segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Resgate de mineiros no Chile pode começar à meia-noite de terça-feira

A rapidez no processo de revestimento do túnel por onde serão retirados os 33 mineiros presos em uma mina no Chile permitiu que o resgate do grupo fosse antecipado e a operação poderá começar à meia-noite de terça-feira (horário igual ao de Brasília), informou nesta segunda-feira o ministro de Mineração chileno, Laurence Golborne. Um dos últimos preparativos para a operação, a colocação de tubos de metal no túnel foi encerrada às 3h, antes do prazo previsto. Agora, as equipes de resgate vão erguer uma torre que levantará a cápsula onde os mineiros começarão a ser levados à superfície nas primeiras horas da quarta-feira. A retirada de todos eles deve levar 48 horas.

- Estaremos preparados e esperando iniciar o processo de resgate a partir de 0h de quarta-feira, à medida em que exista a adequada conclusão dos objetivos que estão planejados - afirmou Golborne.

Os tubos de metal foram colocados em partes do túnel para evitar o risco de que pedras se desprendam e caiam sobre as cápsulas, chamadas de Fênix. Uma câmera de alta definição será usada ao longo do dia para revisar os 622 metros que serão percorridos pelos mineiros. Uma cápsula vazia também será usada para realização de testes. Se tudo estiver certo, o resgate pode acontecer antes de quarta-feira, último prazo previsto pelas autoridades.

Além dos testes técnicos, os mineiros estão sendo preparados psicologicamente para deixar o refúgio onde estão presos há mais de dois meses. Entre outras instruções, eles tiveram aulas sobre como lidar com a imprensa. Os 33 serão informados nesta segunda sobre a ordem em que serão retirados da mina San José, onde estão desde 5 de agosto.

Mineiros mais hábeis serão os primeiros a serem retirados
Ao chegar à superfície, eles receberão óculos escuros especiais para se readaptar à luminosidade, após mais de dois meses praticamente na escuridão. Eles passarão então por uma avaliação médica, antes de serem transportados, de helicóptero, para um hospital de Copiapó, a cidade mais próxima.

Os primeiros a serem retirados serão os mais hábeis e em forma. Em seguida, serão retirados os mineiros mais debilitados. Um enfermeiro será levado ao interior da mina para avaliar o estado dos mineiros e ajudá-los a entrar na cápsula de resgate. 

Nenhum comentário: