sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Estudantes em Natal vivem ansiedade na véspera do Enem; dicas para prova


A hora mais esperada para os mais de 131 mil estudantes potiguares que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (Enem) está chegando com a expectativa de conseguirem o desempenho necessário para ingressar em um curso do Ensino Superior. 

Faltando pouco mais de 24 horas para o início das provas, aulões, simulados e momentos de lazer preenchem o tempo dos estudantes. Para o estudante do 3º Ano do Colégio Hipócrates, Geovani Coutinho que pretende cursar Geologia, a ansiedade e a expectativa são os sentimentos de véspera do Enem.
 (Elias Medeiros/Especial/DN/D.A.Press)
“Estou ansioso, mas bem preparado com a resolução de exercícios, onde procuro ser bastante ágil nas respostas cronometrando o tempo gasto, o que pode ser diferencial para o Enem”, destacou Giovani. Neste feriado, Giovani irá conhecer o local de prova para não passar por apuros desnecessários. “Eu já sei onde fica, mas quero ver de perto onde será a sala que irei fazer as provas”, conclui.

Para o professor e diretor do Hipócrates, Juscelino Alecrim Martins, que leciona há 30 anos com turmas de pré-vestibular e cursinhos o momento que antecede o Enem não deve ser de desespero, mas de momentos de relaxamento para descansar a mente.

“É recomendado que os alunos descansem, procurem fazer algum lazer para estarem tranqüilos para a maratona do Enem, não aconselho ir a aulões ou tentar estudar até o fim de noite”, contou o professor.

Outra dica importante reforçada por Juscelino é a média de tempo gasta em cada questão que deve ser em torno de três minutos. “Com base no tempo total para cada dia, a média é três minutos em cada questão para o aluno fazer prova com tranquilidade e sem atropelos”, disse.

A vestibulanda Thaise de Vasconcelos, que pretende cursar Ciência e Tecnologia, com a importância do Enem para o acesso as universidades federais, a responsabilidade aumenta. “Me preparei com bastante exercícios, eu gostava mais do vestibular tradicional, mas agora como o Enem é a principal entrada na universidade, espero conseguir fazer uma boa prova”, finalizou a estudante.

Nenhum comentário: