segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Governador recua da decisão de terceirizar escolas após mobilização de alunos e servidores

Pode parecer ficção, mas a verdade é que o governador Ricardo Coutinho recuou. Pelo menos desta vez. Após intensa mobilização dos alunos e servidores, o governador decidiu voltar atrás e desistiu, pelo menos provisoriamente, da sua decisão anterior de terceirizar a Escola Estadual Padre Hildon Bandeira, e mais seis outras em João Pessoa.
Escola Hildon Bandeira

Tudo começou, há cerca de dois meses, quando, de forma surpreendente, o Governo do Estado iniciou, sem qualquer consulta à comunidade, um processo de terceirização de escolas públicas. No primeiro momento seriam sete escolas. Uma delas a Hildon Bandeira. Uma equipe técnica de Pernambuco chegou a visitar a escola para iniciar a migração.
Quando os funcionários descobrirem que o pessoal responsável pela terceirização viria de Recife, eles ficaram revoltados: “Será que na Paraíba não tem profissionais capacitados para o ensino público, tem que importar de Pernambuco?” Indignados com a possibilidade, os alunos decidiram realizar uma assembleia no último dia 24, para deliberar uma mobilização contra a iniciativa.
“Nós não podemos aceitar esse tipo de decisão, de cima pra baixo. E nunca ouvimos falar em terceirização de escolas. Vamos pra rua. Não podemos aceitar “, eram as palavras de ordem dos alunos. Então, diante da mobilização, o Governo decidiu recuar e adiou, pelo menos por enquanto, o projeto de terceirização a escola.

Nenhum comentário: