sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sisu ainda tem 3,2 mil vagas na PB: UFPB, UEPB e IFPB esperam cadastros


As universidades Estadual (UEPB) e Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) já realizaram duas chamadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas apenas 3.939 vagas (54% do total) foram preenchidas. Ainda há 3.242 vagas abertas. Para preenchê-las, serão lançadas agora as listas de espera. As três instituições têm 37.196 cadastrados em espera. Não há limite para o lançamento de listas até o próximo dia 28 de março.

Sisu ainda tem 3,2 mil vagas na PB: UFPB, UEPB e IFPB esperam cadastros

Contudo, se ainda assim restarem vagas, elas poderão ser ocupadas através de transferência voluntária ou pelo ingresso de graduados, no caso da UFPB; para os aprovados no vestibular, no caso da UEPB, ou ficarão ociosas, como é o caso do IFPB porque a instituição destina 100% de suas vagas para o Sisu. “Mas estamos preparando um esquema de convocações que não permita a existência de vagas ociosas no final de todo o processo. Por exemplo, se ainda houver 10 vagas abertas, convocaremos 50 candidatos na lista de espera já para garantir que todas sejam ocupadas”, explicou o procurador Educacional Institucional do IFPB, Antônio Feliciano Xavier Filho.

Novo Sisu - Outra alternativa visualizada pelo assessor técnico da Pró-Reitoria de Graduação da UEPB, Wagner Santos, é a abertura de um novo processo seletivo do Sisu no meio do ano. “A convocação encaminha os aprovados para a primeira e segunda entradas. Quase todas as vagas da primeira entrada já estão preenchidas, estamos convocando já para a segunda entrada. Mas se ainda sobrarem temos a alternativa de abrir o Sisu em julho. Sem falar no resultado do vestibular, que utilizamos para ocupar apenas 50% das vagas ofertadas anualmente”, observou.

Wagner explicou que na próxima semana será publicada a lista de espera com os nomes dos candidatos e também será disponibilizado um link para que eles confirmem o interesse em ocupar uma vaga e façam um cadastro. “Isso se fez necessário porque muitas vezes o candidato declara o interesse no MEC (Ministério da Educação), mas não vem fazer a matrícula. Com esse cadastro teremos na instituição uma declaração de interesse próprio”, frisou.

117 cursos estão disponíveis - De acordo com o estatístico da UFPB, José Leoncio Brandão Neto, apenas o curso de Medicina já preencheu todas as vagas. Os outros 117 cursos estão com oportunidades abertas. O curso com maior número de vagas disponíveis na UFPB são Ciência da Computação, com 31 vagas, no campus de Rio Tinto; Secretariado Executivo Bilíngue, com 29 vagas, no campus de Mamanguape; Hotelaria no campus de Mamanguape e Ecologia no campus de Rio Tinto, ambos com 27 vagas. As outras instituições não informaram os cursos com maior número de vagas em aberto.

Wagner Santos ponderou que, mesmo com o risco de vagas ociosas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sisu ainda é melhor do que o vestibular tradicional. “O Sisu é um processo em consolidação. Diferente do vestibular que já era usado há anos. Estamos analisando todo o processo para corrigir falhas e com o passar dos anos ele vai se aprimorar cada vez mais. Fomos os pioneiros no Estado a aderir ao Sisu com 100% das vagas. No primeiro ano tivemos que lançar oito chamadas. Mas o que vai preencher as vagas de forma mais massiva é a lista de espera. Até 2015, todas as instituições federais terão aderido ao Sisu com 100% das vagas”, argumentou.


Nenhum comentário: