terça-feira, 11 de março de 2014

Queiroz Galvão inicia barragem da transposição em São José de Piranhas

Foi iniciada a obra de construção da barragem Cuncas I, localizada no município de São José de Piranhas, na Paraíba, de onde sairá água do Projeto de Integração do Rio São Francisco para todo Alto Sertão paraibano e o estado do Rio Grande do Norte. A obra fica no trecho Meta 3 Norte, do eixo norte, e está sendo executada pelo grupo Queiroz Galvão.
TERRA
Mais de 160 famílias que moravam na região de Boa Vista, zona rural do município, foram removidas depois de serem indenizadas pelo Governo Federal. Os moradores deixaram suas casas para dar lugar ao futuro manancial e ao canal do eixo norte da transposição do Velho Chico. Hoje, existem locais que ficaram praticamente sem habitantes.

Depois de pronta, a barragem Cuncas I terá sua parede com quase 900 metros de comprimento e altura de 50 metros. O reservatório terá capacidade para armazenar 200 milhões de metros cúbicos de água. De lá as águas serão canalizadas para o açude Engenheiro Ávidos que abastece a cidade de Cajazeiras e para o estado do Rio Grande do Norte.
No futuro essa barragem vai abastecer com água a cidade de São José de Piranhas e servirá para irrigação, por meio de distribuição por afluentes menores que contam a região. Além, dessa outra barragem também será construída no município.
Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco terá aproximadamente 620 quilômetros de extensão (quase a distância entre Recife e Salvador), com construções que chegam a ter a altura de um edifício de mais de 10 andares, pontes, passarelas, estações de bombeamento, de controle, túneis, aquedutos, canais, barragens e reservatórios.
De acordo com o Ministério da Integração, 8,7 mil trabalhadores atuam em 113 frentes de serviço, onde operam quase duas mil máquinas, e está prevista a contratação de mais mil novos postos de trabalho até o fim de março de 2014.
Radar Sertanejo

Nenhum comentário: