receita com a folha de pessoal”, explicou.

O governador afirmou que, com a realização deste concurso, a administração chegará a mais de 9 mil convocações, o que demonstra uma mudança focada na revitalização das carreiras no Estado e na oportunidade de ingresso no serviço público de maneira justa e impessoal.
Educação e Detran – Serão 2 mil vagas para professores na Secretaria de Estado da Educação e outras 3.180 de nível médio para a contratação de pessoal de apoio.  O Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) oferecerá mais 108 vagas, sendo 10 para  Analista de sistema, 60 para agente de trânsito, 30 para agente de vistoria e 8 para  advogados.
Codata - A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) oferecerá mais 91 vagas, sendo 55 para analista de informática, 14 para assistente de informática, 3 para auxiliar de informática, 4 para técnico de administração e finanças e 10 para auxiliar de administração e finanças.
De acordo com o presidente da Codata, George Henriques, o último concurso realizado para a companhia aconteceu há 14 anos. “Esse é o primeiro concurso realizado para a área administrativa na história da Codata. Esta ação será muito importante para o desenvolvimento e crescimento dos nossos serviços como empresa de TI “, disse o gestor.
A secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, informou que ainda no mês de outubro o Estado vai divulgar o edital do concurso para preenchimento de 2 mil vagas na Educação e, em seguida, divulgará os editais para as demais vagas na administração direta e indireta.
“Essa é mais uma demonstração de compromisso com o servidor e com a melhoria dos serviços públicos e que refletirá em uma máquina administrativa mais ágil e moderna”, acentuou Livânia.
A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, explicou que as vagas para professor do ensino médio vão complementar o primeiro concurso, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, quando foram convocados 1.123 professores que estão em sala de aula. “Esta determinação do governador em fazer concursos públicos demonstra o esforço para a valorização do magistério e a melhoria da qualidade de ensino”, destacou.
MP reconhece avanços – Para o Procurador Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Filho, o Governo do Estado dá um exemplo importante de organização e investimento em uma nova cultura de ingresso de servidores na administração como preconiza a Lei.
O procurador ressaltou ainda que a realização de concursos vai resultar na contratação de quase 10 mil concursados. “Essa mudança de realidade significa uma conquista do Estado, do Ministério Público e da população que terá a oportunidade de ingressar no serviço público de forma legal e impessoal”, finalizou.

Distribuição das 5.379 vagas

Secretaria da Educação:
2.000  Professor
3.180  Nível médio
Codata:
55 Analista de informática
14 Assistente de informática
05 Auxiliar de informática
03 Téc. adm/finanças
04 Ass. administração/finanças
10 Auxiliar de administração e finanças
Detran:
10 Analista de sistema
60 Agente de trânsito
30 Agente de vistoria
08 Advogado

Nenhum comentário: