quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Aesa alerta que chuvas no Sertão somente nos meses de março e abril


A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba informou que a temperatura pode chegar até 37ºC no mês de fevereiro deste ano.
Sete municípios do Sertão e Alto Sertão paraibanos registraram uma quantidade de chuvas acima da média no mês passado, considerado um dos mais quentes do ano. Foram 94,3 milímetros (mm) de água, quando a média histórica é de 100 mm, em alguns municípios.
Apesar de ter aliviado um pouco a sensação de calor nos dias de chuvas, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou que o período chuvoso na região só começa em março e até lá, a temperatura pode chegar até 37ºC.


Os municípios que registraram um índice pluviométrico acima da média foram: Cacimba de Areia, com 179,4 mm; seguida de Desterro, 149,9 mm; Livramento, 140,4 mm; Lastro, com 125 mm; Coremas, que registrou 104,8 mm e; Patos e São Francisco, com 102,4 mm, cada um.
Os dados foram coletados pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, mas de acordo com a meteorologista Carmen Becker, apesar dos altos índices registrados principalmente nas duas últimas semanas de janeiro, a expectativa é que haja uma diminuição das precipitações nos próximos dias.
“De acordo com a previsão para o primeiro trimestre deste ano, as chuvas no Sertão só começarão no final de fevereiro para início de março, se estendendo até abril. Por enquanto podem ocorrer chuvas esparsas, mas são situações isoladas”, disse.
Por este motivo, a especialista afirmou que é aconselhável que os agricultores se programem de acordo com a previsão, para o início do plantio.
Ela explicou que o problema da seca no ano passado não foi maior do que a registrada em 1998, mas foi muito significativa por causa da escassez de chuvas, principalmente no período de inverno de muitas regiões paraibanas, atingindo assim pessoas que vivem da agricultura para sobreviver. “Daqui até o início da próxima semana não deveremos ter grandes chuvas no Sertão.
Aesa

Nenhum comentário: