sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Motoristas não aprovam custo da inspeção veicular ambiental

Por Fernanda Zauli, da redação do Diário de Natal

Os motorista de Natal não estão aprovando a ideia de pagar R$ 113,90 pela inspeção veicular que passa a ser obrigatória a partir de janeiro de 2011. Apesar de entenderem os benefícios da redução de emissão de gás carbônico (CO2) para o meio ambiente, muitos motoristas entendem que a taxa cobrada é abusiva e deveria estar incluída no valor pago pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

"Eu acho que o governo deveria pagar à empresa que fará essa inspeção veicular com o dinheiro do nosso IPVA. Nós já pagamos tantas taxas, aí inventam mais uma, não tem quem aguente manter um carro desse jeito", reclamou o administrador de empresas Marcio José Gomes, 35. O auxiliar de escritório Luiz Antonio Barbosa, 42, entende a importância da inspeção, mas acredita que a cobrança é "uma manobra" do governo para arrecadar mais dinheiro. "É um encargo a mais para o cidadão, mais um imposto, e já são tantos, não é? Certamente essa inspeção será positiva para o meio ambiente, mas, como sempre, o cidadão é quem paga a conta", afirmou.

No entanto, a inspeção veicular não é um imposto e sim um serviço que será prestado pela empresa privada Inspar, vencedora da licitação para a realização dos testes. O objetivo da inspeção é combater a poluição veicular através da colocação de um sensor no motor e outro no escapamento do veículo, a fim de minimizar a emissão de CO2 durante o seu funcionamento.

Zero Quilômetro

O auxiliar de enfermagem Adriano Nunes, 39, acaba de comprar um Fiat Palio 0km, e considera um absurdo ter que fazer inspeção em uma carro tão novo. "Quer dizer então que nas concessionárias não existe um controle de emissão de poluentes para os carros novos que saem de lá? Eu não sei ainda se terei que fazer essa inspeção já em janeiro, mas se tiver, será um grande absurdo", disse. A reportagem do Diário de Natal ligou para o atendimento da Inpsar (0800.084.2121) e a atendente informou que os veículos têm que passar pela inspeção veicular obrigatoriamente a partirdo segundo licenciamento. Portanto, quem licencicou o carro em dezembro de 2010, terá que fazer a inspeção apenas em 2012.


Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/59706/

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

UFRN aprova primeiro Mestrado na Modalidade a Distância pela Sociedade Brasileira de Matemática

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai ofertar Mestrado Profissional em Matemática na Modalidade a Distância e fará parte da Rede Nacional do Programa PROFMAT que já está aprovado pela Capes.

A primeira turma terá início em abril de 2011 e as vagas serão disponibilizadas para os pólos de apoio presencial de Natal (15 vagas) e Caicó (10 vagas).

A admissão de discentes e a distribuição de bolsas de estudos se darão por meio de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático do ensino básico, previamente definido e divulgado. O Exame Nacional de Acesso consiste num único exame, realizado pelo menos uma vez por ano, ao mesmo tempo, nas Instituições Associadas.

As normas de realização do Exame Nacional de Acesso, incluindo o período e requisitos para inscrição, a data, horários e locais de aplicação do exame, o número de vagas em cada Instituição Associada, e os critérios de correção são definidos por Edital do Conselho Gestor, que será divulgado em breve no site da Secretaria de Educação a Distância (www.sedis.ufrn.br).

Secretaria de Educação a Distância
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
 

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

IMPORTANTE COMPERVE DA UFRN DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR A DISTANCIA

A comissão permanente do vestibular da UFRN, vai divulgar o resultado da primeira fase do vestibular a distancia ocorrid0 no dia 14 de novembro desse ano para os polos que integram a universidade.

Em breve a lista completa dos aprovados na 1 fase do vestibular aguardem......

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quase metade das armas em circulação é ilegal, diz Ministério da Justiça

Existem hoje cerca de 16 milhões de armas em circulação no Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, o que dá 7,6 milhões de unidades, em poder de civis e bandidos. Com 34,3 mil homicídios ao ano, o país é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo. Os dados fazem parte de um levantamento nacional, divulgado hoje pelo Ministério da Justiça, como ponto de partida para retomada da campanha nacional pelo desarmamento, a ser mantida no futuro governo. "A posse de armas não socorre o cidadão, só gera mais violência e crime", afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto.
O estudo, produzido pela ONG Viva Rio, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), servirá de subsídios para focar a intervenção do poder público nos Estados onde há maior descontrole de armas, considerado o fator que mais contribui para a violência urbana.

A pior situação, conforme ranking montado pela ONG, é a dos Estados de Rondônia, Sergipe e Amapá. Foram levados em conta o cuidado no depósito das armas, o gerenciamento no seu controle e a produção de informações confiáveis sobre quem tem, onde estão e como são usadas as armas. Os melhores avaliados foram São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Conforme o estudo, de cada dez armas apreendidas no Brasil, oito são fabricadas no País e apenas duas vêm de fora. "Isso desmente a falsa impressão de que a maioria das armas ilegais é de fabricação estrangeira", explicou Antônio Rangel, diretor do Viva Rio. Entre as armas de origem estrangeiras, 59,2% são oriundas dos Estados Unidos, conforme cadastro do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), controlado pelo Exército e a Polícia Federal.

O segundo mercado fornecedor é a Argentina (16,7%), seguido de Espanha (6,9%), Alemanha (6,4%) e Bélgica (4,1%). "Na realidade, a arma brasileira - pistolas e revólveres - é a arma dos bandidos", explicou Rangel, para quem é mito achar que fuzis russos e israelenses são os grandes armamentos do crime. "Isso pode ocorrer apenas em territórios do tráfico no Rio, mas é exceção".

Violência

O trabalho da ONG envolve cinco estudos sobre diferentes aspectos do armamentismo no Brasil. Um deles traz a análise de 340 mil armas apreendidas no País de 1982 a 2008, com o objetivo de mapear as fontes que abastecem o crime organizado e a violência urbana. O estudo mostra que em apenas um ano, foram roubadas 27 mil armas de civis.

Outra fonte regular de suprimento são policiais civis, militares e bombeiros, que têm direito a adquirir três armas por ano a preço de fábrica. "Compramos armas para nos defender e acabamos armando os bandidos", enfatizou o ministro. O Rio Grande do Sul é o campeão em população civil armada. "Há uma cultura de glorificação da arma, fruto de uma mentalidade rural atrasada", observou Rangel.

O estudo constatou que boa parte das armas apreendidas, mesmo tendo sido compradas em países vizinhos, como Paraguai, são na verdade produzidas no Brasil. No Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com o Paraguai, 28,3% das armas apreendidas eram fruto de exportação de fabricantes brasileiros. "É um efeito bumerangue: a arma sai legalmente do País e volta para matar brasileiros", explicou o diretor da Viva Rio.

Um dos estudos mostra que na maior parte dos Estados as armas são pessimamente custodiadas em depósitos caóticos. Muitas vezes elas são esquecidas em gavetas, velhos armários ou ficam abandonadas em algum canto nas delegacias ou fóruns de Justiça. "Maus policiais se aproveitam do controle precário para mandar essas armas de volta às ruas, vendidas ou alugadas a bandidos", afirmou Rangel.
Agência Brasil


Em Breve....

A prova da UERN tem adquirido algumas características nos últimos 4 vestibulares, em breve uma analise sobre esses vestibulares e todas as questões comentadas do PSV-2011, Aguardem......



Em breve

UERN- COMPERVE LIBERA GABARITOS DO PSV 2011

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) disponibiliza os gabaritos oficiais das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV 2011). Também está disponível o formulário para recursos.
O coordenador da COMPERVE, prof. Egberto Mesquita, afirma que o processo ocorreu tranquilamente. Dos 16.770 candidatos aptos a participarem do PSV 2011, 2.007 candidatos faltaram no primeiro dia.
Clique abaixo:
PÁGINA DA COMPERVE
GABARITO 1º DIA - 19/12/2010
GABARITO 2º DIA - 20/12/2010
FORMULÁRIO
Mais informações:3315-2153 - Comperve


por: Iuska Kaliany Freire de Oliveira 


Fonte: http://uern.br/administracao/agecom.asp?menu=noticia&notid=2897

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

IMPORTANTE: Paciente Estadunidense que vive em berlim é o primeiro homem curado da AIDS

Ainda não é um tratamento acessível. Ainda não é a cura definitiva…. mas o fato é que, pela primeira vez na história da ciência, um homem foi curado da AIDS.

O “paciente Berlim” deu uma entrevista para a revista alemã Stern onde conta o processo ao qual foi submetido para o tratamento de uma leucemia. Outras publicações científicas publicaram os procedimentos que foram utilizados em seu tratamento e o consequente “desaparecimento” de anticorpos e/ou vírus HIV do seu organismo.

É um passo importantissimo nas pesquisas que aponta caminhos para serem estudados na busca por tratamentos para a AIDS.
Obviamente que isso não quer dizer de forma nenhuma que qualquer pessoa possa sair por aí fazendo sexo sem segurança. Lembrem-se: é a publicação neste finalzinho de ano de um estudo que vem sendo feito há decadas.  Podemos comemorar… mas com segurança sempre!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Oito em cada dez municípios brasileiros não têm museu, mostra estudo

Dos 5.565 municípios brasileiros, cerca de 80% não têm museu. Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) nos últimos quatro anos mostra que em todo o país o número de instituições chega a 3.025, distribuídas em 21,1% dos municípios brasileiros, a maioria com população acima de 100 mil habitantes. O levantamento Museu em Números será divulgado na próxima terça-feira (14), no Rio de Janeiro.

Segundo o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, o número de unidade ainda é pequeno na comparação com o de outros países e revela que apenas os grandes municípios têm museus.
“Boa parte dos municípios do interior brasileiro ainda não se relaciona com esse universo. Ou seja, o interior, o Centro-Oeste, o Nordeste e a Região Norte ainda não têm uma estrutura cultural que dê para o conjunto dos seus cidadãos a oportunidade de se relacionar com museus”, disse à Agência Brasil. O levantamento mostra que o número de museus supera o de salas de teatro e de cinema. Apesar disso, o presidente do Ibram avalia que o número ainda é insuficiente.

“Se pensarmos no contexto de outros países, ainda temos um trabalho muito grande. Não é apenas ter o museu, mas ressaltar a importância de não se ter um museu. Significa que parte da história do país, da memória local, não está sendo preservada. A busca do Ibram e da Política Nacional de Museu e, agora com o plano setorial, é que nos próximos dez anos possamos mudar essa realidade”, destacou Nascimento Junior.

Segundo ele, a ideia é que na próxima década os museus cheguem a, pelo menos, metade das cidades do país. ”O ideal é o 100% [do municípios]. Mas sabemos que nos próximos dez anos é impossível alcançar isso e queremos passar dos 50% de municípios com museus. Seria uma mudança significativa”, afirmou.

Além do total de museus no país, o levantamento trará informações sobre o estado de conservação dessas instituições. Para o presidente do Ibram, devido à falta de políticas voltadas aos museus no passado, há a necessidade de recuperar o tempo perdido.

“Temos que entender que essa área ficou muito tempo sem investimentos, que estamos recuperando o parque de investimentos com uma série de ações do governo feitas agora e que estamos em uma direção de consolidação desses investimentos.”
De acordo com Nascimento Junior, em 2003, o país destinou cerca de R$ 20 milhões para a área de museus. Esse valor passou para R$ 120 milhões em 2009. No entanto, ele afirma que é preciso aplicar mais recursos no setor para superar o déficit de museus no Brasil.

“Para que a gente dê conta do desafio de uma política cultural na área museológica, os investimentos têm que chegar a patamar anual de mais de R$ 200 milhões para que, em dez anos, a gente possa recuperar a infraestrutura do setor e preparar o Brasil para a Copa da Mundo e as Olimpíadas”, disse, ao destacar que muitos turistas que virão ao país para assistir aos jogos também poderão ter interesse pela história brasileira.
Da Agência Brasil

Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/57982/  

sábado, 11 de dezembro de 2010

Oportunidade: faculdade do RN vai contratar professores

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR
A Faculdade de Natal (FAL) está com inscrições abertas para professores nos cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, direito, banco de dados, gestão de recursos humanos, negócios imobiliários, segurança privada e gestão comercial. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail selecaodocente@falnatal.com.br. O processo de seleção será realizado em três etapas: análise do currículo, entrevista e avaliação didático-pedagógica. As inscrições vão até o próximo dia 12. O edital está disponível no endereço http://fal.eticamarketingdigital.com.br/Admin/Armazenamento/Arquivos/Noticias/EditaldeSelecaoDocente2011_1-2ok.pdf.


 Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/57917/

Levantamento indica que 97% do território do RN estão sujeitos à desertificação

De Érika Damásio /Especial para o Diário de Natal
Nada menos que 97% do território do estado do Rio Grande do Norte estão suscetíveis à desertificação. A informação é de Josivan Cardoso Moreno, técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Ele foi responsável pelos estudos do programa de ação estadual de combate à desertificação e mitigagem dos efeitos da seca, apresentado ontem no auditório do Idema, juntamente com os programas de enfrentamento às mudanças climáticas (Proclima) e o programa de gestão integrada de resíduos sólidos do estado do RN. A 1ª Reunião Ampliada da Comissão Tripartite Estadual do Meio Ambiente visa a articulação institucional entre união, estado e municípios sobre a eficiência das políticas ambientais.

De acordo com Josivan Cardoso, a aréa de aproximadamente 2 mil km² do nosso estado pertence ao núcleo de desertificação do Seridó. "A desertificação é uma degradação humana e natural que compromote a produtividade da terra e gera problemas sociais e econômicos" ressalta o técnico. Ao todo, 159 municípios do RN sofrem com esse processo e segundo ele, os estudos servem para combater, mitigar e adaptar essa realidade. No Brasil, o programa nacional de desertificação abrange toda a área do semiárido, além dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A coordenadora e engenheira sanitarista dos estudos do plano de resíduos, Emília Margareth de Melo informa que já existe um diagnóstico no manejo dos resíduos sólidos, nos 167 municípios do estado. "Estudamos cinco regionalizações - ou grupos de municípios que pudessem gerar a economia de escala - para implantação de aterro sanitário ou saneamento básico" diz.

Entre as regiões estão Seridó, Vale do Açu, Alto Oeste, Mato Grande e Agreste. O governo federal irá financiar coleta de resíduos do Seridó e do Vale do Assu. Os dois juntos darão suporte a coleta de lixo de 50 municípios do RN. Os aterros serão instalados na cidade de Caicó e Assu. "Os investimentos fazem parte do plano de integração do RioSão Francisco. Na região do Seridó, já está em processo licitatório desde junho desse ano. Já no Vale do Assu está em processo de licenciamento ambiental, aguardando apenas seis prefeituras se pronunciarem sobre o projeto" informa.
 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Alunos colocam álcool em água de professores em MG

Mais um caso de violência contra professor foi registrado, nesta sexta-feira, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Alunos da Escola Municipal Santos Dumont colocaram meio litro de álcool no bebedouro de uso exclusivo dos professores. Uma das professoras foi parar no hospital depois de tomar a água misturada com a solução. Ela teve irritação na garganta, mas passa bem. Os estudantes suspeitos de praticarem a ação foram levados para a delegacia para prestar depoimento.
Do Estado de Minas


Fonte: http://200.188.178.144/ver_noticia/57902/

Enem: 9,5 mil estudantes terão direito de fazer nova prova quarta-feira

Mais de 9,5 mil estudantes terão direito de refazer as provas de ciências humanas e da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na próxima quarta-feira (15). Inicialmente, o Ministério da Educação calculava que cerca de 2,8 mil alunos poderiam participar do novo exame.


A avaliação será reaplicada em 17 estados para os candidatos que foram prejudicados pelos erros de impressão em um lote do caderno de provas amarelo, que não continha todas as 90 questões.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep), todos os alunos serão comunicados até o fim do dia de hoje (10) por e-mail, SMS e telegrama. O levantamento foi feito a partir da análise das 116 mil atas das salas de prova. O documento é usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante a aplicação do exame.

Os estados do Paraná e de Santa Catarina concentram mais da metade dos casos de alunos prejudicados (60%). A prova será reaplicada em 42 municípios catarinenses – os que registraram o maior número de ocorrências foram Chapecó e Concórdia. No Paraná, 95% dos casos ocorreram em Curitiba.

Os 17 estados em que haverá nova prova do Enem são: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará. Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas.

O Inep esclarece que nenhum dos convocados é obrigado a participar da reaplicação do exame, marcada para o dia 15, às 13h. Quem não comparecer terá corrigida a prova anterior, que foi aplicada em 6 de novembro. A consulta aos locais de prova pode ser feita no site do Enem.

De acordo com o instituto, os alunos que precisarem fatar ao trabalho poderão solicitar uma declaração de comparecimento. O Inep informa que os estudantes que, “por qualquer motivo, foram convidados e não tiveram problemas com a prova amarela, ou realizaram provas de outra cor, devem simplesmente desconsiderar o convite”.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Novo exame para detecção de tuberculose mostra resultado em menos de duas horas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou hoje (9) seu apoio a um novo exame para a detecção e diagnóstico da tuberculose. O exame mostra os resultados em menos de duas horas, em vez dos três meses necessários atualmente para a obtenção de resultados conclusivos.

O exame é feito por uma máquina automática que analisa as moléculas de DNA do paciente, para determinar a presença da tuberculose e sua resistência aos medicamentos convencionais. De acordo com a OMS, a rapidez na obtenção dos resultados dos exames permitirá que os pacientes recebam tratamento imediato. Além disso, o novo exame representa grande economia financeira pois os testes são caros quanto feitos nos laboratórios médicos tradicionais.

O novo exame foi testado na África do Sul, em Uganda e no Lesoto, regiões africanas com alta incidência de tuberculose.

Da Agência Brasil

Fonte : http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/57706/

Professores da rede municipal de Natal protestam e ameaçam greve

Por Francisco Francerle, do DIÁRIO DE NATAL
A mesma cena se repete, até parece notícia do ano passado. No início de dezembro de 2009, professores acamparam, em frente à Prefeitura de Natal e ameaçaram uma greve nos primeiros dias do ano letivo se a Prefeitura de Natal não cumprisse os acordos com a categoria. Ontem, os profissionais simplesmente repetiram o discurso, com antigas e novas reivindicações, mas mantendo a mesma ameaça de não começar o ano letivo. A exemplo deste ano, a greve pode acontecer nos primeiros dias do próximo ano letivo, prejudicando milhares de alunos da capital.

O cenário está preocupando o Ministério Público que ontem instaurou inquérito civil com o objetivo de apurar se as verbas da educação do município de Natal estão sendo repassadas no percentual correto, bem como dentro do prazo previsto em lei. A Secretaria Municipal de Educação tem o prazo de dez dias, a contar da data de recebimento do ofício encaminhado pelo MP em 1º de dezembro, para prestar esclarecimentos sobreos prazos e aplicação da verba de 25% de toda receita dos tributos do município que, constitucionalmente, têm que ser destinadas à educação.

Segundo a promotora de Educação, Zenilde Alves, sua preocupação é decorrente dos problemas que têm sido divulgados pela imprensa e, além disso, tem chegado à Promotoria informações de que esses repasses estão sendo feitos de forma irregular. "Como tem o indicativo de que os valores estão sendo insuficientes e não estão sendo repassados na data certa queremos investigar isso com documentos e comprovação pelos extratos bancários dos últimos 24 meses", disse.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/57702/

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Índice que mede desempenho de alunos de 15 anos dá pontuação baixa ao RN

Por Francisco Francerle, do DIÁRIO DE NATAL
O Rio Grande do Norte ficou numa das últimas colocações, com 371 pontos, entre os 27 estados brasileiros que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009. A pontuação do RN foi igual à dos estados do Amazonas e do Acre, ultrapassando apenas os estados do Maranhão e de Alagoas que foram os "lanterninhas" do ranking, com 355 e 354 pontos, respectivamente. O Rio Grande do Norte foi 0 23º no país e o 7º do Nordeste. Os resultados divulgados ontem mostraram que o estado foi reprovado em disciplinas importantes como matemática, ciências e leitura, que são as áreas de avaliação do programa. A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade.

Os alunos do Distrito Federal foram os que atingiram a melhor média entre os 20 mil que participaram. Considerando as três disciplinas, a média do DF foi de 439 pontos - 38 acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417). Seis estados também tiveram resultados acima da média nacional - Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Como se pode perceber, não existe nenhum estado das regiões Norte e Nordeste entre os melhores. A melhor posição do Nordeste foi a 13ª, alcançada pela Paraíba que obteve 385 pontos.

A Secretaria de Educação do Estado do RN não quis se pronunciar a respeito dos resultados do Pisa, enquanto não analisasse passo a passo os dados da pesquisa. Já o ministro da Educação Fernando Haddad disse que o fraco desempenho do Nordeste é fruto da falta de investimentos na região que há muito tempo tem se verificado. "É muito injusto cobrar do Norte e do Nordeste um desempenho comparável com o do Sul e do Sudeste, sabendo que só muito recentemente é que estamos dando as condições para que esses estados possam formular políticas educacionais consistentes. Vamos corrigir as desigualdades garantindo que não importa onde a criança nasça o investimento público seja o mesmo", disse o ministro.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/57577/

Corpo de idosa em avançado estado de putrefação é encontrado em Mossoró

Por Rafael Barbosa, especial para o DIARIODENATAL.COM.BR
A Polícia Militar de Mossoró encontrou Maria Figueira Rodrigues da Silva, de aproximadamente 70 anos, morta, dentro de sua casa, por volta das 8h10 desta quarta-feira (08). O corpo estava em avançado estado de putrefação e não foi possível identificar a causa da morte.

O tenente Jovanilson Gama conta que um vizinho ligou para a polícia, reclamando de um forte odor que saia da casa da mulher. Como já havia alguns dias que Maria Figueira não era vista pela região, o morador suspeitava que o cheiro pudesse ser do cadáver da idosa.

Os policiais foram até o local e entraram residência 357 da rua Geraldo Narig, conjunto José Agripino. Maria Figueira Rodrigues estava lá, morta. Ainda não se sabe o motivo do óbito. Somente após o resultado da pesquisa será possível contesta-lo.

TRE/RN abre inscrições para duas vagas e cadastro reserva; até R$ 6.611,39

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) abriu nesta quarta-feira (8) o período de inscrições do concurso público que oferece duas vagas imediatas e forma cadastro reserva. Interessados podem se cadastrar até o dia 27 de dezembro pelo site www.concursosfcc.com.br ou nos locais indicados pela organizadora. A taxa de participação varia de R$ 53 a R$ 73.

A seleção será organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e constará de provas objetivas e discursivas, que devem ser aplicadas no dia 6 de fevereiro de 2011 nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. De acordo com o edital de abertura, as remunerações variam de R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39.

Quem tem nível médio pode tentar o cargo de técnico judiciário, nas especialidades administrativa e de apoio especializado (Programação de Sistemas, Enfermagem e Higiene Dental). Graduados podem entrar na disputa pelas vagas de analista judiciário, nas áreas judiciária, administrativa (geral e Contabilidade) e de apoio especializado (Análise de Sistemas, Engenharia Civil, Medicina, Biblioteconomia e Odontologia).
Do CorreioWeb.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Comperve libera cartões de inscrição da UERN

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) disponibiliza o acesso ao Cartão de Identificação do Candidato inscrito no Processo Seletivo Vocacionado 2011. A COMPERVE orienta que o candidato deve imprimir uma via do Cartão de Identificação que informa os dados do candidato e o local de provas. É necessário que o candidato informe o número do CPF e o ano de nascimento.

O Cartão será disponibilizado até o dia 19 de dezembro, quando iniciam as provas do PSV 2011. Serão dois dias de prova - 19 e 20 de dezembro. O cartão de identificação deverá ser recortado no local indicado, devendo o candidato colar a sua fotografia 3x4 recente no espaço reservado. A fotografia deve ser idêntica a que foi entregue juntamente com sua documentação e datada a partir de 2009.

Para acesso aos locais de provas, o candidato deverá apresentar o Cartão de Identificação, além de  um documento original de Identificação com foto. O professor Egberto Mesquita, coordenador da COMPERVE, destaca que além do documento pessoal e do Cartão de Identificação, o candidato deve levar apenas a caneta azul ou preta. É proibido o uso de aparelhos de celular e outros equipamentos eletrônicos como palm, calculadoras, aparelhos de MP3 e MP4, dentre outros. Caso o candidato seja flagrado portando algum dos equipamentos descritos, ele será automaticamente desclassificado.

LOCAIS - As provas do PSV 2011 serão aplicadas nas cidades em que a UERN possui Campus Avançados: Mossoró, Assu, Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Patu.
Mais informações:
3315-2153 - ComperveA Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) disponibiliza o acesso ao Cartão de Identificação do Candidato inscrito no Processo Seletivo Vocacionado 2011. A COMPERVE orienta que o candidato deve imprimir uma via do Cartão de Identificação que informa os dados do candidato e o local de provas. É necessário que o candidato informe o número do CPF e o ano de nascimento.

O Cartão será disponibilizado até o dia 19 de dezembro, quando iniciam as provas do PSV 2011. Serão dois dias de prova - 19 e 20 de dezembro. O cartão de identificação deverá ser recortado no local indicado, devendo o candidato colar a sua fotografia 3x4 recente no espaço reservado. A fotografia deve ser idêntica a que foi entregue juntamente com sua documentação e datada a partir de 2009.

Para acesso aos locais de provas, o candidato deverá apresentar o Cartão de Identificação, além de  um documento original de Identificação com foto. O professor Egberto Mesquita, coordenador da COMPERVE, destaca que além do documento pessoal e do Cartão de Identificação, o candidato deve levar apenas a caneta azul ou preta. É proibido o uso de aparelhos de celular e outros equipamentos eletrônicos como palm, calculadoras, aparelhos de MP3 e MP4, dentre outros. Caso o candidato seja flagrado portando algum dos equipamentos descritos, ele será automaticamente desclassificado.

LOCAIS - As provas do PSV 2011 serão aplicadas nas cidades em que a UERN possui Campus Avançados: Mossoró, Assu, Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Patu.
Mais informações:
3315-2153 - Comperve