sábado, 30 de junho de 2012

Veja a nota do Diretor do CAMEAM Dr Gilton Sampaio sobre a greve da UERN


Prezados colegas alunos/as, professores/as, técnicos/as e pessoal de apoio do CAMEAM;
Demais colegas.

Informamos a todos vocês que a GREVE da UERN foi encerrada hoje e, na segunda-feira, dia 02 de julho de 2012, as aulas do primeiro semestre da UERN (2012.1) serão iniciadas.

De acordo com informação da ADUERN:
“Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 29, os professores da UERN decidiram aceitar a proposta do Governo do Estado, elaborada em reunião com os segmentos da Universidade na manhã de ontem. Dessa forma, depois de 57 dias, a greve foi encerrada e as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 02.”
(Informação do Sítio da ADUERN).

GREVE DA UERN: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Depois desse momento de luta, de grande mobilização de professores, alunos e técnicos, durante essa GREVE, venho, como professor-sindicalizado e diretor do CAMEAM/UERN, parabenizar a todos/as aqueles que lideraram a nossa GREVE, que participaram de nossos debates e que contribuíram para fazer da UERN uma universidade cada vez melhor.

Nossos grandes avanços e conquistas foram resultados de lutas coletivas, sobretudo de movimentos paredistas. Por isso, parabenizamos a ADUERN, SINTAUERN e DCE, pela luta, pelo debate, pela coragem, pela força de lutar em defesa da UERN quando muitas pessoas acreditavam não ser mais possível avançar. Aos nossos líderes sindicais e estudantis, um AGRADECIMENTO ESPECIAL de todos/as os que fazem o CAMEAM. 

Um agradecimento especial também aos docentes, técnicos e alunos que se dispuseram a ir para as assembleias, para as ruas, para as redes sociais e, juntos, discutirmos coletivamente os problemas da UERN, darmos visibilidade a nossa pauta de reivindicação à sociedade potiguar, e pensarmos nas possíveis soluções para nossa universidade. Assim como agradecer aos professores, alunos e técnicos que, mesmo sem poder estar nas manifestações, nas assembleias, deram total apoio aos pleitos dessa luta, contribuindo com a adesão ao movimento paredista.

É preciso ressaltar a importância da participação e do apoio da sociedade a nossa GREVE, e agradecer às mais diferentes pessoas, políticos, em todos os níveis, líderes, gestores e ex-gestores da UERN, sociedade em geral, que se dispuseram a falar pela UERN e a mediar o diálogo com o Governo do RN, para que pudéssemos chegar ao DIÁLOGO e a um ACORDO. Em nome do Deputado Fernando Mineiro, que mediou a Audiência Pública na Assembleia Legislativa, agradecemos a todos/as que falaram pela UERN em qualquer situação e local, nesse período tão difícil para a nossa instituição.

É preciso ressaltar, ainda, a importância de a equipe do Governo do RN abrir-se para o diálogo e fazer/trazer uma proposta concreta para negociação, mesmo que um pouco tarde, mas que foi decisiva para que mais de 14 mil alunos tivessem suas aulas garantidas e a normalidade das atividades fosse retomada na UERN. O diálogo e o bom senso são sempre essenciais nas relações entre governo e servidores.

Destaco, por último, a necessidade de a luta em defesa da UERN continuar, pois, afinal de contas, muitas questões ainda permanecem traumáticas em nossa universidade, como a falta de recursos para alunos e professores participarem de aulas de campo e eventos, obras paradas ou nem iniciadas, salas de aula interditadas devido estrutura sem manutenção, falta de transporte (ou transportes sucateados), falta de restaurantes universitários e de residência estudantil, em todos os campi, falta de segurança e muitos outros problemas. Sabemos, também, que esses problemas não são totalmente novos, nem iniciaram nesse governo, nem também são exclusivos do Estado.

Na verdade, há muitos anos se luta por mais ação efetiva em defesa da UERN (dentro e fora da instituição), por mais recursos, por autonomia financeira, por ações focadas no crescimento qualitativo, na valorização também dos alunos de nossos mais de trinta cursos de graduação, na modernização de nossos serviços, na descentralização de poderes, no fortalecimento das unidades e departamentos acadêmicos e Campi Avançados. E essa luta em defesa da UERN não pode parar.

Enfim, conclamar a todos/as os envolvidos nessa luta em defesa da UERN para continuarmos firmes em nossos propósitos, para continuarmos contribuindo para o crescimento de nossa universidade. Sabemos que, em nossa história, todo o crescimento qualitativo da UERN se deu como resultado ou desdobramento de grandes mobilizações feitas por nossos sindicatos e pelo movimento estudantil, sobretudo pela nossa ADUERN, sindicato que traz orgulho e vitórias para todos nós da UERN.

Abaixo, estão alguns documentos constitutivos da GREVE da UERN 2011-2012 que nos ajudam a entender esse movimento paredista, e para que possam ser consultados por todos os interessados.

Enfim, quero fazer uma menção ao caráter, à seriedade e ao compromisso com a justiça e com a cidadania da Juíza-Desembargadora Sulamita Pacheco: para mim, ela se revelou, na prática e no momento certo, a maior doutora Honoris Causa da educação brasileira. Nós, que lutamos em defesa da UERN e da educação brasileira, temos muito o que aprender e o que agradecer à juíza Sulamita Pacheco. MUITO OBRIGADO!

UM CONVITE AOS QUE FAZEM O CAMEAM/UERN

A Direção do CAMEAM vem, em função do encerramento da GREVE, convidar a todos os alunos para se fazerem presentes no Campus, na segunda-feira, 02.07, conforme horários de aula dos cursos, e em suas respectivas salas, para iniciarmos as atividades acadêmicas do Semestre Letivo 2012.1.

Pedimos a compreensão e a dedicação redobrada dos Chefes/Coordenadores de Departamentos e Cursos de graduação e pós, para darem uma atenção especial no atendimento aos alunos, na graduação, nas especializações e no Mestrado, para que, juntos, possamos encontrar a forma mais adequada de retomarmos o dia-a-dia das atividades acadêmicas do CAMEAM, com a qualidade e a excelência que sempre buscamos implantar em nossas ações.

Aproveito para convidar todos os chefes/subchefes e coordenadores/subcoordenadores de cursos do CAMEAM para, na terça-feira, dia 03.07.2012, participarem de uma Reunião Administrativa, no Auditório do Mestrado em Letras, às 10h, para analisar e tirar encaminhamentos de questões inerentes ao início do Semestre Letivo 2012.1.

Atenciosamente,
Prof. Gilton Sampaio de Souza
Diretor do CAMEAM/UERN

.-.-.-.-.-.-  Links para os  ANEXOS da GREVE  .-.-.-.-.-..-.-.-

1.   Nota da ADUERN: Encerramento da GREVE 2012:
2.   Proposta do ACORDO do Governo do RN que pôs fim à GREVE:
3.   Resultado da Audiência na Assembleia Legislativa do RN que retoma Diálogo com Governo:http://www.aduern.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=1161&Itemid=2

5.   Parecer do Tribunal de Justiça do RN: Ratifica que GREVE é LEGAL por Unanimidade dos desembargadores: http://www.aduern.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=1159&Itemid=42

Nenhum comentário: