sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Estudantes de olho d`agua se unem e fundam associação

Os estudantes de olho d àgua dos Borges se unem e fundam uma associação, segundo alguns membros essa associação tem por finalidade lutar pelos direitos dos estudantes. Essa associação e composta por estudantes universitários e de ensino médio.
Segundo alguns integrantes, essa associação reflete um momento único na historia do município, pois não se tem relato de algo extraordinário, como uma associação, ate no estado pouco se sabe sobre algo desse tipo, uma associação estudantil. Um dos objetivos da associação é conseguir uma bolsa de estudos junto ao governo municipal, mas que essa bolsa seja garantida através de um projeto de lei que garanta isso. Embora o presidente da associação deixe claro que não é apenas esse o objetivo da associação, mas também a oferta de oficinas, cursinho pré-vestibular e acima de tudo incentivo aos jovens do município que ultimamente andam muito desestimulados frente aos estudos, embora a média de aprovação nos vestibulares tenham sido de aproximadamente 6 pessoas em cada vestibular das universidades presentes no Estado do Rio Grande do Norte.
A associação elaborou um projeto de lei que garante a uma bolsa de estudos a todos os estudantes do município que residem fora e que não possui condições de se manter. Deve-se deixar claro que a bolsa é apenas uma ajuda, e que por causa dessa ajuda alguns estudantes do município estão trancando seus cursos o que de fato atrasa seu curso e demora a atingir seus objetivos profissionais, ressaltou o presidente da associação.
O projeto de lei foi apresentado a camara municipal de olho d água dos Borges através do vereador Rube, no dia da votação todos os vereadores votaram a favor do projeto, que foi posteriormente foi encaminhado ao gestor municipal que por sua vez vetou o projeto alegando que nenhum vereador pode apresentar um projeto de lei que traga custos aos cofres do município. A camara municipal tem o poder de derrubar o veto do prefeito, caso isso aconteça o prefeito tem 48 horas para sancionar o projeto caso isso não aconteça voltara novamente para a camara e o presidente da casa pode sancionar caso não queira passara para o vice-presidente e caso ele não assine vai para o ministério publico.
Segundo alguns estudantes que residem na casa do estudante em natal (CERN) alguns estudantes ja recebem uma bolsa de 100 reais por mês, mais existe outros que não recebem segundo eles porque não votaram no prefeito. Um que não quis se identificar disse" esperamos dos vereadores do município que derrubem o veto do prefeito, pois os mesmo tem poder para isso, mas antes de tudo que a sociedade olho daguense vive uma nova era e que o povo esta atento e quer uma resposta, durante a eleição muitas promessas agora é a vez da prática,cade o incentivo a educação".
A associação espera que o veto seja derrubado e que o projeto realmente venha a ser aprovado, pois existe muitos vereadores que prometem muito e que trabalham pela educação segundo o presidente " se eles quiserem a vez é essa" relatou o presidente da associação em uma entrevista a esse blog.
Não fundamos essa associação para fazer politica, mas sim para lutar pelos interesses dos estudantes bem como fazer algo pelos estudantes do município, que estão precisando de uma orientação, relatou o presidente da associação em uma entrevista a esse blog.
E ainda disse mais esperamos contar com o apoio de todos os vereadores, assim como foi na primeira vez em que o projeto foi posto em votação, e pedimos ao presidente da camara vereador Zé Sérgio para que agilize e coloque o projeto em pauta. Outro ponto a se ressaltar é que estamos estimulando jovens de vários municípios circunvizinhos a fundarem associações com a mesma finalidade. Disse o diretor de comunicação da associação.
Ainda segundo o diretor de comunicação que a associação esta acompanhado o repasse a prefeitura todos os meses e que já esta quase certo a ida para a Tv tropical e  rádios comunitários da região.

Nenhum comentário: