segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dicas para o ENEM 2012

COMO SE PREPARAR PARA O ENEM 2012



Como se preparar para o Enem 2012: Nesse artigo falaremos sobre o crescimento do ENEM, fornecendo detalhes importantes sobre como se preparar suas provas. Nos últimos anos o Enem assumiu grande importância frente aos programas do Ministério da Educação (MEC). Após a reformulação do Enem em 2009 o Exame passou a ser pré-requisito de uma série de programas do Governo Federal para a educação.
Neste ano, o Enem 2012 também será a porta de acesso para muitas oportunidades no ensino superior. Tudo isso faz com que os candidatos fiquem mais apreensivos na medida em que se aproximam os dias de realização das provas. Muitos ficam sem saber como se preparar para o ENEM 2012.


O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998, mas o seu papel era diferente daquele que exerce nos dias de hoje. Antes ele apenas avaliava o nível de desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio e estabelecia índices de qualidade para a educação, buscando o aperfeiçoamento da estrutura curricular do ensino. Hoje o ENEM 2012 está consolidado como o meio que substituiu os vestibulares tradicionais, se tornando o caminho mais curto para a universidade.
Os programas sociais da área de Educação do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), exigem que os candidatos tenham feito o Exame. Certificado de Conclusão do Ensino Médio e participação no processo seletivo do Sistema de seleção Unificada (SISU), também necessitam da nota do ENEM 2012.
Com tantos benefícios oferecidos e sendo o único meio de acesso a eles, o ENEM está exigindo um preparo ainda maior da pessoa que busca algo mais para seu futuro. Os estudantes que pretendem realizar as provas deste ano devem ter uma dúvida em comum: Como se Preparar para o ENEM 2012?

Inscrições Enem 2012

O primeiro passo é se inscrever no Enem 2012. O período de Inscrições do Enem este ano ocorrerão em meados de maio e início de junho de 2012 no site http://enem.inep.gov.br/. É necessário que o estudante possua CPF e RG no ato da inscrição. Estudantes concluintes do ensino médio em 2012 tem direito a isenção do pagamento de taxa de inscrição. Também são isentos todas as pessoas que se declararem em situação de carência sócio-econômica. Para os demais casos, a taxa de inscrição do Enem tem valor de R$ 35,00.

Assuntos do Enem 2012

As matérias que caem no ENEM são: Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Elas são divididas em quatro blocos: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Além disso, no último dia é aplicada uma redação com tema secreto. Sabendo sobre essa estrutura do Exame, não haverá nenhuma surpresa para os dias das provas.
Além de estudar todas as matérias, o candidato deve desenvolver a prática da leitura e interpretação de texto, pois a maioria das questões exige isso. Leitura de jornais, revistas, portais da Internet e acompanhamento dos telejornais também são muito importantes. O candidato deve estar bem atento às notícias e acontecimentos do ano, principalmente aqueles de relevante importância social, que sempre aparecem contextualizados em questões do Enem. Ficar ligado aos fatos atuais e por dentro de assuntos de ética, cidadania, e democracia, é uma excelente base para a redação do Enem 2012.
Estudar desde já para o Enem 2012 é muito importante. Comece a se preparar logo!

Nenhum comentário: