segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aids cresce com força entre mulheres no RN, diz Sesap

Da redação do Diário de Natal
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgou um boletim com dados estatísticos dos últimos dez anos sobre a epidemia de Aids no Rio Grande do Norte. De acordo com o boletim, o número de casos no sexo feminino encontra-se em crescimento passando de 20 homens para uma mulher em 1989, para 2,1 homens para uma mulher em 2009. Em relação à faixa etária a maior concentração de casos é entre 20 e 49 anos (81%).


A epidemia de Aids no Rio Grande do Norte teve início em 1983 com o diagnóstico do primeiro caso. Desde então a epidemia no estado mostra tendências de crescimento, com 178 casos (adulto e criança) notificados em 2000 e 280 casos (adultos e criança) em 2009. Ao longo desses últimos 10 anos observou-se uma tendência de interiorização da doença, estanso presente nos últimos dez anos em 69% dos municípios, contra 55% que havia em 1999.

Dentre as pessoas infectadas no RN, 61,3% são heterossexuais. Os homossexuais (18,7%) e os bissexuais (8,3%), apesar de não apresentarem tendência relevante de crescimento, representam 27% dos casos notificados, o que denota vulnerabilidade dessas populações e a necessidade do fortalecimento de ações específicas, como o Plano de Enfrentamento da Epidemia entre gays, homens que fazem sexo com homens, e travestis.

O boletim mostra ainda que, de acordo com a faixa etária, a maior concentração de casos de HIV é entre 20 e 49 anos (81%), e um crescimento dos casos em maiores de 50 anos, onde em 2000 o total de notificações para essa idade era de 13 casos, passando para 55 em 2008 e 53 em 2009. De 2000 a 2009, no RN, foram identificados 38 casos de Aids em menores de 5 anos, representando 1,7% dos casos de Aids identificados no estado neste mesmo período.

De acordo com o boletim, o número de óbitos em virtude da doença aumentou entre 2004 e 2009. Em 2004 foram 29 óbitos; no ano seguinte 54; em 2006 registrou-se 44 óbitos; em 2007 foram 52 mortes; em 2008, 89; e finalmente em 2009 foram registrados 96 óbitos por conta da Aids. O boletim diz que esse aumento pode ser atribuído aodiagnóstico tardio, à redução da adesão ao tratamento e à dificuldades no acesso aos serviços especializados principalmente na região metropolitana.

Saiba mais

Número de casos: 280 (2009)

Proporção entre o número (por sexo)

1989 - 20 homens para cada mulher
2009 - 2,1 homens para cada mulher

Orientação sexual
Heterossexuais - 61,3%
Homossexuais - 18,7%
Bissexuais - 8,3%
Óbitos
2004 - 29
2005 - 54
2006 - 44
2007 - 52
2008 - 89
2009 - 96

Comperve divulga gabaritos do primeiro dia de provas da UFRN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Comissão Permanente de Vestibular da UFRN (Comperve) divulgou na tarde deste domingo (28) o gabarito com as respostas corretas referentes às provas aplicadas no primeiro dia do vestibular. Diariamente a comissão vai divulgar os gabaritos sempre um hora depois do término das provas. 


Neste domingo os mais de 28 mil candidatos que se inscreveram para o processo seletivo fizeram provas de Química, Física, Biologia, Matemática e de Língua estrangeira.

sábado, 27 de novembro de 2010

Polícia prende traficante disfarçado de pastor em fuga no Alemão

Leandrinho foi preso no acesso a Volta Redonda, onde chefiava tráfico.
Outros dois foram presos; um deles é homem de confiança de Beira Mar.

Para fugir do cerco da polícia no Conjunto de Favelas do Alemão, um traficante se disfarçou de pastor evangélico e, com a Bíblia na mão, seguiu viagem rumo a Volta Redonda, no Sul Fluminense. No entanto, a fuga do criminoso foi frustrada na tarde deste sábado (27) pelos agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).

De acordo com o delegado da DRFA, Marcio Mendonça Dubugras, o traficante conhecido como Leandrinho chefiava a venda de drogas em Volta Redonda, Angra dos Reis e Barra Mansa, todas no Sul Fluminense. Contra Leandrinho, há seis mandados de prisão e 12 anotações crimininais.
“Cercamos ele no acesso a Volta Redonda. Ao ser preso, ele confessou que estava no Conjunto de Favelas do Alemão e que planejou a fuga para não ser preso”, disse o delegado.

Ainda neste sábado, outros seis criminosos com funções importantes na hierarquia do tráfico foram presos.  Um deles, conhecido como Playboy, é apontado pela polícia como o homem de confiança do traficante Fernandinho Beira-Mar, que cumpre pena no Presídio de Segurança Máxima de Mato Grosso do Sul.
Mãe entrega filho traficante à polícia
Foi com  frases doces e preocupação de uma mãe zelosa que Nilsa Maria dos Santos, de 53 anos, conseguiu convencer o filho Diego Raimundo Silva Santos, o Mister M, de 25 anos, a se entregar à polícia, na tarde deste sábado. O traficante, também conhecido como 50 - por ser fã do cantor americando  Fifty Cent - era o segurança e braço direito de Pezão,  o chefe do tráfico do conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio.

"Disse pra ele: Diego vamos para casa com a mamãe. E ele respondeu: 'Não, mãe. Se ficar em casa, eles vão me  prender'. E eu disse: então vai comigo e seu irmão que é cristão que eu vou te apresentar na delegacia. Ele aceitou", contou dona Nilsa,  mãe de dez filhos e que trabalha num trailer vendendo comida na Vila da Penha, no subúrbio do Rio.
saiba mais
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-contra-o-crime/noticia/2010/11/policia-prende-traficante-disfarcado-de-pastor-em-fuga-no-alemao.html    

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UFRN: Comperve orienta vestibulandos para o processo seletivo 2011

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações da Agecom

Com a realização do Vestibular 2011 no próximo domingo, 28, a Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orienta os vestibulandos para que eles evitem possíveis transtornos durante a realização das provas.

Os candidatos deverão identificar os locais de realização de suas provas. Os lugares estão sendo informados no site da Comissão no sítio www.comeprve.ufrn.br. A consulta pode ser realizada com o número do CPF. Eles deverão visitar, com antecedência, os respectivos locais para evitar dificuldades de localização na última hora.

No dia da prova, os vestibulandos deverão, também, chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência, munidos apenas do documento original de identificação utilizado no ato da inscrição. O acesso aos locais de prova ocorrerá das 7h20 às 8h (horário oficial local), quando então o acesso será vetado (os portões, se for o caso, serão fechados). Além disso, não serão permitidos aos candidatos portar relógio eletrônico, celular, calculadora, câmera fotográfica ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, assim como livros, dicionários, boné, corretivo líquido, lápis grafite, borracha e outros. O candidato pode (e deve) levar uma garrafa com água e algum chocolate ou barrinha de cereal, caso queira.

A COMPERVE alerta os candidatos para que leiam atentamente o edital do Vestibular 2011, onde estão detalhadas todas as instruções relativas ao processo seletivo.

Palocci será ministro da Casa Civil no governo Dilma

O coordenador da equipe de transição de Dilma Rousseff (PT), Antonio Palocci, será o ministro da Casa Civil no governo Dilma. Seu nome havia sido cogitado para outras pastas, como a Saúde, o Planejamento e a Secretaria-Geral da Presidência, mas o ex-ministro da Fazenda irá ocupar o cargo que Dilma ocupou no governo Lula.

Palocci foi um dos principais articuladores da campanha de Dilma Rousseff e foi apelidado como um dos ''três porquinhos'' da presidente eleita. Os outros dois são o deputado federal José Eduardo Cardozo e o presidente do PT, José Eduardo Dutra.
Do Estado de Minas

Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/56652/  

Promotor pede anulação de concurso em município potiguar

Os aprovados em 1º e 2º lugar no concurso da prefeitura municipal de Venha Ver apresentaram dificuldades de leitura e compreensão dos textos”. Com essa afirmação o Promotor de Justiça Glaucio Pinto Garcia justifica o pedido feito na Recomendação nº 002/2010 para que o prefeito anule o concurso.

Segundo ele, após denúncia encaminhadas por outros candidatos os aprovados nos dois primeiros lugares do certame foram chamados à Promotoria de Justiça para prestar esclarecimentos. “Durante a conversa eu fiz algumas das perguntas que constavam da prova do concurso, mas eles não souberam responder a nenhuma delas, deixando clara a evidência de irregularidade no processo de seleção”, afirma o Glaucio Carcia.

A Recomendação, publicada hoje, pede que a prefeitura anule imediatamente o Concurso Público regulado pelo Edital n° 01/2010; e devolva os valores referentes à taxa de inscrição. Além disso, o Promotor de Justiça quer garantir a realização de um novo concurso. Para isso, ele sugere, ainda, que a prefeitura abra um novo processo de licitação para contração de empresa organizadora de outro certame; e publique um novo edital de concurso.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Senador reclama aprovação de projetos em favor dos idosos

Embora a expectativa de vida tenha aumentado e, com isso, a força política da população idosa, parece que os políticos não se dão conta disso e pouco têm feito para melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária. Essa foi a tônica do pronunciamento do senador Paulo Paim (PT-RS), que salientou a demora que um projeto de lei pode levar para ser aprovado no Congresso Nacional.

- Certamente quem tem compromisso com os idosos há de avançar. Chegará um dia em que nenhum presidente, senador, deputado, governador, prefeito ou vereador conseguirá se eleger sem mostrar sua responsabilidade para com os idosos, aposentados, pensionistas ou não - apostou.
Paim mencionou diversos projetos seus com vistas a beneficiar essa faixa da população. Ele lembrou do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - ainda a ser apreciado pelo Congresso - à derrubada do fator previdenciário do cálculo das aposentadorias. Trata-se da emenda de Paim ao PLV 2/10.

- Todos sabemos que é uma indignidade para com os trabalhadores a aplicação do fator previdenciário sobre seus proventos. E, mesmo assim, essa votação arrasta-se por longo tempo - objetou.
O parlamentar gaúcho mencionou outros projetos, como o que propõe a recomposição do valor das aposentadorias (PL 4.434/08, na Câmara) que, disse, busca recuperar as perdas sofridas ao longo dos anos. E a proposta de emenda à Constituição (PEC 24/03), que veda o contingenciamento e o bloqueio às dotações orçamentárias destinadas à Seguridade Social, o que, segundo Paim, possibilitará a liberação de R$ 50 bilhões para investir na assistência social, saúde e previdência.

Outra proposta sua (PLS 178/07) propõe a gestão quadripartite da Seguridade Social, ao instituir o Conselho Nacional de Seguridade Social, composto por representantes dos empregadores, aposentados trabalhadores e governo.
Deduzir do imposto de renda da pessoa física (IRPF) as despesas com medicamentos é o objetivo de outra proposta (PLS 375/08) de Paim.

- Não preciso nem mencionar a diferença que isso pode fazer para os mais velhos. Medicamento na idade mais avançada não é luxo. É extrema necessidade - considerou.
Paim encerrou seu pronunciamento enfatizando que saúde deve ser a prioridade número um do governo, seguida da educação e da segurança pública.
Da Agência Senado

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fidel delega suas atribuições como chefe comunista em Cuba

Fidel delega suas atribuições como chefe comunista em Cuba
REUTERS
  
HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro disse que 'não está em condições' de continuar ocupando a direção do Partido Comunista e delegou suas atribuições, informou a mídia oficial na quinta-feira, sugerindo que ele poderá renunciar a seu último posto de liderança.

Fidel, de 84 anos, renunciou em 2008 à Presidência por questões de saúde, mas se manteve no influente cargo de primeiro-secretário do governista Partido Comunista, o único legal em Cuba.
Durante um encontro na quarta-feira com estudantes, ele esclareceu, contudo, que não estava no local como chefe do Partido Comunista.

'Fiquei doente e fiz o que devia fazer: deleguei minhas atribuições. Não posso fazer algo que não estou em condições de me dedicar todo o tempo', disse Fidel, segundo o jornal oficial Granma.
O Partido Comunista fará em abril de 2011 um adiado congresso onde aprovará um plano de reformas econômicas impulsionadas por seu irmão e sucessor, o presidente Raúl Castro.
(Reportagem de Esteban Israel e Nelson Acosta)


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

COMPERVE DIVULGA CONCORRÊNCIA DO PSV 2011

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (COMPERVE-UERN) divulgou a concorrência do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2011). Medicina é o curso com maior concorrência. São 104.84 candidatos/vaga (geral) e 29.92 candidatos/vaga (cotistas).
Veja aqui

por: Marcio Alexandre da Conceição em 16/11/2010 17:25:42


Fonte:http://uern.br/administracao/agecom.asp?menu=noticia&notid=2846  

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ex-porteiro assume assassinato de ex-ministro do TSE e mulher

"Leonardo dá entrevista em Brasília"

BRASÍLIA - Após 14 meses de versões desencontradas, com prisão de inocentes e apelo até ao serviço de cartomante, a Polícia Civil de Brasília apresentou nesta quarta-feira, 17, o que acredita ser o assassino do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Guilherme Villela, de sua mulher, Maria e da empregada do casal, Francisca Nascimento. Preso em Montalvânia (MG), Leonardo Campos Alves, de 44 anos, ex-porteiro do prédio onde vivia o casal, confessou ter cometido o triplo homicídio para roubar e também porque estaria revoltado 'por ter sido destratado' pelo ex-ministro, que lhe teria negado ajuda para conseguir emprego.

Os três foram mortos em 28 de agosto de 2009 com 73 facadas. Em entrevista à imprensa na sede da polícia, para onde foi trazido, Alves disse que teve um parceiro na chacina, Paulo Mota Cardoso, de 23 anos, sobrinho de sua ex-mulher, mas negou que haja um mandante. 'Não agi a mando de ninguém', disse ele. 'Eu estava indignado com a desfeita dele e também estava passando por vários problemas financeiros e de família. 'Ele me disse que se fosse arrumar trabalho para todo desempregado do prédio, teria de abrir uma agência de emprego e me mandou embora'.

Apesar da 'grosseria', o ex-porteiro alegou que usou violência excessiva 'não por raiva, mas por medo'. Segundo ele, 'o plano inicial era só roubar, mas acabamos matando com medo de sermos reconhecidos'. Sabedor dos hábitos da família, por ter trabalhado no prédio por 15 anos, Alves deu detalhes de como entrou no apartamento, cuja portaria estava só encostada, subiu até o sexto andar, onde vivia o casal e esperou que as vítimas chegassem, escondido atrás de uma pilastra.

Crime. Pela sua descrição, o primeiro a morrer foi Villela. 'Ele abriu a porta por volta das 19h e nós o empurramos com força para dentro'. Pesado, o advogado teria ficado desacordado na queda. 'Fechamos então a porta e pegamos duas facas na cozinha', contou. 'Dei a primeira facada pelas costas, com força, depois meu colega foi conferir se ele estava vivo e demos várias golpes mais para garantir que estivesse morto', narrou.

Pela narrativa, a seguir foi abatida Maria, que ainda tentou demovê-los do crime oferecendo dinheiro, joias e o que eles mais quisessem. Ele disse que recebeu US$ 27 mil, trocados por R$ 50 mil e uma certa quantidade de joias, vendida por R$ 9 mil. 'Ela perguntou se eu queria mais, mas como não tenho experiência em assalto, disse que bastava', contou. 'Mandei então que ela deitasse e quando ela estava no chão, meu colega deu a primeira facada, pelas costas e nós continuamos golpeando até ela morrer'.

Por último, chegou Francisca, que havia saído para fazer compras da casa. Ele disse que a empregada morreu por infortúnio porque quando chegou, os dois já estavam de saída. 'Tivemos de matá-la também para ela não nos delatar', afirmou. 'Das três, é a morte que eu mais me arrependo, fui muito azar', contou. Depois os dois retornaram para Montalvânia, a cerca de 600 quilômetros de Brasília, onde Alves foi morar após perder o emprego, em 2009, três meses antes do crime.

Erros. A confissão do ex-porteiro desconcertou a Polícia Civil, que cometeu vários erros na investigação e já havia incriminado a arquiteta Adriana Villela, filha do casal, como co-autora do crime, de olho na herança do pai, dono de uma das bancas de advogados mais requisitada de Brasília. Ela nega a acusação e espera o desfecho do caso para decidir que medidas judiciais vai adotar. 'Precisamos aguardar o resultado com cautela porque se eles erraram absurdamente comigo, podem estar cometendo novas injustiças', criticou.

O diretor-geral da Polícia Civil, delegado Pedro Cardoso, considerou a confissão de Alves harmônica com a posição dos corpos, a cena do crime e as provas periciais até agora produzidas, mas não descarta o envolvimento de uma terceira pessoa na triplo homicídio. Ele vai levar Alves para reconstituição do crime no imóvel e disse que, por enquanto, não vai excluir o nome de Adriana do rol de suspeitos. Embora as evidências mostrem que a polícia e o Ministério Público erraram ao denunciá-la, tecnicamente ela continua ré no processo, acusada de coautoria.

Cardoso participou das buscas em Montalvânia e disse que a polícia encontrou joias roubadas e ouviu pessoas envolvidas também na troca dos dólares. A mulher do ex-porteiro confessou ter recebido de presente do marido um pingente roubado, que pertenceria à coleção de Maria. Mas para ele, o caso não está encerrado. 'Demos um largo passo na investigação, mas precisamos estabelecer de forma muito criteriosa a conduta de cada um no local do crime, a participação efetiva, o proveito obtido com o produto do roubo e as motivações'.

O promotor Maurício Miranda, que ofereceu a denúncia contra Adriana, aceita pela justiça, pediu o afastamento do caso da delegada Débora Menezes, da 8ª DP, cujas investigações paralelas levaram à prisão do ex-porteiro. Ele quer também de fora o juiz Sandoval Barbosa, que determinou o arquivamento da denúncia contra a filha do casal. Para ele, Adriana é suspeita de envolvimento no crime porque tinha relação conflituosa com os pais por dinheiro e foram encontradas digitais dela no apartamento, indicando sua presença no dia dos homicídios.

Alves contou que, desde o crime, prestou depoimento duas vezes, intimado pela delegada Martha Vargas, da 1ª DP, a primeira encarregada do caso, mas negou participação. Autora de atropelos, como seguir pistas falsas por orientação de uma vidente, Martha acabou afastada do cargo e do caso e responde a processo administrativo interno. O ex-porteiro alegou que, desde a demissão, meses antes do crime, vivia em Montalvânia, onde estaria no dia dos homicídios e ela aceitou o álibi.

Só recentemente, após a prisão de um filho de Alves por porte de drogas e mais recentemente a do parceiro Paulo, acusado de um outro assassinato na região de Montes Claros, a Polícia retomou a pista abandonada. O filho de Alves fez confidências com outros presos na penitenciária da Papuda e, durante uma reportagem sobre o crime, mencionou joias que o pai vendera na cidade.

sábado, 13 de novembro de 2010

Exames auditivos gratuitos neste sábado em Natal

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
 
Este sábado será um dia de cuidados com a audição dos natalenses. O Instituto Pedro Cavalcanti promove, a partir das 10h, na Via Acerola, do shopping Via Direta, a 7° Campanha Nacional da Saúde Auditiva. No evento, a população poderá realizar exames audiológicos gratuitos, como audiometria tonal e otoemissões otoacústicas, para identificação de possíveis problemas auditivos, além de tirar dúvidas e receber orientações com uma equipe de otorrinos e fonoaudiólogos no local.
 

Candidatos de seis estados devem refazer o Enem

Brasília – Com a queda da liminar que tinha suspendido o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação começa, agora, a organizar a reaplicação das provas para os candidatos prejudicados pelo problema nos 21 mil cadernos de prova amarelos que apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões.

Inicialmente, o MEC estimou que 10% dos alunos que receberam as provas com defeito não teriam conseguido trocar os cadernos com problemas, mas os dados levantados até agora mostram que o número é bem menor. Até o momento, menos de 200 ocorrências foram identificadas, em seis estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Paraná e Santa Catarina.

O levantamento desses estudantes que terão direito a refazer as provas de ciências da natureza e humanas, aplicadas no último sábado (6), está sendo feito a partir das atas das 128 mil salas de prova. Esse documento é utilizado pelos fiscais para relatar qualquer problema que tenha ocorrido durante a aplicação. Só vai poder refazer a prova aqueles participantes que tinham o caderno com erro, relataram o defeito ao fiscal e não puderam trocar o material.

Como ainda não está definido o total de estudantes que participarão da reaplicação do Enem, ainda não está marcada a data da prova. Mas o MEC trabalha com a possibilidade de realizá-la no dia 4 de dezembro. Como apenas os cadernos do sábado apresentaram o defeito, só será necessário um dia para aplicar o exame aos prejudicados.
Agência Brasil


Motoqueiro morre após acidente na BR-226, na Zona Oeste de Natal

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O feriadão já teve o primeiro registro de morte no trânsito no RIo Grande do norte. Um acidente envolvendo uma motocicleta e um veículo ainda não identificado vitimou um jovem identificado por Jamerson Diego Cavalcanti, 21 anos, por volta das 19h50 desta sexta-feira, na BR-226. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu nas proximidades do bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e foi a óbito. Ainda não há informações sobre o condutor do outro veículo que também se envolveu no acidente.
 
 

Polícia encontra corpo de homem desaparecido no interior do RN

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do blog O Câmera

 
O 2ª Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, localizou por voltadas 8h deste sábado, o corpo de um homem de aparentemente 20 anos, em um estrada carroçável próximo a BR-405 na saída de Mossoró, região Oeste. Segundo informações de um familiar, o homem se chama Elenilton, sendo mais conhecido por “Ratinho” e estava desaparecido há três dias.
Ainda segundo o familiar, Ratinho era usuário de drogas e já teria passagens pela polícia. O corpo já se encontra em estado de decomposição e será levado ao Itep para identificação da causa da morte.


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PF vê 'indícios' de que vazamento do Enem 'tem fundamento'

A Polícia Federal de Juazeiro (BA) iniciou na segunda-feira, dia 9, as investigações preliminares para apurar denúncia de suposto vazamento do tema da redação do Enem, a partir de denúncia feita por professores de um curso pré-vestibular de Petrolina (PE). A cidade, a 769 quilômetros do Recife, é separada de Juazeiro (BA) pelo Rio São Francisco. 'Há indícios de que a história tem fundamento', observou o delegado federal Alexandre de Almeida Lucena.

O delegado colocou uma equipe para fazer um levantamento inicial do ocorrido e coletar nomes de professores e alunos a serem ouvidos. O passo seguinte, se a história tiver consistência, será a instauração de inquérito policial. 'Neste caso, vamos buscar saber como se deu (o suposto vazamento) e se alguém recebeu vantagem', afirmou o delegado.

Mais de uma hora antes do início da prova do Enem, no domingo, um grupo de estudantes que faria a prova procurou os professores do Curso Geo Petrolina Pré-Vestibular que haviam montado um ponto de apoio para tirar dúvidas e esclarecer candidatos, próximo à Universidade de Pernambuco (UPE) e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina (Facap), locais de realização do concurso. Os candidatos pediam ajuda para desenvolver a redação se o tema fosse 'trabalho e escravidão'.

De acordo com o professor de português Marcos Freire, um dos estudantes, aluno do curso Geo, disse que o tema da redação havia sido vazado em São Raimundo Nonato (PI) e que ele tinha recebido a informação.
O boato se espalhou e outros candidatos recorreram aos professores. 'Na hora não acreditei na história do vazamento, mas atendemos aos alunos, discutindo o tema', disse o professor Marcos Freire.

Os professores Ramón Bandeira e Diego Alcântara também desempenharam o mesmo trabalho, discutindo o assunto com os estudantes, de acordo com o coordenador do Curso Geo, Nivaldo Moreira.

Depois da prova, veio a preocupação dos professores, ao saber da confirmação do tema Trabalho na Construção da Dignidade Humana, com dois textos de apoio, trabalho escravo e futuro do trabalho. 'A questão é séria e terminamos nos envolvendo por não termos dado a devida dimensão ao fato', avaliou Freire.

A OAB teve notícia do caso e está averiguando, 'com cautela', as informações. A PF investiga a história.


Fonte:  http://estadao.br.msn.com/educacao/artigo.aspx?cp-documentid=26282001

Haddad não convence OAB sobre nova prova do Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad, não conseguiu convencer a OAB que a realização de uma novo Enem para estudantes que receberam provas com erros não vai prejudicar os demais candidatos. O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, ressaltou que irá discutir, com outros membros da Ordem, sobre o assunto, e que terá um posicionamento até o final da semana. 'Nossa preocupação sempre foi com o princípio constitucional da igualdade entre os candidatos', diz Cavalcante.

O ministro tinha anunciado em coletiva na segunda-feira que tentaria convencer a Justiça da possibilidade de novo exame usando como argumento a Teoria da Resposta ao Item, que permite que duas provas diferentes sejam aplicadas com o mesmo nível de dificuldade.

'A TRI ainda não foi analisada sob a ótica do direito. Para nós, advogados, juristas, juizes, ela soa num primeiro momento muito diferente da prática que temos nos concursos tradicionais', disse Cavalcante.

O Estadão.edu apurou que o ministro teria ficado perplexo com os argumentos da OAB. Durante a concorrência, explica o presidente da OAB, os candidatos devem 'ter acesso de forma igual'. Até o final da semana a Ordem terá um posicionamento final sobre o assunto. 'Se isso (uso da TRI) não ferir princípio da igualdade, não teremos dificuldade em ratificar.'

O presidente da Ordem, porém, ressaltou que não se 'impressiona com a apologia ao caos'. 'Essa argumentação de que (a anulação da prova) vai quebrar a educação no Brasil não nos impressiona. Estamos preocupados com a Constituição e com o direito de todos os concorrentes.'

Fonte: http://estadao.br.msn.com/educacao/artigo.aspx?cp-documentid=26280868  

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Juíza federal suspendeu Enem, em caráter liminar, nesta segunda-feira. Ministro disse que não cogita refazer prova do sábado para todos os inscritos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8) que o ministério irá tentar reverter a decisão da Justiça Federal do Ceará de suspender, em caráter liminar, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro disse ainda que não trabalha com a hipótese de anular o exame nem de refazer as provas aplicadas no sábado (6) para todos os inscritos.
O Enem 2010 foi aplicado neste fim de semana, em todo o país. No sábado, estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e na prova amarela. O Ministério da Educação e a gráfica responsável pela impressão admitiram as falhas.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira pela juíza federal da 7ª Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, que aceitou a argumentação de ação civil pública do Ministério Público Federal. A ação afirma que erros no exame causaram prejuízo para os candidatos.

Segundo Haddad, o ministério irá explicar à juíza que o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permite a comparabilidade no tempo de provas distintas. "Nós vamos levar à consideração da juíza o que nos parece ser sua maior preocupação, que é o fato de que as pessoas estariam submetidas a provas diferentes quando o exame for reaplicado. Mas o TRI permite que elas sejam submetidas a questões de mesmo peso", disse o ministro.

Caso a juíza mantenha a decisão, o MEC irá recorrer em instâncias superiores, de acordo com Haddad.
"Estamos absolutamente seguros de que a prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os pontos de vista, e vamos defender isso até a última instância [caso a decisão da juíza perdure]", declarou Haddad.

O ministro afirmou que o MEC recebeu poucos relatos de casos de necessidade de substituição de provas. "Há poucos relatos [de prejudicados na prova] esparsos pelo país e um relato mais concentrado em uma escola em Sergipe. A prova será reaplicada para quem foi prejudicado. A grande vantagem que nós temos é que, como o Enem, desde o ano passado, responde pela Teoria de Resposta ao Item, essas provas são rigorosamente comparáveis e não é necessário anular o exame como um todo", afirmou.

Sobre a folha de respostas das provas do sábado (6), que foi impressa com os cabeçalhos invertidos, o ministro da Educação afirmou que terá de apurar. "Temos que apurar a cadeia de responsabilidades nesse caso específico", disse.
No caso das provas amarelas, o ministro da Educação afirmou que a falha do controle de qualidade da gráfica em 21 mil provas, é uma porcentagem muito pequena. "O Inep fez a checagem da matriz da prova, que não tinha problemas. Não tinha como folhear todas as provas", afirmou.

MEC prevê que quase 2 mil terão direito a refazer o Enem

Exame deve ser reaplicado entre fim deste mês e início de dezembro.
Haddad desistiu de viajar com Lula devido a problemas com provas.

A assessoria do Ministério da Educação (MEC) informou na manhã desta segunda-feira (8) que prevê que cerca de 2 mil pessoas tenham direito a refazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devido a erros na impressão de cadernos de prova amarelos. Segundo o MEC, o exame deve ser reaplicado para essas pessoas entre o fim de novembro e o começo de dezembro de 2010.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um lote inferior a 1% do total das provas do caderno amarelo teve problemas na impressão. Dos estudantes que receberam essas provas, a grande maioria teria recebido um novo exemplar do caderno de questões ainda durante a realização do exame. O Inep informou que a minoria desses estudantes não teve o caderno substituído ou se recusou a substituir a prova.
Estudantes que fizeram a prova amarela do Enem neste sábado (6) reclamaram de vários problemas, como a falta de algumas questões, a duplicação de outras e questões diferentes com a mesma numeração. Além disso, havia perguntas da prova branca misturadas no meio do caderno.

O MEC informou que, devido aos problemas com o Enem, o ministro Fernando Haddad desistiu de fazer a viagem que estava programada para esta semana em Moçambique, na qual acompanharia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula embarcou para Maputo, capital de Moçambique, na manhã desta segunda.

O  Inep deve receber ainda nesta segunda-feira o relatório de aplicação das provas, que indicará possíveis prejudicados no exame, realizado no último final de semana. 

Cartão de respostas

O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto disse neste domingo (7) que o órgão vai abrir na quarta-feira (10) uma página na internet para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados com os erros no caderno de respostas do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O espaço funcionará até o dia 16.

No sábado, no caderno de questões, os primeiros 45 itens eram de ciências humanas e suas tecnologias e os outros 45, de ciências da natureza e suas tecnologias. No caderno de respostas, o primeiro subtítulo, referente às primeiras 45 respostas, era de ciências natureza. E, depois, havia o anúncio das respostas de ciências humanas.


 

DPU pede anulação das provas do Enem 2010

A Defensoria Pública da União (DPU) vai recomendar ao Ministério da Educação (MEC) a anulação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas nesse fim de semana. Caso o governo não acate o pedido, o órgão ajuizará uma ação civil pública contra a pasta.

As provas aplicadas a 3,3 milhões de candidatos apresentaram erros que podem prejudicar os estudantes. Vinte e um mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões aplicadas nos sábado (6). Não se sabe ainda quantos candidatos foram prejudicados por esse problema, já que em cada local de aplicação há uma reserva técnica de 10% dos exames que permitiria a troca do material defeituoso.

Também no sábado, a folha em que os estudantes marcam as respostas das questões estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame teve 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

A defensoria pede que os alunos prejudicados entrem em contato com o órgão pelo e-mail enem2010@dpu.gov.br. O candidato deve incluir o seu nome, a localidade em que fez o Enem e as orientações recebidas ou não pelo fiscais de sala sobre as falhas constatadas.
Da Agência Brasil

MP fixa prazo para PV se pronunciar no caso Gilson Moura

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do MP/RN

Após análise por parte de sua Assessoria Jurídica, o Procurador Geral de Justiça fixou o prazo de 10 dias para que a Diretoria do Partido Verde se pronuncie sobre o pedido de renúncia do Deputado Estadual Gilson Moura.

Os Promotores da Assessoria Jurídica do MP esclarecem que para poder abrir um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) é preciso, inicialmente, buscar mais esclarecimentos que sustentem as denúncias. Para isso, no despacho feito ontem, 05, o Ministério Público pede mais detalhes ao Deputado Nélter Queiroz sobre a representação feita por ele. Apenas depois de analisar os esclarecimentos é que será possível saber se será aberto o PIC ou não. Até lá, o Procurador Geral de Justiça deve pedir outras providências no intuito de colher mais informações sobre o caso.

Mais de 100 médicos aprovados em concurso são convocados no RN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), está convocando médicos de várias especialidades, aprovados do último concurso público, para integrar os quadros de servidores do Rio Grande do Norte e suprir, especialmente, a necessidade de recursos humanos nos hospitais regionais do Estado. A relação com os nomes dos médicos foi publicada na edição desta sexta (5), no Diário Oficial do Estado.

Ao todo foram convocados 107 profissionais, entre neurologistas, anestesiologistas, pediatras, ortopedistas, cirurgiões gerais e outras especialidades. Os convocados serão encaminhados para as unidades hospitalares da Região Oeste e da Região Metropolitana de Natal.

O concurso público para a área da saúde foi realizado no dia 23 de maio deste ano e o resultado com os nomes dos aprovados foi homologado no dia 26 de junho. Em julho, foram convocados os primeiros 375 profissionais para substituir os antigos contratos temporários.

Segundo o subcoordenador de gestão de RH da Sesap, Eliseu Andrade, os convocados devem comparecer o mais breve possível. "Quanto mais cedo o convocado se apresentar, mais rápido o processo tramita, visto que, alguns exames necessários para a nomeação dos aprovados demoram até 15 dias para ficarem prontos", observou o subcoordenador.

A partir desta semana, os convocados devem comparecer à sede da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 730, 1º andar, Centro, Natal, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para dar início ao processo de posse. O prazo para a apresentação é de até 30 dias após a publicação oficial, ou seja, esse prazo encerra no dia 4 de dezembro.

sábado, 6 de novembro de 2010

De olho no Enem: veja as dicas que podem fazer a diferença durante a prova

SÃO PAULO - Cerca de 4,6 milhões de estudantes devem fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo fim de semana, dias 6 e 7. A prova, antes apenas um instrumento para avaliar o desempenho dos estudantes que saem do ensino médio, hoje, é considerada pré-requisito para a entrada em muitas instituições. Contudo, alguns descuidos podem fazer os estudantes acordarem do sonho de cursar uma faculdade.

Para evitar problemas, adote dicas simples que podem fazer a diferença para quem vê no exame a chance, muitas vezes única, de entrar na universidade. E os cuidados, aconselham os professores consultados pelo InfoMoney, começam antes mesmo de sair de casa. “Um dia antes da prova aproveite para descansar”, reforça a coordenadora do cursinho da Poli, Alessandra Venturi.
Descansar mesmo. “Não beba no dia anterior, não chegue em casa tarde, cuide da alimentação e fique longe dos livros”, alerta a professora. “Não adianta estudar no dia anterior à prova”. Para o professor do Etapa Vestibulares Marcelo Dias Carvalho, o estudante deve equilibrar lazer, sono e alimentação antes do exame.

Não olhe para os lados
De nada adianta todos os cuidados adotados antes da prova se, durante o exame, o estudante não mantiver a calma. “Chegue 40 minutos antes da prova para se familiarizar com o espaço e tente fazer um exercício de respiração”, aconselha Alessandra.

Durante a prova, fique atento aos enunciados das questões: eles podem trazer a resposta. “Esqueça um pouco as fórmulas e leia a questão com atenção”, recomenda Dias. Se, mesmo com toda a atenção do mundo, a pergunta não ficar clara, não perca tempo. “Pule a questão e volte nela depois”, recomenda o professor.

No Enem, assim como em praticamente todos os grandes vestibulares, o tempo é um ponto fundamental. “E muitos erros ocorrem devido à distração”, afirma Dias. Para Alessandra, além de controlar o tempo, o aluno precisa ter em mente que aquele tempo é dele, e deve ser usado. “Cada um tem o seu tempo, então, não adianta ficar nervoso se alguém sair antes de você”. Em resumo: foque na prova e não olhe para os lados.

E a redação...
A redação é sempre um problema para muitos vestibulandos. No Enem, ela é dada no segundo dia de prova. Começar antes de resolver as questões ou deixá-la por último fica a critério do estudante. “Essa escolha vai depender do ritmo do aluno”, afirma o professor Dias. “De repente, começar pelas questões pode despertar novas ideias para o texto”.

Alessandra também acredita que os enunciados podem acabar ajudando na produção do texto. “Dependendo do grau de nervosismo, é melhor começar resolvendo as questões, mesmo porque elas podem dar repertório para a redação”, acredita. Na dúvida, ao menos leia o tema da redação primeiro.

Fonte:http://dinheiro.br.msn.com/comportamento/artigo.aspx?page=0&cp-documentid=26240908