quinta-feira, 30 de junho de 2011

Secretaria de Saúde divulga mais três casos de dengue tipo 4 no RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou a ocorrência, no município de Santa Cruz, de três novos casos de dengue causado pelo sorotipo 4.
 
Esses casos foram identificados pelo Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), no último dia 20, com base em 10 amostras encaminhadas pela Secretaria Municipal de Santa Cruz. Dessas amostras, três foram positivas, três negativas e quatro estão em processamento.
 
Em 03 de junho deste ano, o Lacen havia confirmado a ocorrência, no município, de dois casos de dengue sorotipo 4, que há mais de 30 anos não circulava no Estado. Tratava-se de duas pacientes do sexo feminino, 26 anos e 52 anos de idade, moradoras da mesma residência no bairro Centro. Foram casos autóctones, sem relato de viagens a outros estados ou países.
 
Após o conhecimento desses casos confirmados, a equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue definiu medidas com a finalidade de interromper a circulação do vírus em Santa Cruz.
 
Entre as ações de controle implementadas, estão: a realização de tratamento focal para controle larvário e bloqueio portátil num raio de 150 metros no bairro onde residem os pacientes infectados; elaboração e avaliação do mapa de risco do município para aplicação de tratamento espacial com os carros-fumacê; monitoramento e avaliação após o término de cada ciclo; monitoramento dos casos após o término de cada ciclo; articulação com o gestor municipal para contatar a equipe da Estratégia Saúde Família para investigação imediata dos casos e para continuar a coleta de isolamento viral de todos os casos de pacientes com sintomatologia de dengue e contato imediato com o Ministério da Saúde sobre a identificação do sorotipo 4.
 
 

Morcegos possuem sensores de voo naturais, dizem cientistas

Pelos nas asas dos animais agem como 'sondas Pitot'.
Descoberta pode ajudar a desenvolver aviões melhores.
 
Pequenos pelos nas asas dos morcegos ajudam esses animais a controlar seus voos, segundo um estudo publicado na edição desta semanda da revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
De acordo com a líder do estudo, a neurocientista Susanne Sterbing-D’Angelo, da Universidade de Maryland, esses pêlos agem como “sondas Pitot”, que em aeronaves tiram informações do fluxo de ar no exterior do avião para orientar os pilotos. Da mesma maneira, essas estruturas tiram informações do ar, como velocidade e orientação, que são processadas no cérebro dos animais.

A equipe de Sterbing-D’Angelo primeiro analisou a atividade cerebral de morcegos quando esses pelos eram estimulados por fluxos de ar. Depois, para testar, treinaram os animais para voar por uma sala com obstáculos. Por último, rasparam os pelos para ver como eles se comportavam.

Sem as estruturas, os animais apresentaram dificuldade de voo: eles não desviavam com a mesma eficiência nem voavam tão rápido. De acordo com os pesquisadores, a descoberta pode ser usada para melhorar a engenharia de vôo de aeronaves e helicópteros.

Professores da Uern formulam contraproposta para o Governo do Estado

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) realizou ontem, 29, uma assembleia geral extraordinária na sede da 12ª Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (12ª Dired). Durante o encontro, a categoria fez avaliações do movimento grevista e formulou uma contraproposta para ser entregue ao Governo do Estado.

De acordo com o presidente da Aduern, o professor Flaubert Torquato, a categoria decidiu lançar contraproposta. "Nós, professores da Uern, em virtude da omissão do governo em se pronunciar, estamos lançando uma contraproposta para o governo em relação à nossa reivindicação salarial. O governo tem dito que só pode atender as categorias em greve a partir de setembro, e devido a isso nós estamos aceitando esse desafio do governo. Concordamos em receber o reajuste de 23,98% a partir de setembro, desde que retroativo a abril deste ano. É uma forma de demonstrar que não somos intransigentes", destaca.

Para Flaubert Torquato, a expectativa agora corresponde à abertura do diálogo por intermediação do reitor da Uern Milton Marques de Medeiros. "Tivemos na última segunda-feira com o reitor, e ele irá a Natal nesta sexta-feira para se reunir com secretários e a governadora Rosalba Ciarlini, para tratar da greve. O reitor levará a contraproposta, ele será o porta-voz da Aduern", frisa o sindicalista.

Na assembleia, o professor Flaubert Torquato classificou a atuação na intermediação da comissão de deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), como uma "tremenda encenação". Na semana passada, os parlamentares se comprometeram em intermediar as negociações com o governo. Na ocasião, solicitou ainda que as categorias grevistas refizessem as pautas de reivindicações.
"Os deputados se comprometeram a abrir as negociações, mas nada conseguiram. Ou não se empenharam ou o Governo do Estado não abriu o diálogo por não achar que os deputados são capazes de intermediar as negociações", explica Flaubert Torquato.

Ele destacou que, apesar de os professores da Uern serem a única categoria, atualmente, em greve que conta com praticamente 100% de adesão dos docentes, o governo deu "as costas" para a categoria. Mesmo com o apoio dos técnicos administrativos e dos estudantes, as reivindicações não são atendidas", ressalta. 

Correios divulgam resultado de concurso de 8 mil vagas no dia 6

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou comunicado informando que o resultado final do concurso que oferece 8.346 vagas de nível médio - promovido pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) - será divulgado no dia 6 de julho no site www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011.

A instituição já havia informado que os resultados do outro concurso público dos Correios, que oferece 844 oportunidades de nível médio e superior, serão divulgados um dia antes, em 5 de julho. Clique aqui para conferir os gabaritos da seleção de nível médio e aqui para as respostas da seleção de nível médio e superior. Todos os exames foram aplicados no dia 15 de maio.

terça-feira, 28 de junho de 2011

E agora?

MP pede que Detran cumpra acordo e convoque aprovados em concurso

Publicação: 28/06/2011 14:19 Atualização:

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou ação de execução do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN). A ação proposta pede que seja cumprido o acordo firmado no ano passado, com destaque para a convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público realizado em 2010. Enquanto durar o descumprimento do TAC, incidirá sobre o DETRAN a multa diária de R$1 mil.

O TAC foi firmado em junho de 2010 e, dentre as cláusulas inseridas, estava a exigência da finalização do procedimento do Concurso Público em andamento e convocação dos candidatos para provimento de cargos do Quadro de Pessoal do DETRAN; a revogação do Programa Bolsa de Habilitação; e o aumento da fiscalização dos CFC's.

Com informações do MPRN
 

Casos de AIDS são subnotificados no Rio Grande do Norte

Do Diário de Natal
 (Fábio Cortez/DN/D.A Press)
As pessoas que têm o diagnóstico confirmado como HIV positivas não são inclusas nas estatísticas do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O órgão notifica somente os pacientes que desenvolvem a Aids, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Profissionais de saúde são contrários a essa metodologia porque alegam que, dessa forma, não existe como o estado ter a noção exata da magnitude do problema.

De 2000 a 2009, o Rio Grande do Norte contabilizou 2.149 casos da doença. O número é relativamente baixo se for levada em consideração a estimativa do Ministério da Saúde de que existam no país cerca de 540 mil pessoas com a doença e mais de 630 mil portadoras do vírus, sem desenvolver a patologia. Através de sua experiência no Hospital Giselda Trigueiro, onde atua diretamente com pacientes portadores do vírus HIV, a infectologista Tereza Dantas informa que os casos de Aids no estado vêm crescendo de forma vertiginosa.

Segundo a infectologista,essa subnotificação está "aparecendo" em outros hospitais como, por exemplo, o Walfredo Gurgel, maior pronto-socorro do estado, que não é especializado na área, mas registrou em quatro meses (fevereiro a maio deste ano) 15 casos da doença. "As pessoas foram para o Walfredo passando mal e saíram de lá com o diagnóstico de que eram portadoras da Aids", alerta.

Essa subnotificação, segundo a infectologista, prejudica o estado porque não é possível saber o total de pessoas portadoras do vírus HIV e promover um trabalho diferenciado. "Percebemos que muitos desses pacientes são portadores do vírus há muitos anos e continuam disseminando a doença. Isso é um perigo é importante que seja feito um trabalho com essas pessoas", destacou a médica.

Tereza explica que apenas doenças como tuberculose e sífilis congênita devem ser informadas no boletim, mesmo que o paciente esteja bem. "Um portador de Aids pode ser notificado pela tuberculose, mas não pela própria Aids. Isso só vai ocorrer quando o quadro dele se alterar ou começar a tomar o coquetel", informa infectologista.

Com o objetivo de suprir essa e outras carências, a Casa de Apoio às Pessoas Vivendo com Aids está promovendo uma campanha de conscietização sobre o crescimento dos números da doença no RN. "O evento é uma forma de chamar atenção para a importância do sexo seguro e um alerta para as pessoas realizarem o exame específico e iniciarem o tratamento para viver de maneira tranquila com a Aids", disse o presidente da Casa, Marcos Belarmino.

A campanha da Casa de Apoio às Pessoas Vivendo com Aids que está sendo realizada na rua Morena, no bairro Cidade da Esperança.
 
 

Nove municípios do RN precisam regularizar fundos de saúde junto à Receita

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nove municípios do Rio Grande do Norte ainda não regularizaram seus CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) junto à Receita Federal e têm até esta quinta-feira (30) para se adequar. Os municípios devem se adaptar às regras acordadas, há dois anos entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
 
A partir de julho, só serão realizados repasses federais diretos às prefeituras cujos fundos estejam regulares. Para evitar interrupção no atendimento à população destas cidades, os recursos do Ministério da Saúde serão enviados aos fundos estaduais, que ficam responsáveis pela administração dos serviços nesses locais.

Até agora, 261 municípios, de 19 estados – o equivalente a 4,7% das cidades - ainda não adequaram o funcionamento de seus fundos de saúde, que precisam ter número de CNPJ específico.

Para orientar e apoiar os municípios na transição para o novo modelo, técnicos do ministério da Saúde entraram em contato com todos os gestores, alertando-os, inclusive, para o prazo de adesão. A data havia sido definida na Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Tripartite de abril.

O contato com os gestores elevou o percentual de adesão dos fundos municipais de 84,88% em dezembro do ano passado para 95,3% até esta segunda-feira (27).

A ação faz parte do projeto “Apoio à Gestão e Organização de Fundos de Saúde”, que consiste em cooperar e orientar os gestores do SUS no processo de estruturação e organização dos fundos.
 

Até quando isso vai durar...

Servidores em greve realizam manifestação no centro administrativo
Publicação: 28/06/2011 11:56 Atualização: 28/06/2011 12:22

De Lamonier Araújo e Sergio Henrique Santos especial para o Diário de Natal
Após reunião realizada ontem (27) na sede do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (Sinai/RN), os servidores estaduais em greve decidiram realizar uma mobilização no centro administrativo na manhã desta terça-feira (28). O evento que foi iniciado às 9h, tem como objetivo pressionar o governo a atender as reivindicações dos grevistas, tendo como ponto comum de todas as categorias, o pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

Por volta das 11h, os grevistas decidiram realizar uma caminhada em direção a sede da governadoria do estado, solicitando que integrantes de cada sindicato participante tenham suas reinvidicações atendidas. Participaram membros do Sinai/RN, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte/RN), Associação dos Docentes da UERN (Aduern), Sindicato Estadual dos trabalhadores em educação do ensino superior do RN (Sintest/RN) e do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol).


Servidores da UFRN fecham garagem da instituição

Desde as 4h da manhã desta terça-feira (28), os servidores técnicos-administrativos da UFRN, em greve há 25 dias, fecharam a garagem que abriga os veículos oficiais da universidade. Apenas ambulâncias e carros que prestam serviços essenciais foram liberados. Por volta das 9h, cerca de cem funcionários e alguns estudantes realizaram um ato público em frente à sede da Comperve, na Av. Salgado Filho, chegando a interditar uma das faixas da BR-101.

De acordo com José Rebouças, diretor de comunicação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest-RN), o objetivo do ato é chamar a atenção da sociedade e pressionar o governo federal para o atendimento às principais reivindicações da categoria.

Até agora, quase 50 universidades aderiram à greve, organizada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). No Rio Grande do Norte fazem parte do movimento, além da UFRN, a Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa), e alguns servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Sinpol realiza passeata durante a tarde

Agentes e escrivães da Polícia Civil que estão em greve há mais de 40 dias, se organizando uma nova passeata a ser realizada na tarde desta terça-feira (28). A concentração irá ocorrer a partir das 14, na sede do SINPOL/RN na Avenida Rio Branco, e em seguida os grevista seguem em direção à Assembléia Legislativa.

Os policiais pretendem cobrar dos deputados uma resposta para a intermediação que esta ocorrendo junto ao Governo, uma vez que na última terça-feira (21), a categoria encaminhou sua pauta de reivindicações à AL, porém os deputados não apresentaram nenhuma resposta a categoria.
 

Não tem jeito

Detran notifica cinco auto-escolas do RN por irregularidades

Publicação: 28/06/2011 11:28 Atualização:

Do Diário de Natal
O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Rio grande do Norte (Detran/RN), Érico Valério Ferreira de Souza, notificou nesta terça-feira (28) cinco auto-escolas da região metropolitana de Natal, após ter sido comprovada irregularidades no sistema de funcionamento e nas atividades desenvolvidas. A medida publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, autuou três auto-escolas de Natal, uma de São José de Mipibu e outra de Ceará-Mirim.
 
Na capital potiguar foram notificados o Centro de Formação de Condutores Serrana, localizado no bairro de Lagoa Nova; Centro de Formação de Condutores Esperança - Filial Zona Sul, localizado no bairro de Cidade da Esperança e no bairro de Capim Macio. Em São José de Mipibu, o Detran notificou o Centro de Formação de Condutores Serrana e em Ceará Mirim foi a vez do Centro de Formação de Condutores Esperança Ceará Mirim.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2011/06/28/interna_cotidiano,73937/detran-notifica-cinco-auto-escolas-do-rn-por-irregularidades.shtml 

E o pau QUEBRA....

27/06/2011 Greve

Assembleia decide pela continuidade da greve

Em assembleia realizada na tarde de hoje(27), os trabalhadores em educação decidiram pela continuidade da greve. A ideia agora é fortalecer a união com os demais servidores em greve para intensificar e dar mais fôlego ao movimento.
A categoria aprovou proposta da direção do Sindicato de realizar um grande ato público, no dia 06 de julho, unindo todos os servidores públicos que estejam ou não em greve.

No dia anterior(05), haverá mais uma assembleia de greve, as 8h na Escola Winston Churchill. Também ficou decidido que o Sindicato deverá veicular um cartaz de mídia externa como busdoor ou outdoor, denunciando o fato de a Governadora ter dinheiro e não honrar os compromissos com a educação.

A propaganda vai reforçar a campanha que já está sendo veiculada na televisão, em rádios do interior do estado, em carros de som, no programa e no portal do Sinte-RN.

Durante a assembleia a direção do Sindicato reforçou ainda a decisão de realizar o Congresso da categoria, em cumprimento à decisão judicial. O Congresso está previsto para ter início amanhã, a partir das 14h, no Mardunas Centro de Eventos em Nísia Floresta-RN.
 

domingo, 26 de junho de 2011

Nível de atividade física tem relação com as dores de cabeça

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

O primeiro estudo epidemiológico sobre dor de cabeça realizado no Brasil, promovido pelos neurologistas Luiz Paulo de Queiroz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mario Peres, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) chegou à conclusão de que a dor de cabeça tem relação importante com o nível de atividade física. O trabalho ouviu quase 4000 pessoas escolhidas aleatoriamente, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 79 anos, em todo o país. Não se espante caso um dia saia do consultório médico com a seguinte prescrição para as têmporas doloridas: sue a camisa, de preferência gastando a sola do tênis ou pedalando.

O objetivo foi estimar a prevalência de enxaqueca e cefaleia — nome científico da dor de cabeça comum — entre os brasileiros e avaliar a relação entre esses problemas e a prática regular de exercícios físicos. Os resultados apontaram que os sedentários apresentaram 43% mais enxaqueca e 100% mais cefaleia crônica, com crises diárias, do que os indivíduos que se exercitam. A explicação para esses índices está nos nossos neurônios, já que os exercícios aumentam a produção de endorfinas, neurotransmissores que proporcionam bem-estar.

Outras substâncias liberadas durante a atividade física, como a epinefrina e os esteroides, também trazem a sensação de alívio. A melhora na circulação sanguínea, que provoca um aumento da oxigenação cerebral, é mais um fator que colabora para o fim das dores, sem contar a diminuição do estresse.

Como as endorfinas estão diretamente ligadas a uma menor ocorrência de crises, os exercícios mais indicados para o combate da dor de cabeça são aqueles que mais estimulam a liberação dessas substâncias — os aeróbicos, como a caminhada, a natação e a corrida de baixo impacto. Além de privilegiar os esportes aeróbicos, a maneira como se pratica a atividade física é muito importante. Se for feita de maneira incorreta, a atividade física atrapalha, ao invés de ajudar. Por isso, o aquecimento e a carga adequada de exercícios são necessários para que a atividade física não prejudique ainda mais os que sofrem de dores de cabeça. 



Petrobras investe para recuperar campos do RN

Por Jussara Correia - O Poti
 
Navegar é preciso. A célebre frase do poeta português Fernando Pessoa nunca fez tanto sentido para os representantes da produção de petróleo no Rio Grande do Norte. Agora é no mar que o estado - um dos maiores produtores em terra do chamado "ouro negro" - irá iniciar a exploração. Com o declínio natural das reservas de petróleo, a unidade potiguar da Petrobras destinará robustos investimentos na busca por reservatórios marítimos. Até o final deste ano, a empresa irá perfurar poços em águas mais profundas, com o objetivo de fazer novas descobertas. Ao mesmo tempo em que busca alternativas, a instituição executa projetos de desenvolvimento complementar, aplicando cerca de US$ 1 bilhão na recuperação da produção do petróleo em terra. Atualmente a Bacia Potiguar mantém uma produção diária de 70 mil barris de petróleo - apenas o RN produz 62 mil barris, número que já foi de 100 mil barris diários.

Segundo o gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, Joelson Falcão Mendes, nos últimos anos a empresa fez descobertas muito robustas no mar, em todo o Brasil e as descobertas terrestres ajudaram nesse processo. Tal razão é o que explica os investimentos em projetos voltados para o incremento da exploração na terra. "As descobertas terrestres ajudaram bastante para que a empresa tivesse capital para investir e manter a produção. No ano passado, a Petrobras perfurou três poços aqui no estado, no entanto, foram em águas rasas. Não foram descobertas significativas, mas estamos buscando novas reservas e até o final do ano vamos buscar o petróleo em águas mais profundas", afirmou.

Para Joelson, o trabalho de recuperação dos reservatórios resulta num aperfeiçoamento de técnicas, por parte dos profissionais que trabalham na exploração do petróleo. "De alguns anos para cá, começamos a fazer alguns investimentos mais robustos, que a gente chama de desenvolvimento complementar da produção. Fazemos um determinado investimento, colocamos o campo emprodução e levantamos uma estimativa do volume de petróleo que vai ser recuperado daquele reservatório. Quando os anos passam, os profissionais conhecem o reservatório e novas técnicas surgem, o preço do petróleo muda, e isso pode viabilizar novos projetos", explicou.

Se a empresa não estivesse aperfeiçoando as técnicas de recuperação dos campos, segundo Joelson, a queda de produção natural ocorreria de forma mais intensa. "Nos últimos anos, essa queda seria de 10% a 12% ao ano, na nossa unidade. Nós temos tido uma queda menor, de 3% ou 4% ao ano, na unidade como um todo, pois temos vários projetos de desenvolvimento da produção", declarou.

A produção de petróleo e gás ocorre, em 65 campos produção, terrestres e marítimos, na Bacia Potiguar. É na região do Vale do Açu, que está em operação o Projeto de Injeção Contínua de Vapor (Vaporduto), sendo considerado o maior do mundo, com uma extensão de aproximadamente 30 quilômetros, e o primeiro a operar com vapor superaquecido. No estado, há 16 municípios produtores de petróleo e gás: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assú, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel e Upanema.

Saibamais

O que é injeção de água?

É um método de recuperação secundária de uma reserva. A água injetada força a saída do petróleo existente no poço. E no caso específico do Projeto de Injeção de Água de Ubarana haverá o reaproveitamento da água produzida juntamente com o petróleo, para reinjeção nos poços do campo. Esta água será tratada e sairá de uma estação de injeção instalada na Unidade de Tratamento e Processamento de Fluídos (UTPF), no Polo Industrial de Guamaré e seguirá por aqueduto até o campo de Ubarana. Uma estação de injeção de água em Guamaré com capacidade de 17 mil metros cúbicos por dia, já construída, injetará água no campo através de um aqueduto.

O que é injeção de vapor?

O vapor fornecido pelo vaporduto é superaquecido com temperatura acima do grau de saturação (vapor seco). O processo de superaquecimento tem início na Termoaçu, onde a água passa por um tratamento de desmineralização. Em seguida, a Termoelétrica gera vapor a uma temperatura de 370 °C. Este vapor é então distribuído, através do vaporduto, para dez estações de controle de vapor (ECVs) e é direcionado para 72 poços injetores do polo de Estreito. O vapor injetado pressuriza o reservatório e propaga calor na direção dos poços produtores (adjacentes aos poços injetores), reduzindo a viscosidade do óleo e facilitando a produção.


Projetos de revitalização de campos terrestre contam com US$ 1 bi

Três projetos estão em execução, no momento, com o intuito de recuperar os campos de exploração de petróleo em terra. Um deles é o Projeto de Injeção de Água de Ubarana. Segundo Joelson, esse é um dos investimentos mais altos feitos pela Petrobras, recentemente, um montante de US$ 587 milhões. Tal projeto irá contribuir para o incremento da produção nos próximos 15 anos. Segundo informações da empresa, o projeto aumentará a produção de óleo do Campo de Ubarana de 2 mil para 14 mil barris/dia, pico estimado para o ano de 2020. "A produção necessita de estações de tratamento em terra, porque o petróleo produzido junto com a água é feito no mar. Ele vem através de um produto para a terra, a gente separa da água, trata essa água, pressuriza de volta e manda um aqueduto. As plataformas estão em curso e o fechamento vai acontecer em junho do ano que vem", explicou Joelson.

Outro projeto é o de Ampliação de Injeção de Água do campo de Canto do Amaro (CAM). Segundo Joelson, o projeto está orçado em US$ 496 milhões. Ocampo de Canto do Amaro pertence ao Ativo de Produção Mossoró e tem 1.300 poços perfurados com uma produção média de 19 mil barris/dia. Até 2012, a produção desse campo deverá atingir os 28 mil barris/dia. "O mais interessante é que nós não captemos a água de um aquífero, um rio, e sim que nós possamos utilizar a própria água que produzimos - que poderia ser descartada -, porém é muito melhor jogar de volta e pressurizar o reservatório", declarou. No Campo de Canto do Amaro, distante 25 quilômetros de Mossoró, dois novos tanques estão em construção.

Em janeiro de 2010, entrou em operação a primeira fase do maior vaporduto do mundo, no Ativo de Produção Alto do Rodrigues (ATP/ARG). Trata-se do terceiro projeto em curso, para a recuperação dos campos de produção. Segundo informações da Petrobras, atualmente mais 70 poços recebem injeção contínua de vapor e dois recebem injeção cíclica. A primeira etapa do Vaporduto, no polo de Estreito, tem 11,9 quilômetros de extensão. A segunda etapa irá atender os poços de Alto do Rodrigues (OP-ARG) e terá extensão de 15,8 quilômetros. "Esse é um projeto grande, integrado, de geração de energia elétrica através da Termoaçu. Então essa usina, através do gás, está gerando energia elétrica constante e com os gases de exaustão das turbinas, que são quentes - e iriam ser desperdiçados -, são utilizados para gerar vapor", afirmou.

Segundo Joelson, a produção média do RN e Ceará, juntos, é de 70 mil barris de petróleo por dia. "Só aqui no RN é uma faixa de 62 mil. E esse projeto de injeção de vapor já responde pela produção de 5 mil barris. O investimento é de US$ 300 milhões e grande parte já foi aplicado, agora falta uma pequena parte para terminar o Vaporduto e os poços vão sendo feitos ao longo dos anos. Com esses projetos e com todos os outros, a gente espera estar, a partir do ano que vem, com o nível de produção maior que no ano passado. Hoje são produzidos 70 mil barris por dia e esperamos um crescimento de 6%", declarou Joelson.
 
 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Governo faz nova proposta a professores e quer fim da greve

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, fez uma nova proposta ao SINTE-RN, para ser apresentada na Assembleia da categoria que será realizada na tarde desta terça-feira (14). No documento, o Governo:

1) Reitera a proposta já apresentada, em que se assegura, de imediato, a implantação do Piso Salarial Nacional do Magistério e o aumento real de 34% no vencimento de todos os profissionais do Magistério da ativa e também dos inativos, de forma progressiva e negociada, em quatro parcelas.

2) Temas como pagamento de contratos temporários, estagiários, aposentadorias, horas suplementares e concurso público estão sendo equacionados pela Secretaria de Educação e Cultura.

3) Sobre o pleito da categoria em relação aos demais profissionais da educação que participam do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Órgãos da Administração Direta do Poder Executivo, LEI COMPLEMENTAR Nº 432, DE 1º DE JULHO DE 2010, o Governo informa que será viabilizada a implementação dos 30% referentes à primeira parcela, para os profissionais da educação não contemplados. O procedimento já foi iniciado para pagamento a partir do corrente mês de junho. Para tanto, a SEARH estará realizando uma força tarefa para cumprir tal objetivo.

4) Também no mês de junho será pago 40% do 13º salário, referente à primeira parcela.

Assinam a proposta Betania Leite Ramalho, Secretária de Estado da Educação, Paulo de Tarso P. Fernandes Secretário-Chefe do gabinete civil da governadora, José Anselmo de Carvalho Júnior e Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos.

Segundo Betânia Ramalho, Secretária de Estado da Educação, a expectativa é pelo fim do longo e desgastante processo de greve cujo prejuízo irreparável é sentido por todos, especialmente pelos alunos e alunas da rede estadual de ensino.  Ela reitera, ainda, a realização, no decorrer do ano letivo 2011, de um Censo dos Profissionais da Educação, como condição para viabilizar uma nova forma de gestão de pessoal. A SEEC fará cumprir, de imediato, um plano de reposição de aulas.

Com informações da Assecom/RN

FONTE: http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,47/2011/06/14/interna_cotidiano,72976/governo-faz-nova-proposta-a-professores-e-quer-fim-da-greve.shtml