sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Saiba como lidar com os sinais da idade que não damos atenção


Rugas e cabelos brancos são os sinais mais claros da chegada da idade, mas existem outras mudanças mais sutis no corpo, rosto e cabelo que indicam a cruel passagem do tempo. O jornal inglês “Daily Mail” listou alguns sinais que geralmente não damos tanta importância — mas que denunciam, e muito, a idade impressa no RG — e deu dicas de como amenizá-los.

Nariz mais longo: conforme envelhecemos, nossas bochechas perdem gordura e volume e isso torna o nariz alguns centímetros mais aparentes. Segundo Santdeep Paun, otorrinolaringologista do London’s St Bartholomew’s Hospital, o tecido dessa área perde colágeno, fica enfraquecido e, aliado à gravidade, acaba gerando um “efeito Pinocchio”.

A solução é o bom e velho protetor solar para manter minimizar os efeitos do sol sobre o colágeno e assim manter a região mais jovem. Alguns exercícios também podem ajudar. Anote: empurre a ponta do nariz com o dedo indicador e, em seguida, puxe-a para baixo. Ao mesmo tempo, puxe o lábio superior em direção às narinas. Repita isso por 35 vezes para impulsionar a circulação da área.

Dentes mais longos e amarelados: com o tempo, nossa gengiva se retrai, perde tamanho, e os dentes ficam mais expostos, podendo “crescer” até 17 milímetros. Nossos hábitos alimentares (café, mate, vinho) e cigarro também acabam escurecendo o esmalte que garante a brancura dos dentes jovens.

Para amenizar esses dois sinais, os dentistas aconselham escovar os dentes em movimentos circulares para evitar o desgaste do tecido da gengiva. O sorriso mais branco fica por conta de inúmeros métodos de clareamento que existem no mercado. Também tome cuidado com o consumo excessivo de substâncias escurecedoras.

Orelhas maiores: a perda de colágeno também aparece na orelha, parte geralmente esquecida na hora da hidratação e proteção solar. A partir dos 30 anos, elas podem crescer cerca de 0,22 milímetros por ano, já que o tecido fragilizado está mais suscetível à gravidade. Imagine o crescimento acumulado ao chegarmos aos 60?

Aí vem o protetor solar novamente! Use diariamente na região e evite brincos muito pesados, que costumam esticar demais a pele.

Cabelos menos volumosos: não são apenas os fios brancos que sinalizam a idade. Eles também ficam mais frágeis e finos com o passar do tempo. Isso acontece porque, à medida que envelhecemos, a circulação no couro cabeludo fica menos eficiente, e toxinas começam a acumular no bulbo capilar.

Então não deixe de fazer massagens e esfoliações regulares na região e use produtos condicionantes nas pontas com frequência.

Nenhum comentário: