sexta-feira, 16 de julho de 2010

A diferença de idade é um problema?

A diferença de idade é um problema?



Nos últimos tempos, percebo que é grande o número de mensagens que têm como tema principal a diferença de idades em um casal. A grande maioria dessas mensagens é escrita por mulheres com mais de 40 anos. Elas se mostram indignadas com os homens de sua faixa etária, que, segundo dizem, só querem se relacionar com moças muito mais jovens. Essas mensagens são tão numerosas que, em um dado momento, o Seja + chegou a parecer um fórum de discussões:  uma se referia à mensagem da outra, concordava ou discordava de algo, e acrescentava informações sobre a experiência vivida. Essas mesmas mulheres mostram-se confusas e até um pouco assustadas com o interesse que homens muito mais jovens têm por elas. Em sua maioria, dizem que não querem uma relação com alguém que teria idade para ser seu filho. Muitas imaginam que esses rapazes devem estar interessados em sua estabilidade financeira.

Não são todas, no entanto, as que rejeitam esse tipo de relação. Há muitas outras mulheres que não estão preocupadas com o interesse dos homens mais velhos pelas mais jovens. Nesses casos, são elas, mulheres maduras que se vêem envolvidas com rapazes muito mais novos. Quando nos escrevem, a maior parte mostra-se assustada com a diferença de idade. Muitas questionam-se – e nos questionam – se a atração por alguém muito mais jovem é "normal", se o relacionamento pode ter futuro e o que esses jovens podem estar buscando com esse tipo de relação. Embora sintam-se atraídas por rapazes, parece haver algo que as "proíbe" (ou tenta proibir) de sentirem atração, como se estivessem fazendo algo errado.

Vemos, então, que as diferenças de idade podem causar indignação, rejeição, atração, medo e tantos outros sentimentos. Independentemente da reação que essas relações despertam, a quantidade de mensagens sobre esse assunto aponta para sua maior frequência nos dias de hoje. Mas o que levou a esse aumento? Por que antes era algo mais raro e hoje vem se tornando cada vez mais comum?  Entre tantos outros, posso enxergar pelo menos dois motivos para isso. Vamos a eles:

A valorização da juventude. A juventude, na cultura ocidental, vem sendo cada vez mais valorizada. Ser jovem é quase um sinônimo de ser belo(a). É isso o que dizem os comerciais de TV, e é nisso que muitos acreditam. Dizer a uma pessoa adulta que ela parece mais jovem é recebido como um elogio. Ao sabermos a idade de uma pessoa que já passou dos 60, por exemplo, frequentemente dizemos, surpresos: "nossa, mas você está muito bem!". É como se esperássemos que ela estivesse mal por causa de sua idade. Toda essa valorização do jovem e a associação entre juventude e beleza fazem com que muitos – homens e mulheres – sintam-se mais atraídos por pessoas muito mais jovens que eles. Se o belo é o jovem, é natural que ele seja buscado quando se deseja ter um relacionamento.

Maior liberdade de escolha. Se compararmos a realidade dos nossos dias à de tempos passados, perceberemos com facilidade que hoje há uma maior liberdade para se escolher alguém para se relacionar. Antigamente os casamentos não passavam de contratos entre duas famílias. O sentimento e a afeição não eram um critério de escolha, e os próprios noivos pouco tinham a opinar sobre seu matrimônio. Se fosse interessante a ambas as famílias, o casamento era combinado. Hoje a realidade é bastante diferente. As escolhas são feitas com base no amor e na afinidade. Não há um padrão ou um critério rígido que determine o que é certo e o que é errado. Essa possibilidade de escolher abre caminhos para relações de todos os tipos: entre pessoas de diferentes raças, classes sociais, idades, entre outros. Ainda que muitos ainda vejam essas relações com preconceito, elas são permitidas. A liberdade de escolha leva diversas pessoas a se permitirem se relacionar com outras independentemente de serem muito mais velhas ou mais jovens.

Entendidos pelo menos dois motivos para o aumento da quantidade de relações entre pessoas de faixas etárias muito diferentes, surge a pergunta: o que as pessoas buscam nesses relacionamentos? Vou tentar examinar o lado de cada um nas relações entre homens mais velhos e mulheres mais novas, e entre homens mais jovens e mulheres mais velhas. Antes, porém, se fazem necessárias duas ressalvas. A primeira delas é que cada caso é um caso, e que não podemos generalizar e dizer que todos buscam o mesmo nesses tipos de relacionamento. Vou expor algumas ideias, o que não significa que sejam uma regra geral ou algo que se aplique a todos. A segunda ressalva é quanto à ideia, muito difundida hoje em dia, de que jovens procuram relacionamentos com pessoas mais velhas buscando estabilidade financeira. Isso pode ser verdade em alguns casos, mas não seria justo com a maioria generalizar e considerar tantas pessoas como interesseiras. Por isso, a única menção ao interesse financeiro foi esta. Dito isso, vamos tentar pensar o que buscam aqueles que se envolvem com pessoas de idades muito diferentes.

Mulheres mais novas que se interessam por homens mais velhos.  Muitas dessas mulheres pensam que homens mais velhos são mais maduros e têm maior estabilidade emocional. Consideram que eles não têm tantas dúvidas quanto os mais jovens, e sabem melhor o que desejam para suas vidas. Tudo isso transmite uma sensação de segurança buscada por muitas mulheres em suas relações.  Algumas dizem que os mais velhos sabem tratar uma mulher melhor do que os mais jovens, pois são mais atentos e gentis.

Homens mais velhos que se interessam por mulheres mais novas. A juventude, tão idealizada nos dias de hoje, é um dos aspectos que faz gerar a atração de homens mais velhos por mulheres mais jovens. Aqui não se trata apenas da juventude delas, mas também da deles. Estar com uma mulher jovem muitas vezes faz com que se sintam também mais jovens. Muitos procuram se cuidar mais, fazem exercícios e dietas, e assim acabam realmente parecendo mais novos. Além disso, homens maduros encontram nas moças uma maior disponibilidade sexual. Enquanto muitas mulheres mais velhas mostram-se sexualmente conservadoras, com pouca vontade de inovar, as mais jovens frequentemente gostam de variar.

Homens mais novos que se interessam por mulheres mais velhas.  Muitos homens mais jovens consideram as mulheres mais velhas mais tolerantes e compreensivas. Isso é especialmente verdadeiro em relação à iniciação sexual. Alguns homens se sentem cobrados por mulheres de suas faixas etárias, como se precisassem mostrar segurança e firmeza todo o tempo. As mais velhas seriam mais flexíveis e entenderiam melhor suas dúvidas e inseguranças. Além disso, muitos homens consideram que a experiência de vida dessas mulheres as levaram a ser mais seguras em relação às suas escolhas. Elas sabem o que querem e são práticas, e por isso são consideradas interessantes.

Mulheres mais velhas que se interessam por homens mais novos.  Em geral as mulheres que têm esse tipo de relação consideram os homens mais jovens mais carinhosos e espontâneos que os de sua faixa etária. Isso acontece por eles não terem sofrido tantas desilusões, como muitos homens mais velhos, e por isso se defendem menos nas relações.  Além disso, sua disposição e a energia que possuem geralmente são um ponto a favor. Muitas mulheres pensam que relações desse tipo têm mais emoção e que os homens mais jovens são mais companheiros que os mais velhos.

Independentemente das diferenças de idade que possa haver entre um e outro, o importante é lembrar que, entre dois adultos, "qualquer maneira de amor vale à pena", como disse Milton Nascimento em sua bela música.  Não há relacionamentos "certos" e outros "errados". O "certo", nesse caso, é que os dois estejam felizes. Mesmo se essa felicidade incomode a outras pessoas.

2 comentários:

Fernandinha Fernandes disse...

Opinião : Para o amor não existe idade .
O que realmente importa é o sentimento verdadeiro ; e quando é realmente verdadeiro enfrenta-se todas as barreiras... Inclusive a diferença de idade .

^^

Dr Tiago Dantas disse...

Isso é verdade, a prova de que quando o amor é verdadeiro vale a pena lutar é nosso ......