quarta-feira, 3 de abril de 2013

PB tem 15 barragens secas e menos de 40% da capacidade de armazenamento

O secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, revelou que o estado está com apenas 40% do armazenamento de água, sendo que 15 barragens estão praticamente secas e outras 35 estão abaixo dos 20% de armazenamento.
 barragem-de-capivara-uiraunabarragem-de-capivara-uirauna
Azevedo afirmou que a situação no interior do Estado, que passou por uma forte seca no ano passado, é preocupante. “Ocorrem apenas chuvas pontuais. As barragens estão começando a tomar um pouco d’água, mas ainda com regiões em estado crítico no estado todo”, colocou.

Entre as barragens controladas pelo estado, 15% estão abaixo dos 5% de armazenamento. “Essas barragens não têm condições de atendimento à população, e ainda temos 35 barragens com menos de 20% e, caso a chuva não chegue com a intensidade que estamos esperando, essas barragens também podem entrar em colapso”, declarou.


O secretário lembrou que o “inverno do sertão” costuma durar até o final do mês de maio e, até lá, poderão ocorrer mais chuvas. (o inverno, no sertão, é como é denominado o período de chuvas da região). “O período de chuvas vai até maio, as previsões é de que as chuvas seriam abaixo da média esse ano, e isso se confirma, a chuva não veio como esperado, mas estamos esperando até o mês de maio que quando vamos ter o quadro real da situação”, especificou.

Providências – No caso das chuvas não resolverem, o Governo do Estado tem um plano de ações para auxiliar os moradores da região “Através do ministério da Integração, o Governo vai adquirir mais três perfuratrizes com capacidade de perfuração de poços, duas até 250 metros e outra até 500 metros de profundidade, para que a gente possa, numa necessidade, ter uma ação mais forte. Além disso, Ricardo já solicitou ao ministério da Integração a ampliação do programa de Pipas”, concluiu.

Pedro Callado / Eri Alves

Nenhum comentário: