quinta-feira, 30 de junho de 2011

Secretaria de Saúde divulga mais três casos de dengue tipo 4 no RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou a ocorrência, no município de Santa Cruz, de três novos casos de dengue causado pelo sorotipo 4.
 
Esses casos foram identificados pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), no último dia 20, com base em 10 amostras encaminhadas pela Secretaria Municipal de Santa Cruz. Dessas amostras, três foram positivas, três negativas e quatro estão em processamento.
 
Em 03 de junho deste ano, o Lacen havia confirmado a ocorrência, no município, de dois casos de dengue sorotipo 4, que há mais de 30 anos não circulava no Estado. Tratava-se de duas pacientes do sexo feminino, 26 anos e 52 anos de idade, moradoras da mesma residência no bairro Centro. Foram casos autóctones, sem relato de viagens a outros estados ou países.
 
Após o conhecimento desses casos confirmados, a equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue definiu medidas com a finalidade de interromper a circulação do vírus em Santa Cruz.
 
Entre as ações de controle implementadas, estão: a realização de tratamento focal para controle larvário e bloqueio portátil num raio de 150 metros no bairro onde residem os pacientes infectados; elaboração e avaliação do mapa de risco do município para aplicação de tratamento espacial com os carros-fumacê; monitoramento e avaliação após o término de cada ciclo; monitoramento dos casos após o término de cada ciclo; articulação com o gestor municipal para contatar a equipe da Estratégia Saúde Família para investigação imediata dos casos e para continuar a coleta de isolamento viral de todos os casos de pacientes com sintomatologia de dengue e contato imediato com o Ministério da Saúde sobre a identificação do sorotipo 4.
 
 

Nenhum comentário: