terça-feira, 23 de agosto de 2011

ADUERN CANCELA ASSEMBLÉIA

Com o propósito de manter o diálogo franco e aberto com o Governo do Estado, a ADUERN encaminhou uma contraproposta ao reajuste salarial sugerido pela administração estadual aos docentes da UERN.

A contraproposta foi apresentada nos seguintes termos:
- Aceitação dos prazos e dos índices de reajustes indicados pelo Governo, desde que às alíquotas sugeridas sejam acrescidos os percentuais correspondentes a variação do INPC/IBGE acumulado nos períodos respectivos

Com a apresentação desta contraproposta a categoria docente da UERN demonstrou, mais uma vez, assim como já havia evidenciado antes, quando abriu mão da pauta original, que está determinada a contribuir na busca de solução para o impasse grevista.

Já que o Governo ainda não respondeu à ADUERN, a assembleia que estava prevista para esta terça-feira (23) não será realizada. Tão logo receba a resposta, a categoria será convocada.



Fonte: http://www.aduern.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=989&Itemid=2

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Em greve, professores da UERN aguardam proposta do Governo

Em greve há 63 dias, os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) chegam, nesta terça-feira (2), a mais um prazo dado ao Governo do Estado para se pronunciar sobre a pauta de reivindicações do movimento.

Diante da paralisação dos professores, a reitoria da UERN optou por congelar o calendário de atividades. Dentre as atividades suspensas estão o início do segundo semestre letivo de 2011, que estava marcado para esta segunda-feira, dia 1º de agosto.

As matrículas dos alunos veteranos deveriam ocorrer no período de 1 a 5 de agosto, mas também estão suspensas, bem como as aulas do segundo semestre de 2011 que deveriam iniciar no dia 08 de agosto.

De acordo com Telma Gurgel, integrante do comando da greve, esta seria a terceira negociação entre a Associações de Docentes da UERN (Aduern) e a Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh).

“Já participamos de reunião aqui em Mossoró, em Natal e mesmo assim nada foi decidido. O secretário [de administração] entra e sai da reunião sem propor nada com que possamos negociar”, declarou Telma.

A última negociação entre a Aduern e o secretário de administração, José Anselmo de Carvalho aconteceu na sexta-feira (29). Na ocasião o Governo propôs pagar de forma escalonada, entre 2012 e 2014, a reposição salarial correspondente ao cumprimento do Plano de Cargos e Salários dos professores.

A proposta, no entanto, foi rejeitada pelos professores. “Estamos abertos a negociar, mas queremos algo até 2011. Por exemplo, em quatro anos não dá, mas se o Governo oferecer o escalonamento em quatro parcelas como fez com as demais categorias, a Aduern concordará”, explicou Telma Gurgel.

O descontingenciamento continua sendo o ponto mais crítico da pauta. Os professores pedem que a governadora libere os 30% do orçamento para custeios da universidade, a verba total é de R$ 3 milhões de reais. “A educação não deveria passar por isso, ter sua verba presa está errado”, enfatizou a grevista.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

18/07/2011 bombardeio Rosalba promove um dos maiores ataques da história, contra a luta educação pública do RN

Os trabalhadores em educação estão sendo vítimas de um verdadeiro bombardeio. A artilharia pesada não vem só do Governo Rosalba ou do Tribunal de Justiça. Agora, 16 promotores públicos também abrem fogo contra os Profissionais da Educação e recomendam a demissão de todos os não voltarem ao trabalho no prazo de 30 dias.

Os Promotores de Justiça orientam também que a secretária de educação Betânia Ramalho determine o desconto, em folha de pagamento, das faltas injustificadas dos profissionais que se recusarem ao retorno imediato das atividades.

Como se isso fosse pouco, no último sábado (16) a Governadora baixou decreto abrindo comissão de inquérito com o objetivo de retaliar os servidores da educação que se mantém firmes na luta. Tudo isso para promover a desigualdade entre os profissionais no que concerne a tabela salarial das categorias.

O governo também pediu ao TJ o aumento da multa diária pela manutenção da greve para 100 mil reais, o que praticamente levaria o Sinte-RN à falência. A coordenadora do Sinte-RN professora Fátima Cardoso, avalia as ações do poder como um cerco conservador contra a luta da educação. “Estamos sendo atacados por todos os lados, e mesmo assim resistindo com cerca de 90% de paralisação”, explica Fátima

Para ela, o momento pede uma análise realista da situação. “Vamos avaliar na assembleia de logo mais à tarde os caminhos a seguir e o Sindicato irá até o fim a partir da decisão tomada. Contudo, quero adiantar que não vamos expor essa brava categoria a danos ainda maiores na sua vida profissional, como demissão e perda dos seus já vergonhosos salários. Muito menos, vamos permitir que a força reacionária do Governo leve o Sinte-RN à falência. Até por que é isso que eles querem: destruir de vez toda a luta em defesa da educação no Rio Grande do Norte.

“Com todas as letras: essa é uma avaliação que deve ser feita em assembleia, a diretoria e a categoria unidas analisando se é o momento de voltar as atividades ou não. Mas tudo isso com o critério da responsabilidade e da serenidade que sempre caracterizou as ações deste sindicato. Independente da decisão a ser tomada, já podemos dizer que o Rio Grande do Norte é governado hoje pela maior inimiga da educação desde os amargos tempos do nada saudoso governador Geraldo Melo”, declara Fátima Cardoso.

IFRN divulga resultado de concurso para professor

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
A comissão do concurso público para professor de ensino básico, técnico e tecnológico do IFRN, edital nº 12/2011,  divulgou  o resultado final do certame.

Para ver o extrato de desempenho, o candidato deve acessar o sítio http://concursopublico.ifrn.edu.br e informar o número da inscrição, CPF e data de nascimento.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,46/2011/07/18/interna_concursos,75620/ifrn-divulga-resultado-de-concurso-para-professor.shtml

Universidades devem inscrever calouros e formandos para o Enade 2011

De hoje (18) até 19 de agosto, as instituições de ensino superior podem inscrever seus alunos, ingressantes e concluintes, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011.
As provas serão aplicadas em 6 de novembro e a participação é obrigatória. O estudante que não fizer o Enade – mesmo que não tenha sido inscrito por erro da instituição – fica impedido de receber o diploma.
Este ano, podem participar do Enade estudantes de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música.
Também farão as provas os matriculados em cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.
Até o ano passado, participavam do Enade os alunos que estavam iniciando e concluindo o curso superior – o objetivo era avaliar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a formação. Mas, a partir deste ano, os ingressantes serão dispensados e a avaliação inicial será medida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado aos estudantes no fim do ensino médio. Ainda assim, as instituições precisam inscrever os ingressantes na prova do Enade. Posteriormente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá divulgar a lista dos dispensados.
A previsão do instituto é que 1,2 milhão de estudantes serão inscritos e cerca de 400 mil farão o exame, que terá quatro horas de duração. Os candidatos responderão 30 questões de componente específico do curso e dez de formação geral. Quem perder a prova terá que esperar a próxima edição do Enade a fim de regularizar a situação para poder receber o diploma.

Justiça quer ouvir Rosalba e secretário sobre abertura de crédito suplementar

A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário estadual do Planejamento e das Finanças (Seplan), Obery Rodrigues, devem responder ao juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal quanto à possibilidade de abertura de crédito suplementar no Orçamento Geral do Estado (OGE), para a compra e regularização dos medicamentos destinados ao Programa de Assistência Farmacêutica Excepcional. Os representantes do Poder Executivo devem, ainda, informar sobre quais as ações que estão sendo realizadas para a inclusão no OGE para as próximas compras.

A decisão é da juíza Valéria Maria Lacerda Rocha e foi publicada no Diário Oficial da Justiça (DOJ) da última sexta-feira (15). O autor do pedido é o Ministério Público, que requereu, inicialmente, o bloqueio de verbas públicas para operacionalizar a medida.

A magistrada negou o pedido preliminar. “Tal procedimento se tornará em uma ingerência indevida do Judiciário no orçamento anual do Estado. Por seu turno, considerando que há um descaso por parte do governo, determino a intimação na pessoa governadora e do secretário de Planejamento para se manifestarem sobre o assunto”.

Os representantes do Poder Executivo têm dez dias para responder a determinação da juíza. O descumprimento da decisão gerará uma multa diária no valor de R$ 500 por dia.

Com informações do TJRN e do Diario de Natal


FONTE: http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,68/2011/07/18/interna_politica,75617/justica-quer-ouvir-rosalba-e-secretario-sobre-abertura-de-credito-suplementar.shtml

sexta-feira, 15 de julho de 2011

DITADURA OU DEMOCRACIA? Governadora confirma corte de salários e pode contratar professores

A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a solenidade do programa Justiça na Praça, em Parnamirim, nesta sexta-feira, 15, para convocar os professores a retornarem às salas de aula. "Decisão da Justiça é para ser cumprida", afirmou a governadora, lembrando que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), considerou a greve abusiva e ilegal.




Diante disso, a governadora disse que não há como negociar mais. A posição do Governo está mantida, já havendo, inclusive, o cumprimento do piso nacional de salário para todos os educadores. "Vamos descontar os dias parados. Só vai receber quem trabalhar", adiantou a governadora, em entrevista aos jornalistas.



O Governo do Estado vai cumprir não apenas a decisão judicial que saiu nesta quinta-feira, 14, mas também o direito do aluno. E para isso, está estudando a contratação emergencial de professores. "Estamos estudando uma solução para que o direito do aluno seja respeitado", insistiu a governadora, dizendo que o Governo quer valorizar o estudante e o professor que está trabalhando. O Governo vai anunciar um calendário de reposição de aulas, garantindo os 200 dias letivos.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes, não quis fazer maiores comentários sobre o descumprimento da decisão da ilegalidade da greve pelos professores. "Decisão de Justiça não se discute. Cumpre-se", resumiu.

Fonte:http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2011/07/15/interna_cotidiano,75413/governadora-confirma-corte-de-salarios-e-pode-contratar-professores.shtml

Direção do Sinte fala sobre manutenção da Greve

Direção do Sinte fala sobre manutenção da Greve

Com o término da assembleia dos Trabalhadores em Educação do estado na manhã desta quinta-feira (14), a direção do Sinte fez algumas considerações em relação à decisão da categoria. Segundo a coordenadora geral do Sindicato, Fátima Cardoso, a decisão de manter a greve, apesar da determinação do TJRN, não representa uma afronta à justiça. Para ela, o entendimento dos trabalhadores é de que a contraproposta apresentada pela diretoria ao governo ainda pode ser negociada, por isso os trabalhadores optaram por se manterem mobilizados.

Na contraproposta que o Sinte apresentou ao governo, os valores a serem pagos aos professores seriam divididos da seguinte forma: 34% este ano, 21,76% no mês de janeiro de 2012 e de lá até junho para a integralização da tabela, que foi proposta na revisão do Plano de Carreira do magistério.
Caso a proposta feita pelo Sindicato ao Governo não seja atendida, os professores terão perdas cada vez mais significativas, até mesmo em relação a outras categorias do funcionalismo publico que já entraram em acordo com o Estado.

Para ilustrar essas perdas, Fátima Cardoso explica que, no mês de dezembro, categorias das Administrações Direta e Indireta terão um ganho 100% maior que o magistério. Como exemplo, ela cita um servidor com nível superior em início de carreira. Esse trabalhador começaria a carreira com um salário de R$2.550. Enquanto isso, um professor com nível superior iniciaria sua carreira com um salário de R$1.264.
O Sindicato está aberto a negociações. “Queremos resolver essa questão sem queda de braço, mas de forma que os professores não sejam ainda mais prejudicados. Estamos dispostos a negociar, até mesmo para chegar ao valor de R$2.142, para o início de carreira. O que já é uma cifra inferior a das demais categorias trabalhistas do serviço público estadual.”, afirmou a coordenadora.

Deliberações da assembleia
Além da manutenção da greve, os trabalhadores definiram a realização de uma reunião do Comando de Greve nesta sexta-feira (15). O encontro será às 14h30 na sede do Sinte. Também será feita uma visita AA Escola Almirante Tamandaré, em Extremoz, para averiguar a denúncia de substituição de profissionais no local; mobilização nas escolas, veiculação de notas na TV e a realização de uma nova assembleia na próxima segunda-feira (4), às 14h30 na Escola Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Comprimido diário pode reduzir risco de transmissão do HIV

Drogas são as mesmas usadas para controlar a doença.
Descoberta pode ajudar casais onde apenas um tem o vírus.

Da Reuters
As drogas antiAids desenvolvidas para combater o HIV também podem ser utilizadas para reduzir drasticamente o risco de infecção entre os casais heterossexuais, indicaram na quarta-feira dois estudos feitos na África.
Os resultados somam-se à evidência crescente de que o tipo de medicamentos prescritos desde meados dos anos 1990 para tratar pessoas já doentes também pode ser a chave para reduzir ou mesmo interromper a disseminação da doença sexualmente transmissível.
A pesquisa envolvendo casais do Quênia, Uganda e Botsuana descobriu que ministrar drogas antiAids diariamente reduziu as taxas de infecção em ao menos 62%, na comparação com o placebo.
'Novos instrumentos eficazes contra o HIV são urgentemente necessários e esses estudos podem ter um impacto enorme na prevenção da transmissão heterossexual', disse Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), em um comunicado.
Numa indicação da importância das últimas evidências, Chan afirmou que a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) trabalharia agora com países para usar os novos achados a fim de implementar melhores estratégias de proteção.
O maior dos dois estudos examinou 4.758 casais no Quênia e em Uganda, nos quais um dos parceiros era HIV positivo e o outro, negativo. Os parceiros negativos que tomaram o tenofovir, ou Viread, da Gilead Sciences Inc's, registraram uma média de 62% infecções a menos.
Para os casais que tomaram o Truvada - outro medicamento da Gilead combinando o tenofovir e o emtricitabine --, o risco de infecção foi cortado em 73 por cento no ensaio clínico, que foi liderado por pesquisadores da Universidade de Washington.
O estudo foi financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, cujo diretor para HIV e Tuberculose, Stefano Bertozzi, disse que o trabalho marca 'um avanço significativo na busca para desenvolver novas medidas de prevenção ao HIV'.
O segundo estudo, envolvendo pouco mais de 1.200 homens e mulheres sexualmente ativos em Botsuana, descobriu que tomar um Truvada por dia reduziu o risco de infecção pelo HIV em 62,6 por cento.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/comprimido-diario-pode-reduzir-risco-de-transmissao-do-hiv.html

Que isso!

Noites mal dormidas comprometem a qualidade do sexo

Por Elizabeth Colares, do Estado de Minas
 (Arte/EM)
Diga-me o quanto dormes e direi quem és. Essa frase ilustra bem a influência do sono na vida das pessoas. Uma noite bem dormida é sinal de equilíbrio em todos os sentidos. Já o contrário pode trazer todo tipo de malefício à saúde, desde irritabilidade, mau humor e cansaço físico e mental até o comprometimento da qualidade do sexo. Que o diga Cláudia*, que há mais de dois anos não tem uma noite de sono tranquila e isso quase lhe custou o casamento.

Ela conta que tudo começou por causa do marido, Gustavo*, que tem apneia do sono, mas não sabia. Por causa dos roncos de vários decibéis (podem chegar a 75), ela não conseguia dormir. Isso refletia no seu humor durante o dia e no seu descanso à noite. “Como dormia pouco, quando meu marido me procurava à noite, não conseguia ter relação ou queria que terminasse rápido para dormir. Às vezes, quase dormia antes de terminar”, diz, lembrando que, muitas vezes, isso ocorria com o marido também. “O fato é que, quando íamos para a cama, estávamos sempre cansados e com sono.”

Para tentar dormir melhor, Cláudia trocou a cama do casal por um colchão no chão da sala. Ela se viu livre dos roncos, mas o desconforto da mudança continuava incomodando. Mesmo assim, ela preferiu ficar na sala a ter que conviver com o barulho provocado pela apneia do marido. Assim, as relações sexuais foram ficando escassas e a sua vida conjugal quase foi para o espaço.

Por sua vez, Gustavo sentia cada vez menos pique, apesar da vontade de transar. “Estava numa situação muito incômoda e cheguei mesmo a pensar em me separar. A Cláudia e eu perdemos aquele contato na cama, que é muito importante para o casal. Meu sono era picado, mas não percebia, a não ser pelo cansaço no dia seguinte”, conta Gustavo, que achava que tinha algum problema no nariz, que dificultava sua respiração.

Até que este ano ele decidiu se tratar. Procurou um pneumologista, que constatou a apneia e lhe recomendou o uso de uma máscara indicada para esse tipo de distúrbio. Assim, ele deu início ao tratamento há cerca de 10 dias. Ele não ronca mais, mas diz que ainda está em fase de adaptação e que a máscara ainda o incomoda.

Gustavo tem esperança de voltar a ter uma vida sexual com qualidade. Até comprou cama nova para agradar à mulher e convencê-la a voltar para o quarto. Cláudia, que passou a dormir junto com o marido há oito dias, diz que ainda não se acostumou com a cama, mas que já está dormindo bem melhor, apesar de ainda acordar à noite. “Mas só de saber que não vou mais acordar com os roncos do Gustavo, sinto-me mais segura. Agora posso realizar meu sonho, que é dormir o sono dos anjos, e ficar acordada na hora que for preciso”, brinca.

DISFUNÇÃO ERÉTIL

A história acima pode ser a de milhares de casais que passam por privação do sono, o que é mais comum do que se imagina, segundo a neurocientista Mônica Levy Andersen. Ela é pesquisadora do Instituto do Sono de São Paulo e professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Estudo apresentado pela especialista durante o 7º Congresso de Cérebro, Comportamento e Emoções, ocorrido em Gramado (RS), mostrou que 32% da população de São Paulo sofre de apneia do sono. “Sono é tudo.” Segundo ela, quem sofre restrição do sono é mais suscetível aos distúrbios do organismo, como estresse, obesidade, diabetes e disfunção erétil, entre outros.

“Os resultados para quem dorme bem são comprovados: melhora a pele, a pressão sanguínea, o metabolismo e a atividade sexual”, cita Mônica, que, desde 1995, coordena um trabalho de investigação dos efeitos da privação e da restrição de sono na função reprodutiva de ratos machos. “O que observamos até agora em ratos é que uma privação de sono pontual provoca uma excitação sexual nos machos. Isso ocorre na privação de sono REM (sigla em inglês para movimentos oculares rápidos), quando ocorrem os sonhos. No entanto, apesar de apresentarem desejo, pois os ratos chegam a montar a fêmea, eles não conseguem fazer a penetração. Em outras palavras, eles têm desejo, mas não têm a função erétil adequada.”

FONTE: http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,77/2011/07/11/interna-saude,75032/noites-mal-dormidas-comprometem-a-qualidade-do-sexo.shtml

LDO mantém salário mínimo de R$ 616 para 2012

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, aprovado nesta quarta pelo Congresso, manteve o valor do salário mínimo previsto pelo Executivo de R$ 616,34. Além disso, a LDO estabelece que o Orçamento da União para o ano que vem terá que preservar uma dotação para o aumento real aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Congresso alterou a proposta do Executivo de excluir de reajuste, em 2012, o auxílio-alimentação e a assistência pré-escolar, médica e odontológica quando o valor do benefício pago aos aposentados e pensionistas superar o valor médio da União, praticado em março de 2011. Os deputados e senadores mantiveram nessa regra, apenas, o auxílio-alimentação.

O presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), considerou as mudanças nas regras de reajuste dos benefícios previdenciários um avanço.“Enquanto na Europa se cria um movimento de acabar com o Estado Social de Direito, nós aqui no Brasil e nos países em desenvolvimento, estamos em um movimento contrário garantindo os direitos sociais.”

No que diz respeito às transferências de recursos para o setor privado, a LDO para 2012 acrescenta novas entidades beneficiáveis, como as de assistência social que trabalhem com idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco, além de habilitação de pessoas com deficiências. Pelo texto, a entidade que receber recursos para investimento terá que comprovar capacidade gerencial, operacional e técnica para desenvolver as atividades e informar a quantidade e qualificação de seus profissionais.

O relator-geral, Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), preservou os parâmetros macroeconômicos do governo federal pelos quais o crescimento esperado da economia brasileira neste ano será de 4,5% e 5% em 2012. A meta de inflação prevista pelo Índice de Preço ao Consumidor Agregado (IPCA), para 2011, continua em 5%, segundo o relator da LDO e de 4,5% em 2012.

Sobre as “metas e prioridades de 2012”, o relator-geral incluiu o pagamento pelo Executivo das emendas individuais de deputados e senadores, além das ações referentes ao Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) e à superação da extrema pobreza, já previstas no texto do Executivo.

Quanto às metas de superávit primário para 2012, a LDO aprovada pelo Legislativo manteve o valor nominal de R$ 139,822 bilhões para União, estados e municípios. Desse total, R$ 96,973 bilhões caberá ao governo federal. Os deputados e senadores restringiram, entretanto, a redução máxima desse valor em R$ 40,6 bilhões, no caso das ações previstas no PAC.

O déficit nominal aprovado não poderá ser superior a 0,87% do PIB e o crescimento das despesas correntes – gastos com pessoal, por exemplo – não poderá superar o crescimento dos investimentos. Já as emissões de títulos da dívida do Tesouro Nacional terão que ser previstas na lei orçamentária e nos créditos adicionais.

De acordo com o texto aprovado, acerca da paralisação de obras públicas, por conta de problemas detectados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), os congressistas estabeleceram que a decisão deverá ser encaminhada pelo órgão à Comissão Mista de Orçamento no máximo em 40 dias, a contar da conclusão das auditorias.

Também ficou definido na LDO que dentro desse prazo de 40 dias, 15 serão reservados para a manifestação preliminar do gestor da obra. Foi estabelecido, ainda, que a suspensão das obras e serviços só poderá ser evitada por decisão da Comissão Mista de Orçamento.

Além disso, segundo o texto da LDO, o governo federal não poderá executar qualquer investimento antes de aprovado o Orçamento Geral da União, pelo Congresso. O texto do Executivo previa investimentos, mesmo sem a sanção do orçamento até 31 de dezembro, em obras do PAC e com inversões financeiras relativas à participação da União no capital de empresas.

Secretária de Educação cobra 200 dias letivos e pede fiscalização dos pais

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura está tomando todas as providências para o reinício das aulas para garantir o direito do aluno, estabelecido por lei federal, aos 200 dias letivos e às 800 horas/aula anuais.

“Nosso foco será sempre no aluno. O sistema de ensino existe para oferecer Educação de qualidade e o cumprimento do calendário de 200 dias letivos. Estamos convocando todos os professores à volta às aulas.

Convocamos também aos pais e aos conselhos escolares para acompanharem o cumprimento do calendário escolar. Garantir o direito do aluno ter os 200 dias letivos é dever de todos nós [WINDOWS-1252?]– Secretaria de Educação, pais, gestores escolares, conselhos escolares, estudantes, e educadores do Rio Grande do Norte”, afirma a secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora Betânia Ramalho.

A greve que se estendeu por 73 dias traz transtornos aos alunos que durante esse período foram privados da normalidade das aulas e terão agora que se esforçar ainda mais para ter direito ao conteúdo que não foi ministrado.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2011/07/13/interna_cotidiano,75230/secretaria-de-educacao-cobra-200-dias-letivos-e-pede-fiscalizacao-dos-pais.shtml

quarta-feira, 13 de julho de 2011

E agora? será que tem em...

13/07/2011 Estado

Tribunal de Justiça diz que greve é ilegal

O Tribunal de Justiça do RN julgou a greve dos Trabalhadores em Educação do Estado e decidiu, por unanimidade, que o movimento é ilegal. A direção do Sinte estava presente e decidiu defender a manutenção do movimento. O Sindicato realizará assembleia com a categoria nesta quinta-feira (14). O encontro será no Winston Churchill, às 9h

Fonte: http://www.sintern.org.br/noticias/visualizar/1105

UFPB 2012: Confira calendário



A Universidade Federal da Paraíba já divulgou o calendário do vestibular 2012.

Confira as datas:
Período de inscrição: Das 09:00 do dia 09 de agosto às 23h e 59 minutos do dia 28 de agosto.

Taxa de inscrição:
R$27,50 para o PSS3 e R$93,50 para o conjunto (PSS1, 2 e 3)

Provas:
PSS 1: Dia 20 de novembro (para inscritos no PSS1, 2 e 3)
PSS 2: Dia 21 de novembro (para inscritos no PSS1, 2 e 3)
PSS 3: Dias 18 e 19 de dezembro (somente para inscritos no PSS3).
Todas as provas serão aplicadas às 08:00.


Fonte: http://www.blogdovestibular.com/2011/07/ufpb-2012-confira-calendario.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+blogvestibular+%28Blog+Vestibular%29

TJRN declara greve dos professores ilegal

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações de Francisco Francerle
 
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte declarou ilegal, por unanimidade, a greve dos professores do Estado através da justificativa de “Abusividade temporal”. Na decisão, foi determinado o retorno imediato dos profissionais as salas de aula sob a pena de multa diária de R$ 10.000,00(dez mil reais).

Após a informação da decisão do TJRN, representantes da classe disseram que uma assembleia será realizada nesta quinta-feira (14), onde os profissionais deverão se pronunciar sobre a determinação. Vale lembrar que a greve dos professores contabiliza 73 dias.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2011/07/13/interna_cotidiano,75171/tjrn-declara-greve-dos-professores-ilegal.shtml

segunda-feira, 4 de julho de 2011

E agora?

MINISTÉRIO PÚBLICO DE UMARIZAL RECOMENDA ANULAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO DA CÂMARA DE ODB

 

O promotor da Comarca de Umarizal, Rafael Silva Paes, emitiu uma recomendação para o presidente da Câmara Municipal de Olho D’Água dos Borges para que o concurso público seja anulado. Segundo o membro do Ministério Público, há indícios de ilegalidade, ferindo os princípios da moralidade e transparência, inclusive com dispensa ilegal de licitação da empresa promotora do concurso.
“Dentre os trinta e seis candidatos inscritos para o certame, foram aprovados em primeiro lugar para os três cargos públicos ofertados (assessor jurídico, redator de atas e agente administrativo) uma pessoa que prestava serviço ao Poder Legislativo, na condição de assessor jurídico, uma pessoa que exercia cargo comissionado por mais de uma década e uma parente por afinidade do Presidente da Casa à época”, escreveu o promotor na recomendação.
No documento, o promotor observou ainda “a Proposta de Preço formulada pela ACAPLAM (empresa contratada) data de 02 de fevereiro de 2008 e o parecer jurídico fora expedido em 04 de fevereiro de 2008, ou seja, em exíguo prazo que possivelmente impossibilitou uma ampla pesquisa de mercado e a escolha da empresa mais habilitada para proceder o certame, imprescindíveis mesmo em processos de dispensa de licitação”.
Fonte:Tribuna do Norte e ODBNews
Em Breve nota do Blog....
Aguardem...
 

 

Ex-prefeita no interior é condenada com suspensão dos direitos políticos

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do TJRN
Uma ex-prefeita da cidade de Alto do Rodrigues teve a suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco anos, pela prática de improbidade administrativa. Ela foi condenada ainda a ressarcir o valor de R$ 8,65 mil – acrescido de juros mora e correção monetária – além do pagamento de uma multa civil de R$ 5 mil, também acrecida de juros.

A decisão foi do juiz Marco Antônio Mendes Ribeiro, da Comarca de Pendências. A ré entrou com recurso na 2ª instância, mas a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, mantiveram a decisão do magistrado.

De acordo com a sentença, a ex-prefeita não poderá realizar contratos por cinco anos com o poder judiciário, além de receber benefício, incentivos fiscais ou creditícios. A gestora não terá direito ainda, de forma direta e indiretamente, de realizar contratos por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária.

A ex-prefeita foi acusada de atos de improbidade que vieram a causar prejuízo ao erário. Foram comprovados por meio de quatro testemunhas, as informações de recibos fraudulentos para pagamentos de despesas públicas.

A prova documental também demonstrou que a gestora possui responsabilidade direta pelos pagamentos, tendo em vista a sua assinatura determinando a sua liberação além da falta de impugnação específica em relação a tais fatos.

“Portanto, entendo que a conduta em questão configurou a modalidade prevista pelo Art. 10º, I e XI da Lei 8.429/92, ou seja, a facilitação para que terceiros se apropriassem, indevidamente, de numerário público e a liberação de verbas públicas sem a estrita observância das normas pertinentes.” segundo trechos da sentença. 

sábado, 2 de julho de 2011

SISU DIVULGA SEGUNDA LISTA DE CHAMADAS PARA CANDIDATOS EM TODO BRASIL

A UFERSA divulga Lista de Aprovados em 2ª Chamada do SiSU 2011/2
As matrículas serão realizadas no respectivo campus que o candidato foi aprovado, nos dias 05 e 06 de Julho, no horário, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Documentos para matrícula:
- Cópias e Originais da carteira de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou de casamento, do título de eleitor e do comprovante de quitação militar (homens);
- Histórico escolar do Ensino Médio, original e fotocópia.
- Duas fotografias 3x4, iguais e recentes.
Campus Angicos, as matrículas serão no Registro Escolar, Prédio Administrativo. O campus fica localizado na Rua Gamaliel Martins Bezerra, S/N. Alto da Alegria. Angicos-RN. Fone (84) 3531-2449. 9408-0245/ 9177-2219.
Campus Caraúbas: Rua Dona Quitéria 119, Centro. Caraúbas-RN. Fone (84) 9116-7606, Prof. Roberto PorDeus.
Campus Mossoró: As matrículas serão realizadas na Divisão de Registro Escolar (DRE), localizada no 1° Andar do Prédio Administrativo, Campus Leste. Fone (84) 3317-8247/3317-8248
ATENÇÃO: Os candidatos que não estiverem classificados em segunda chamada e que pretendem participar da Lista de Espera devem manifestar tal interesse por meio da Declaração de Interesse em Particular da Lista de Espera no SiSU  até o dia 07/07/2011. A Lista será divuldada no dia 11/07/2011.
LISTA DE APROVADOS
CAMPUS ANGICOS
Ciência e Tecnologia (Integral)
Ciência e Tecnologia (Noturno)
Licenciatura em Computação e Informática
Sistemas de Informação

CAMPUS CARAÚBAS
Ciência e Tecnologia (Integral)
Ciência e Tecnologia (Noturno)

CAMPUS MOSSORÓ
Administração
Agronomia
Biotecnologia
Ciência e Tecnologia (Integral)
Ciência e Tecnologia (Noturno)
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Direito
Ecologia
Engenharia Florestal
Engenharia de Pesca
Medicina Veterinária
Zootecnia

Fonte:http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/3899/SiSU%202011/2:%20Lista%20de%20Aprovados%20em%202%C2%AA%20Chamada

ERA O QUE FALTA

Governo ajuíza ação pedindo ilegalidade da greve da Educação

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O Estado do Rio Grande do Norte, através da Procuradoria Geral do Estado, ajuizou Ação Civil contra o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), pedindo a decretação da ilegalidade da greve dos professores.
 
O Governo alega que determinou o imediato cumprimento e implantação do Piso Nacional, o que significa um aumento de 34% do salário dos professores.
 
“Diante do insucesso das negociações com o SINTE, não restou alternativa senão pedir ao Poder Judiciário que determine a imediata volta dos professores à sala de aula, uma vez que a greve está prejudicando cerca de 300 mil alunos, que correm o risco de perder o ano letivo de 2011”, explicou o procurador geral Miguel Josino.
 
No pedido feito à justiça, a PGE não pleiteou o desconto dos dias parados, mas exige a reposição de todas as aulas no mês de julho e nos sábados até o final do ano, para que os alunos tenham todos os conteúdos das matérias.
 
O Procurador Geral esclareceu também que o Estado defende que o direito de greve não é absoluto. “Entendemos que há interesses supraindividuais mais relevantes e, no caso concreto, os alunos da rede pública estão sendo muito prejudicados”, disse ele.
 
A PGE considera a greve abusiva e aguarda o posicionamento da justiça, entendendo que o Poder Judiciário é o foro competente para resolver o impasse. “A Procuradoria apelou para o espírito público do Poder Judiciário potiguar, que deve ter em mente o interesse maior dos alunos” expressou Josino.
 
O processo, de número 20110008049-7, foi distribuído para o Desembargador Virgílio Macedo que, cumprindo o que determina a lei, ordenou que o SINTE se pronunciasse a respeito da ação no prazo de 48 horas. O prazo vence na noite da próxima terça-feira (5). Terminando este prazo, o Desembargador irá decidir a respeito da liminar pedida pelo Estado.
 
“É provável que o Desembargador Virgílio Macedo leve o processo para decisão do Tribunal Pleno, o que deve acontecer na quarta-feira (6)”, concluiu o Procurador Geral.

FONTE: http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,47/2011/07/01/interna_cotidiano,74300/governo-ajuiza-acao-pedindo-ilegalidade-da-greve-da-educacao.shtml

Troca de tiros termina com dois mortos em cidade potiguar

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do O Câmera

Dois jovens com passagens pela polícia e acusados de vários crimes identificados como Pablo Diogo Borges, 18 anos, e Diogo Gleidson de Paiva Melo, 19, foram mortos na noite de ontem, durante uma troca de tiros com policiais militares do Grupo Tático Operacional de Mossoró, na região oeste do estado.

A ação teve início quando O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do 2º batalhão de Polícia Militar de Mossoró recebeu a informação de que em um bar localizado as margens da RN-015, já na saída para a cidade de Baraúna, havia um grupo de pessoas bebendo e possivelmente armados. Os suspeitos estavam em um veículo tipo Corsa de cor preta.

No momento em que as viaturas policiais se aproximaram do local, os suspeitos saíram em fuga em alta velocidade, em direção a Mossoró. Houve o pedido de reforço e o cerco foi montado, tentando parar o veiculo e fazer a abordagem. Depois de uma forte perseguição, já no bairro Ouro Negro, próximo a rodoviária, três homens abandonaram o veículo e saíram disparando contra os policiais, chegando a atingir a viatura do GTO.

Na troca de tiros dois jovens foram atingidos e um conseguiu escapar ileso. Pablo Diogo Borges foi alvejado com vários disparos de arma de fogo. Ele ainda foi socorrido e levado para o hospital regional Tarcísio Maia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes da dar entrada na unidade hospitalar. Pablo era acusado por vários assaltos na cidade de Mossoró e havia sido preso várias vezes quando era menor de idade.

O outro baleado foi Diogo Gleidson de Paiva Melo. A exemplo de Pablo, ele já havia sido preso pela prática de assalto e era acusado por um crime de homicídio. O veiculo pertencia a Diogo. Com o trio, a polícia encontrou uma pistola calibre 45, de uso exclusivo das forças armadas e dois revólveres calibre 38, ambos municiados.

O terceiro suspeito que estava em companhia das duas vítimas conseguiu escapar e não foi localizado pelos policiais. A operação contou com policiais da Rocam, do Grupo Tático Operacional e do Serviço de Inteligencia do 2º batalhão de polícia militar de Mossoró.
 

Acusado de assaltar prefeito é preso após perseguição e tiros na BR-101

Por Marline Negreiros, da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Um homem identificado como Francinildo dos Santos Silva, de 25 anos, foi preso na noite de ontem, após uma intensa perseguição policial na BR-101, na Zona Sul de Natal. Para conter Francinildo, que estava pilotando um carro Vitara, os PMs tiveram que efetuar disparos. Após ser preso, ele confessou ter participado do assalto ao prefeito de João Câmara, fato ocorrido ainda na sexta.

De acordo com o aspirante Vinícius, oficial do dia da Zona Sul, a polícia recebeu uma informação de que um carro semelhante ao que tinha sido tomado de assalto ao prefeito de João Câmara estava trafegando nas imediações da igreja Universal, na avenida Salgado Filho. A partir daí, iniciou-se o cerco e a
perseguição. Várias viaturas foram deslocadas para a região. Ao perceber a chegada do forte aparato policial, Francinildo fugiu em disparada, em cena
típica de filmes americanos.

"Ele saiu passando por cima de canteiros centrais, subindo em parada de ônibus e conduzindo o veículo de forma a colocar em risco a vida e a integradidade de civis e militares. Um policial nosso quase foi atropelado. Ao chegar prróximo a avenida Maria Lacerda, diante da recusa dele eme parar, fomos obrigados a atirar contra o veículo. Somente assim conseguimos interceptálo já próximo a entrada da avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim", explicou o Aspirante.

O policial informou também que no momento da abordagem, Francinildo não estava armado. "Ele estava sem armas. Contudo, confessou fazer parte da quadrilha que havia cometido o assalto contra o prefeito de Joâo Câmara. Diante disso, foi conduzido à delegacia de Plantão da Zona Sul para os procedimentos", informou Vinicius. O carro, um Vitara de placas MZL 8793 também foi levado à delegacia. Os demais envolvidos na ação contra o prefeito seguem foragidos.
 

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Secretaria de Saúde divulga mais três casos de dengue tipo 4 no RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou a ocorrência, no município de Santa Cruz, de três novos casos de dengue causado pelo sorotipo 4.
 
Esses casos foram identificados pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), no último dia 20, com base em 10 amostras encaminhadas pela Secretaria Municipal de Santa Cruz. Dessas amostras, três foram positivas, três negativas e quatro estão em processamento.
 
Em 03 de junho deste ano, o Lacen havia confirmado a ocorrência, no município, de dois casos de dengue sorotipo 4, que há mais de 30 anos não circulava no Estado. Tratava-se de duas pacientes do sexo feminino, 26 anos e 52 anos de idade, moradoras da mesma residência no bairro Centro. Foram casos autóctones, sem relato de viagens a outros estados ou países.
 
Após o conhecimento desses casos confirmados, a equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue definiu medidas com a finalidade de interromper a circulação do vírus em Santa Cruz.
 
Entre as ações de controle implementadas, estão: a realização de tratamento focal para controle larvário e bloqueio portátil num raio de 150 metros no bairro onde residem os pacientes infectados; elaboração e avaliação do mapa de risco do município para aplicação de tratamento espacial com os carros-fumacê; monitoramento e avaliação após o término de cada ciclo; monitoramento dos casos após o término de cada ciclo; articulação com o gestor municipal para contatar a equipe da Estratégia Saúde Família para investigação imediata dos casos e para continuar a coleta de isolamento viral de todos os casos de pacientes com sintomatologia de dengue e contato imediato com o Ministério da Saúde sobre a identificação do sorotipo 4.
 
 

Morcegos possuem sensores de voo naturais, dizem cientistas

Pelos nas asas dos animais agem como 'sondas Pitot'.
Descoberta pode ajudar a desenvolver aviões melhores.
 
Pequenos pelos nas asas dos morcegos ajudam esses animais a controlar seus voos, segundo um estudo publicado na edição desta semanda da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
De acordo com a líder do estudo, a neurocientista Susanne Sterbing-D’Angelo, da Universidade de Maryland, esses pêlos agem como “sondas Pitot”, que em aeronaves tiram informações do fluxo de ar no exterior do avião para orientar os pilotos. Da mesma maneira, essas estruturas tiram informações do ar, como velocidade e orientação, que são processadas no cérebro dos animais.

A equipe de Sterbing-D’Angelo primeiro analisou a atividade cerebral de morcegos quando esses pelos eram estimulados por fluxos de ar. Depois, para testar, treinaram os animais para voar por uma sala com obstáculos. Por último, rasparam os pelos para ver como eles se comportavam.

Sem as estruturas, os animais apresentaram dificuldade de voo: eles não desviavam com a mesma eficiência nem voavam tão rápido. De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ser usada para melhorar a engenharia de vôo de aeronaves e helicópteros.

Professores da Uern formulam contraproposta para o Governo do Estado

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) realizou ontem, 29, uma assembleia geral extraordinária na sede da 12ª Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (12ª Dired). Durante o encontro, a categoria fez avaliações do movimento grevista e formulou uma contraproposta para ser entregue ao Governo do Estado.

De acordo com o presidente da Aduern, o professor Flaubert Torquato, a categoria decidiu lançar contraproposta. "Nós, professores da Uern, em virtude da omissão do governo em se pronunciar, estamos lançando uma contraproposta para o governo em relação à nossa reivindicação salarial. O governo tem dito que só pode atender as categorias em greve a partir de setembro, e devido a isso nós estamos aceitando esse desafio do governo. Concordamos em receber o reajuste de 23,98% a partir de setembro, desde que retroativo a abril deste ano. É uma forma de demonstrar que não somos intransigentes", destaca.

Para Flaubert Torquato, a expectativa agora corresponde à abertura do diálogo por intermediação do reitor da Uern Milton Marques de Medeiros. "Tivemos na última segunda-feira com o reitor, e ele irá a Natal nesta sexta-feira para se reunir com secretários e a governadora Rosalba Ciarlini, para tratar da greve. O reitor levará a contraproposta, ele será o porta-voz da Aduern", frisa o sindicalista.

Na assembleia, o professor Flaubert Torquato classificou a atuação na intermediação da comissão de deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), como uma "tremenda encenação". Na semana passada, os parlamentares se comprometeram em intermediar as negociações com o governo. Na ocasião, solicitou ainda que as categorias grevistas refizessem as pautas de reivindicações.
"Os deputados se comprometeram a abrir as negociações, mas nada conseguiram. Ou não se empenharam ou o Governo do Estado não abriu o diálogo por não achar que os deputados são capazes de intermediar as negociações", explica Flaubert Torquato.

Ele destacou que, apesar de os professores da Uern serem a única categoria, atualmente, em greve que conta com praticamente 100% de adesão dos docentes, o governo deu "as costas" para a categoria. Mesmo com o apoio dos técnicos administrativos e dos estudantes, as reivindicações não são atendidas", ressalta. 

Correios divulgam resultado de concurso de 8 mil vagas no dia 6

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou comunicado informando que o resultado final do concurso que oferece 8.346 vagas de nível médio - promovido pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) - será divulgado no dia 6 de julho no site www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011.

A instituição já havia informado que os resultados do outro concurso público dos Correios, que oferece 844 oportunidades de nível médio e superior, serão divulgados um dia antes, em 5 de julho. Clique aqui para conferir os gabaritos da seleção de nível médio e aqui para as respostas da seleção de nível médio e superior. Todos os exames foram aplicados no dia 15 de maio.

terça-feira, 28 de junho de 2011

E agora?

MP pede que Detran cumpra acordo e convoque aprovados em concurso

Publicação: 28/06/2011 14:19 Atualização:

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou ação de execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN). A ação proposta pede que seja cumprido o acordo firmado no ano passado, com destaque para a convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público realizado em 2010. Enquanto durar o descumprimento do TAC, incidirá sobre o DETRAN a multa diária de R$1 mil.

O TAC foi firmado em junho de 2010 e, dentre as cláusulas inseridas, estava a exigência da finalização do procedimento do Concurso Público em andamento e convocação dos candidatos para provimento de cargos do Quadro de Pessoal do DETRAN; a revogação do Programa Bolsa de Habilitação; e o aumento da fiscalização dos CFC's.

Com informações do MPRN
 

Casos de AIDS são subnotificados no Rio Grande do Norte

Do Diário de Natal
 (Fábio Cortez/DN/D.A Press)
As pessoas que têm o diagnóstico confirmado como HIV positivas não são inclusas nas estatísticas do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O órgão notifica somente os pacientes que desenvolvem a Aids, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Profissionais de saúde são contrários a essa metodologia porque alegam que, dessa forma, não existe como o estado ter a noção exata da magnitude do problema.

De 2000 a 2009, o Rio Grande do Norte contabilizou 2.149 casos da doença. O número é relativamente baixo se for levada em consideração a estimativa do Ministério da Saúde de que existam no país cerca de 540 mil pessoas com a doença e mais de 630 mil portadoras do vírus, sem desenvolver a patologia. Através de sua experiência no Hospital Giselda Trigueiro, onde atua diretamente com pacientes portadores do vírus HIV, a infectologista Tereza Dantas informa que os casos de Aids no estado vêm crescendo de forma vertiginosa.

Segundo a infectologista,essa subnotificação está "aparecendo" em outros hospitais como, por exemplo, o Walfredo Gurgel, maior pronto-socorro do estado, que não é especializado na área, mas registrou em quatro meses (fevereiro a maio deste ano) 15 casos da doença. "As pessoas foram para o Walfredo passando mal e saíram de lá com o diagnóstico de que eram portadoras da Aids", alerta.

Essa subnotificação, segundo a infectologista, prejudica o estado porque não é possível saber o total de pessoas portadoras do vírus HIV e promover um trabalho diferenciado. "Percebemos que muitos desses pacientes são portadores do vírus há muitos anos e continuam disseminando a doença. Isso é um perigo é importante que seja feito um trabalho com essas pessoas", destacou a médica.

Tereza explica que apenas doenças como tuberculose e sífilis congênita devem ser informadas no boletim, mesmo que o paciente esteja bem. "Um portador de Aids pode ser notificado pela tuberculose, mas não pela própria Aids. Isso só vai ocorrer quando o quadro dele se alterar ou começar a tomar o coquetel", informa infectologista.

Com o objetivo de suprir essa e outras carências, a Casa de Apoio às Pessoas Vivendo com Aids está promovendo uma campanha de conscietização sobre o crescimento dos números da doença no RN. "O evento é uma forma de chamar atenção para a importância do sexo seguro e um alerta para as pessoas realizarem o exame específico e iniciarem o tratamento para viver de maneira tranquila com a Aids", disse o presidente da Casa, Marcos Belarmino.

A campanha da Casa de Apoio às Pessoas Vivendo com Aids que está sendo realizada na rua Morena, no bairro Cidade da Esperança.
 
 

Nove municípios do RN precisam regularizar fundos de saúde junto à Receita

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nove municípios do Rio Grande do Norte ainda não regularizaram seus CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) junto à Receita Federal e têm até esta quinta-feira (30) para se adequar. Os municípios devem se adaptar às regras acordadas, há dois anos entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
 
A partir de julho, só serão realizados repasses federais diretos às prefeituras cujos fundos estejam regulares. Para evitar interrupção no atendimento à população destas cidades, os recursos do Ministério da Saúde serão enviados aos fundos estaduais, que ficam responsáveis pela administração dos serviços nesses locais.

Até agora, 261 municípios, de 19 estados – o equivalente a 4,7% das cidades - ainda não adequaram o funcionamento de seus fundos de saúde, que precisam ter número de CNPJ específico.

Para orientar e apoiar os municípios na transição para o novo modelo, técnicos do ministério da Saúde entraram em contato com todos os gestores, alertando-os, inclusive, para o prazo de adesão. A data havia sido definida na Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Tripartite de abril.

O contato com os gestores elevou o percentual de adesão dos fundos municipais de 84,88% em dezembro do ano passado para 95,3% até esta segunda-feira (27).

A ação faz parte do projeto “Apoio à Gestão e Organização de Fundos de Saúde”, que consiste em cooperar e orientar os gestores do SUS no processo de estruturação e organização dos fundos.
 

Até quando isso vai durar...

Servidores em greve realizam manifestação no centro administrativo
Publicação: 28/06/2011 11:56 Atualização: 28/06/2011 12:22

De Lamonier Araújo e Sergio Henrique Santos especial para o Diário de Natal
Após reunião realizada ontem (27) na sede do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (Sinai/RN), os servidores estaduais em greve decidiram realizar uma mobilização no centro administrativo na manhã desta terça-feira (28). O evento que foi iniciado às 9h, tem como objetivo pressionar o governo a atender as reivindicações dos grevistas, tendo como ponto comum de todas as categorias, o pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

Por volta das 11h, os grevistas decidiram realizar uma caminhada em direção a sede da governadoria do estado, solicitando que integrantes de cada sindicato participante tenham suas reinvidicações atendidas. Participaram membros do Sinai/RN, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte/RN), Associação dos Docentes da UERN (Aduern), Sindicato Estadual dos trabalhadores em educação do ensino superior do RN (Sintest/RN) e do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol).


Servidores da UFRN fecham garagem da instituição

Desde as 4h da manhã desta terça-feira (28), os servidores técnicos-administrativos da UFRN, em greve há 25 dias, fecharam a garagem que abriga os veículos oficiais da universidade. Apenas ambulâncias e carros que prestam serviços essenciais foram liberados. Por volta das 9h, cerca de cem funcionários e alguns estudantes realizaram um ato público em frente à sede da Comperve, na Av. Salgado Filho, chegando a interditar uma das faixas da BR-101.

De acordo com José Rebouças, diretor de comunicação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest-RN), o objetivo do ato é chamar a atenção da sociedade e pressionar o governo federal para o atendimento às principais reivindicações da categoria.

Até agora, quase 50 universidades aderiram à greve, organizada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). No Rio Grande do Norte fazem parte do movimento, além da UFRN, a Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa), e alguns servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Sinpol realiza passeata durante a tarde

Agentes e escrivães da Polícia Civil que estão em greve há mais de 40 dias, se organizando uma nova passeata a ser realizada na tarde desta terça-feira (28). A concentração irá ocorrer a partir das 14, na sede do SINPOL/RN na Avenida Rio Branco, e em seguida os grevista seguem em direção à Assembléia Legislativa.

Os policiais pretendem cobrar dos deputados uma resposta para a intermediação que esta ocorrendo junto ao Governo, uma vez que na última terça-feira (21), a categoria encaminhou sua pauta de reivindicações à AL, porém os deputados não apresentaram nenhuma resposta a categoria.
 

Não tem jeito

Detran notifica cinco auto-escolas do RN por irregularidades

Publicação: 28/06/2011 11:28 Atualização:

Do Diário de Natal
O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Rio grande do Norte (Detran/RN), Érico Valério Ferreira de Souza, notificou nesta terça-feira (28) cinco auto-escolas da região metropolitana de Natal, após ter sido comprovada irregularidades no sistema de funcionamento e nas atividades desenvolvidas. A medida publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, autuou três auto-escolas de Natal, uma de São José de Mipibu e outra de Ceará-Mirim.
 
Na capital potiguar foram notificados o Centro de Formação de Condutores Serrana, localizado no bairro de Lagoa Nova; Centro de Formação de Condutores Esperança - Filial Zona Sul, localizado no bairro de Cidade da Esperança e no bairro de Capim Macio. Em São José de Mipibu, o Detran notificou o Centro de Formação de Condutores Serrana e em Ceará Mirim foi a vez do Centro de Formação de Condutores Esperança Ceará Mirim.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2011/06/28/interna_cotidiano,73937/detran-notifica-cinco-auto-escolas-do-rn-por-irregularidades.shtml 

E o pau QUEBRA....

27/06/2011 Greve

Assembleia decide pela continuidade da greve

Em assembleia realizada na tarde de hoje(27), os trabalhadores em educação decidiram pela continuidade da greve. A ideia agora é fortalecer a união com os demais servidores em greve para intensificar e dar mais fôlego ao movimento.
A categoria aprovou proposta da direção do Sindicato de realizar um grande ato público, no dia 06 de julho, unindo todos os servidores públicos que estejam ou não em greve.

No dia anterior(05), haverá mais uma assembleia de greve, as 8h na Escola Winston Churchill. Também ficou decidido que o Sindicato deverá veicular um cartaz de mídia externa como busdoor ou outdoor, denunciando o fato de a Governadora ter dinheiro e não honrar os compromissos com a educação.

A propaganda vai reforçar a campanha que já está sendo veiculada na televisão, em rádios do interior do estado, em carros de som, no programa e no portal do Sinte-RN.

Durante a assembleia a direção do Sindicato reforçou ainda a decisão de realizar o Congresso da categoria, em cumprimento à decisão judicial. O Congresso está previsto para ter início amanhã, a partir das 14h, no Mardunas Centro de Eventos em Nísia Floresta-RN.
 

domingo, 26 de junho de 2011

Nível de atividade física tem relação com as dores de cabeça

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

O primeiro estudo epidemiológico sobre dor de cabeça realizado no Brasil, promovido pelos neurologistas Luiz Paulo de Queiroz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mario Peres, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) chegou à conclusão de que a dor de cabeça tem relação importante com o nível de atividade física. O trabalho ouviu quase 4000 pessoas escolhidas aleatoriamente, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 79 anos, em todo o país. Não se espante caso um dia saia do consultório médico com a seguinte prescrição para as têmporas doloridas: sue a camisa, de preferência gastando a sola do tênis ou pedalando.

O objetivo foi estimar a prevalência de enxaqueca e cefaleia — nome científico da dor de cabeça comum — entre os brasileiros e avaliar a relação entre esses problemas e a prática regular de exercícios físicos. Os resultados apontaram que os sedentários apresentaram 43% mais enxaqueca e 100% mais cefaleia crônica, com crises diárias, do que os indivíduos que se exercitam. A explicação para esses índices está nos nossos neurônios, já que os exercícios aumentam a produção de endorfinas, neurotransmissores que proporcionam bem-estar.

Outras substâncias liberadas durante a atividade física, como a epinefrina e os esteroides, também trazem a sensação de alívio. A melhora na circulação sanguínea, que provoca um aumento da oxigenação cerebral, é mais um fator que colabora para o fim das dores, sem contar a diminuição do estresse.

Como as endorfinas estão diretamente ligadas a uma menor ocorrência de crises, os exercícios mais indicados para o combate da dor de cabeça são aqueles que mais estimulam a liberação dessas substâncias — os aeróbicos, como a caminhada, a natação e a corrida de baixo impacto. Além de privilegiar os esportes aeróbicos, a maneira como se pratica a atividade física é muito importante. Se for feita de maneira incorreta, a atividade física atrapalha, ao invés de ajudar. Por isso, o aquecimento e a carga adequada de exercícios são necessários para que a atividade física não prejudique ainda mais os que sofrem de dores de cabeça. 



Petrobras investe para recuperar campos do RN

Por Jussara Correia - O Poti
 
Navegar é preciso. A célebre frase do poeta português Fernando Pessoa nunca fez tanto sentido para os representantes da produção de petróleo no Rio Grande do Norte. Agora é no mar que o estado - um dos maiores produtores em terra do chamado "ouro negro" - irá iniciar a exploração. Com o declínio natural das reservas de petróleo, a unidade potiguar da Petrobras destinará robustos investimentos na busca por reservatórios marítimos. Até o final deste ano, a empresa irá perfurar poços em águas mais profundas, com o objetivo de fazer novas descobertas. Ao mesmo tempo em que busca alternativas, a instituição executa projetos de desenvolvimento complementar, aplicando cerca de US$ 1 bilhão na recuperação da produção do petróleo em terra. Atualmente a Bacia Potiguar mantém uma produção diária de 70 mil barris de petróleo - apenas o RN produz 62 mil barris, número que já foi de 100 mil barris diários.

Segundo o gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, Joelson Falcão Mendes, nos últimos anos a empresa fez descobertas muito robustas no mar, em todo o Brasil e as descobertas terrestres ajudaram nesse processo. Tal razão é o que explica os investimentos em projetos voltados para o incremento da exploração na terra. "As descobertas terrestres ajudaram bastante para que a empresa tivesse capital para investir e manter a produção. No ano passado, a Petrobras perfurou três poços aqui no estado, no entanto, foram em águas rasas. Não foram descobertas significativas, mas estamos buscando novas reservas e até o final do ano vamos buscar o petróleo em águas mais profundas", afirmou.

Para Joelson, o trabalho de recuperação dos reservatórios resulta num aperfeiçoamento de técnicas, por parte dos profissionais que trabalham na exploração do petróleo. "De alguns anos para cá, começamos a fazer alguns investimentos mais robustos, que a gente chama de desenvolvimento complementar da produção. Fazemos um determinado investimento, colocamos o campo emprodução e levantamos uma estimativa do volume de petróleo que vai ser recuperado daquele reservatório. Quando os anos passam, os profissionais conhecem o reservatório e novas técnicas surgem, o preço do petróleo muda, e isso pode viabilizar novos projetos", explicou.

Se a empresa não estivesse aperfeiçoando as técnicas de recuperação dos campos, segundo Joelson, a queda de produção natural ocorreria de forma mais intensa. "Nos últimos anos, essa queda seria de 10% a 12% ao ano, na nossa unidade. Nós temos tido uma queda menor, de 3% ou 4% ao ano, na unidade como um todo, pois temos vários projetos de desenvolvimento da produção", declarou.

A produção de petróleo e gás ocorre, em 65 campos produção, terrestres e marítimos, na Bacia Potiguar. É na região do Vale do Açu, que está em operação o Projeto de Injeção Contínua de Vapor (Vaporduto), sendo considerado o maior do mundo, com uma extensão de aproximadamente 30 quilômetros, e o primeiro a operar com vapor superaquecido. No estado, há 16 municípios produtores de petróleo e gás: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assú, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel e Upanema.

Saibamais

O que é injeção de água?

É um método de recuperação secundária de uma reserva. A água injetada força a saída do petróleo existente no poço. E no caso específico do Projeto de Injeção de Água de Ubarana haverá o reaproveitamento da água produzida juntamente com o petróleo, para reinjeção nos poços do campo. Esta água será tratada e sairá de uma estação de injeção instalada na Unidade de Tratamento e Processamento de Fluídos (UTPF), no Polo Industrial de Guamaré e seguirá por aqueduto até o campo de Ubarana. Uma estação de injeção de água em Guamaré com capacidade de 17 mil metros cúbicos por dia, já construída, injetará água no campo através de um aqueduto.

O que é injeção de vapor?

O vapor fornecido pelo vaporduto é superaquecido com temperatura acima do grau de saturação (vapor seco). O processo de superaquecimento tem início na Termoaçu, onde a água passa por um tratamento de desmineralização. Em seguida, a Termoelétrica gera vapor a uma temperatura de 370 °C. Este vapor é então distribuído, através do vaporduto, para dez estações de controle de vapor (ECVs) e é direcionado para 72 poços injetores do polo de Estreito. O vapor injetado pressuriza o reservatório e propaga calor na direção dos poços produtores (adjacentes aos poços injetores), reduzindo a viscosidade do óleo e facilitando a produção.


Projetos de revitalização de campos terrestre contam com US$ 1 bi

Três projetos estão em execução, no momento, com o intuito de recuperar os campos de exploração de petróleo em terra. Um deles é o Projeto de Injeção de Água de Ubarana. Segundo Joelson, esse é um dos investimentos mais altos feitos pela Petrobras, recentemente, um montante de US$ 587 milhões. Tal projeto irá contribuir para o incremento da produção nos próximos 15 anos. Segundo informações da empresa, o projeto aumentará a produção de óleo do Campo de Ubarana de 2 mil para 14 mil barris/dia, pico estimado para o ano de 2020. "A produção necessita de estações de tratamento em terra, porque o petróleo produzido junto com a água é feito no mar. Ele vem através de um produto para a terra, a gente separa da água, trata essa água, pressuriza de volta e manda um aqueduto. As plataformas estão em curso e o fechamento vai acontecer em junho do ano que vem", explicou Joelson.

Outro projeto é o de Ampliação de Injeção de Água do campo de Canto do Amaro (CAM). Segundo Joelson, o projeto está orçado em US$ 496 milhões. Ocampo de Canto do Amaro pertence ao Ativo de Produção Mossoró e tem 1.300 poços perfurados com uma produção média de 19 mil barris/dia. Até 2012, a produção desse campo deverá atingir os 28 mil barris/dia. "O mais interessante é que nós não captemos a água de um aquífero, um rio, e sim que nós possamos utilizar a própria água que produzimos - que poderia ser descartada -, porém é muito melhor jogar de volta e pressurizar o reservatório", declarou. No Campo de Canto do Amaro, distante 25 quilômetros de Mossoró, dois novos tanques estão em construção.

Em janeiro de 2010, entrou em operação a primeira fase do maior vaporduto do mundo, no Ativo de Produção Alto do Rodrigues (ATP/ARG). Trata-se do terceiro projeto em curso, para a recuperação dos campos de produção. Segundo informações da Petrobras, atualmente mais 70 poços recebem injeção contínua de vapor e dois recebem injeção cíclica. A primeira etapa do Vaporduto, no polo de Estreito, tem 11,9 quilômetros de extensão. A segunda etapa irá atender os poços de Alto do Rodrigues (OP-ARG) e terá extensão de 15,8 quilômetros. "Esse é um projeto grande, integrado, de geração de energia elétrica através da Termoaçu. Então essa usina, através do gás, está gerando energia elétrica constante e com os gases de exaustão das turbinas, que são quentes - e iriam ser desperdiçados -, são utilizados para gerar vapor", afirmou.

Segundo Joelson, a produção média do RN e Ceará, juntos, é de 70 mil barris de petróleo por dia. "Só aqui no RN é uma faixa de 62 mil. E esse projeto de injeção de vapor já responde pela produção de 5 mil barris. O investimento é de US$ 300 milhões e grande parte já foi aplicado, agora falta uma pequena parte para terminar o Vaporduto e os poços vão sendo feitos ao longo dos anos. Com esses projetos e com todos os outros, a gente espera estar, a partir do ano que vem, com o nível de produção maior que no ano passado. Hoje são produzidos 70 mil barris por dia e esperamos um crescimento de 6%", declarou Joelson.
 
 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Governo faz nova proposta a professores e quer fim da greve

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, fez uma nova proposta ao SINTE-RN, para ser apresentada na Assembleia da categoria que será realizada na tarde desta terça-feira (14). No documento, o Governo:

1) Reitera a proposta já apresentada, em que se assegura, de imediato, a implantação do Piso Salarial Nacional do Magistério e o aumento real de 34% no vencimento de todos os profissionais do Magistério da ativa e também dos inativos, de forma progressiva e negociada, em quatro parcelas.

2) Temas como pagamento de contratos temporários, estagiários, aposentadorias, horas suplementares e concurso público estão sendo equacionados pela Secretaria de Educação e Cultura.

3) Sobre o pleito da categoria em relação aos demais profissionais da educação que participam do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Órgãos da Administração Direta do Poder Executivo, LEI COMPLEMENTAR Nº 432, DE 1º DE JULHO DE 2010, o Governo informa que será viabilizada a implementação dos 30% referentes à primeira parcela, para os profissionais da educação não contemplados. O procedimento já foi iniciado para pagamento a partir do corrente mês de junho. Para tanto, a SEARH estará realizando uma força tarefa para cumprir tal objetivo.

4) Também no mês de junho será pago 40% do 13º salário, referente à primeira parcela.

Assinam a proposta Betania Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação, Paulo de Tarso P. Fernandes Secretário-Chefe do gabinete civil da governadora, José Anselmo de Carvalho Júnior e Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos.

Segundo Betânia Ramalho, Secretária de Estado da Educação, a expectativa é pelo fim do longo e desgastante processo de greve cujo prejuízo irreparável é sentido por todos, especialmente pelos alunos e alunas da rede estadual de ensino.  Ela reitera, ainda, a realização, no decorrer do ano letivo 2011, de um Censo dos Profissionais da Educação, como condição para viabilizar uma nova forma de gestão de pessoal. A SEEC fará cumprir, de imediato, um plano de reposição de aulas.

Com informações da Assecom/RN

FONTE: http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,47/2011/06/14/interna_cotidiano,72976/governo-faz-nova-proposta-a-professores-e-quer-fim-da-greve.shtml 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Concurso Martins RN 2011: Edital PREVISTO para diversos cargos

A Prefeitura do Município de Martins, Estado do Rio Grande do Norte, assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Munistério Público para substituir os atuais servidores temporários por efetivos, através de Concurso Público.

Serão oferecidas vagas para os cargos de advogado, engenheiro civil, bioquímico, fisioterapeuta, nutricionista, contador, tratorista, motorista, secretário escolar, merendeira, zelador, vigia, eletricista, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, professor, gari, recepcionista, varredor de rua e digitador.

No setor da Saúde, as oportunidades de emprego efetivo serão para enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e auxiliar de dentista do Programa Saúde Bucal, assistente social e psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e médico do Programa da Saúde da Família.

O preenchimento das vagas deverá ser imediato, já que a Prefeitura tem o prazo de 30 dias para a criação dos cargos públicos.

Concurseiro pode usar internet como grande aliada; confira dicas

Se você é do tempo que a internet se resumia as salas de bate-papo e conversas online com seus amigos através do Mirc, trata-se de se atualizar. A web vem se tornando uma forte aliada de aprendizado e já conquistou boa parte dos candidatos que se preparam aos concursos públicos. As novas ferramentas disponibilizadas na grande rede, como aulas gravadas, vídeos e “tira dúvidas” com o professor via email fazem parte da modernidade e podem fazer aquela diferença na hora da seleção.

A bacharel em direito e relações públicas Weslayne Holanda, de 33 anos, utilizou a internet como aliada nos estudos para o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 2009, no qual foi aprovada. Segundo ela, a maior vantagem dessa “conexão 3.0” com às novas tecnologias foi a comodidade. “Tive a chance de permanecer por mais tempo em casa. Além disso, não sofria problemas no trânsito, como estacionamento e engarrafamento”, afirma.

Mas, as vantagens não param por aí. Um curso feito pela internet ainda tem a vantagem do preço. “Os valores eram sempre mais em conta do que os cursos presenciais. Pela internet, consegui aprender conteúdos de processo de trânsito e direito penal perfeitamente”, conta Weslayne. Outro ponto a favor das aulas na web, de acordo com a concurseira, foi a oportunidade de assistir a mesma aula diversas vezes. “Assim, eu tive a chance de memorizar os conteúdos sem o barulho tradicional de uma sala de aula”, diz.

Com experiência tanto no segmento das aulas tradicionais quanto via web, o coordenador do Isoladas.com, o professor Flávio Ferreira, revela que a tendência das aulas pela internet não ficam apenas restritas aos preparatórios às seleções públicas. “Algumas faculdades ou mesmo cursos técnicos disponibilizam aulas pela web. É uma tendência que vem crescendo por conta da comodidade e mesmo segurança para o aluno que assiste aqueles conteúdos em casa”, revela.

Além desses fatores, o professor revela que os cursos realizados via internet favorecem aos estudantes que cursam, por exemplo, duas graduações ao mesmo tempo. Por outro lado, aqueles que também cursam uma única faculdade e possuem um emprego ou estágio também são beneficiados. “É um forte grupo hoje em dia. Algumas matérias (disciplinas) são oferecidas na internet por R$ 30”, frisa Flávio.

Cuidados necessários

Mas nem tudo é positivo nesta conexão com o mundo digital. Com a inserção dos hábitos online, o concurseiro passa a trocar os livros tradicionais por conteúdos de sites e blogs. Esta ferramenta, apesar de ser mais ágil, exige alguns cuidados. Segundo a professora de português Ana Lídia Queiroz, o concurseiro deve observar quais sites são mais confiáveis e verificar a mesma informação em outros meios, como livros, apostilas e até mesmo jornais.

“Hoje em dia, a internet é o primeiro livro do aluno. E, por ter um conteúdo mais acessível e em grande quantidade, sempre é bom verificar a origem dos dados”, comenta Lídia. Mas, esta “ameaça” no informação também pode ser evitada com a nova roupagem do livro tradicional. Ou seja, os e-books (livros digitais). “A solução neste caso também é baixar os livros gratuitos que são oferecidos na internet ou acessar blogs de professores conhecidos no mercado. Desta forma, o conteúdo se torna um aliado”, defende Flávio Ferreira.

Saiba mais

Confira alguns portais e sites
dedicados aos concurseiros


Euvoupassar.com.br
Com apenas R$1, o estudante pode conferir aulas e acessar as dicas de professores no portal
euvoupassar.com.br

Isoladas.com
O site oferece disciplinas isoladas e cursos completos na preparação de seleções públicas. Um curso de direito penal, com 27h, pode sair por duas parcelas de R$ 60
isoladas.com

Livrosnotwitter
Se o concurseiro seguir o perfil da Editora Ferreira, pode concorrer a livros gratuitos
twitter.com/editoraferreira

Fórum
Site atualizado por pessoas que já foram aprovadas em seleções e concurseiros. Lá, quem estiver se preparando pode salvar provas de concursos antigos e tirar dúvidas sobre alguns certames
forumconcurseiros.com