sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cientistas descobrem jeito de despertar o vírus da Aids para atacar a doença

Uma substância, chamada de Vorinostat, foi usada no tratamento quimioterápico de pacientes voluntários.
 
Este mês, a ciência deu um importante passo na busca pela cura da Aids. Uma pesquisa publicada na revista científica “Nature” desta quinta-feira revela uma maneira de despertar o vírus HIV no corpo dos portadores da doença.

Uma substância, chamada de Vorinostat, foi usada no tratamento quimioterápico de pacientes voluntários. Aplicada em dose única, a fórmula expulsou o vírus HIV que se escondia nos glóbulos brancos, fazendo com que ele ficasse sem células hospedeiras para se instalar novamente.

O vírus da Aids é um retrovírus, que usa essas células para reproduzir mais vírus, a partir do DNA contido no HIV. Se saísse de uma célula hospedeira, o vírus morreria em questão de minutos, segundo os cientistas.

Os pesquisadores ressaltaram que a força e a capacidade do vírus da Aids de se esconder no organismo e só manifestar os sintomas anos mais tarde sempre foram um grande empecilho para chegar à cura da doença.

Apesar do avanço, os especialistas alertam que o resultado positivo com o uso do Vorinostat é só um indicativo de que a ciência está perto da cura. Mas, há muito para ser explorado e testado, afirmam os cientistas.

Um comentário:

Fernandinha Fernandes disse...

Será que realmente falta muita pesquisa para isso? Se encontraram uma forma de despertar o vírus e o expulsar ... O que o governo estar esperando ?? Mas , o que realmente acontece ... Vão dizer que ainda há muita coisa para pesquisar , muitos testes a se fazer e assim pessoas morrem por causa da AIDS ! ... ou melhor, isso por custar caro para o governo e por isso ficam só no '' ainda há muita pesquisa para chegar a cura '' ...