segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vacina contra gripe suína pode gerar falso resultado para HIV, alerta Anvisa

RIO - Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que as pessoas que tomaram a vacina contra a gripe suína podem ter resultado positivo para HIV mesmo que não tenham o vírus da Aids. A técnica Lílian Inocêncio, da área de Laboratórios do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde, explicou que o falso resultado pode ocorrer até 112 dias depois de a pessoa ter tomado a vacina. A Anvisa já havia alertado em março para o problema, quando disse que "podem ser obtidos resultados falso-positivos em testes imunoenzimáticos para detecção de anticorpos contra o vírus da Imunodeficiência Humana 1 (HIV 1), o vírus da Hepatite C e, especialmente, HTLV-I, devido à produção de IgM em resposta à vacina contra Influenza A(H1N1)".
O problema do falso resultado positivo acontece porque a vacina contra aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que confunde o teste mais comum feito no Brasil, o Elisa. O ministro da Saúde José Gomes Temporão disse que não há motivo para pânico:
- Quando acontece esse falso positivo, que são casos raros, qual é a consulta? É muito simples: isso só acontece dentro de 30 dias a partir do momento que a pessoa tomou a vacina. Dando positivo, ela vai refazer esse teste, com um teste mais sofisticado, e esse vai dar, com certeza, se ela é positivo ou não - afirmou. Ele fez questão de esclarecer que a vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão de HIV. 

Nenhum comentário: