terça-feira, 29 de junho de 2010

UERN divulga informações sobre o vestibular 2011

A COMPERVE (Comissão permanente de vestibular) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) informa  que o PSV/2011 será mantido nas seguintes modalidades: PSV combinado com o resultado do ENEM e PSV isolado. Sendo aplicado das seguintes formas: O PSV equivale a 80% (oitenta por cento) e o ENEM a 20% (vinte por cento) do total de pontos; O PSV isolado equivale a 100% (cem por cento) do total de pontos.

Relação de obras literárias para vestibular da UERN 2011:
Alienista - Machado de Assis
50 Crônicas Escolhidas - Rubem Braga
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Estórias Gerais - Jaime Hipólito Dantas


Fonte: http://www.vestibularprovaenem.com/2010/06/uern-divulga-informacoes-sobre.html

Bruno é o único suspeito, afirma delegado

Polícia do Rio cumprirá mandado de busca na casa do goleiro
LANCEPRESS!
De acordo com Edson Moreira, delegado do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa da Polícia de Minas Gerais (DHPP-MG), o goleiro do Flamengo Bruno é o único suspeito do sumiço da estudante Eliza Samudio, que diz ter um filho de quatro anos com o jogador.
- O Bruno é o primeiro suspeito, porque não tem outro - afirmou Edson Moreira, nesta terça-feira, à TV Record.

Bruno é esperado em Contagem para prestar depoimento. Na entrevista, o delegado revelou ainda que vários indícios apontam que Eliza, antes de desaparecer, teve um encontro com o atleta em Minas Gerais.
- As imagens vão ser analisadas passo a passo, mas há indicativos fortíssimos, que vamos buscar através das provas, de que a Eliza esteve em Minas Gerais - encerrou Edson Moreira.
O delegado também revelou que a Polícia Civil do Rio de Janeiro cumprirá um madado de busca e apreensão na casa do goleiro.
- No Rio de Janeiro a polícia está investigando a queixa que Eliza Samúdio tinha feito na delegacia de mulheres. Vamos ver se eles acham algum vestígio.


segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ex-presidente de Câmara Municipal do interior é denunciado pelo MPF

O Ministério Público Federal em Mossoró denunciou à Justiça Federal o ex-presidente da Câmara Municipal, João Newton Escóssia Júnior, pela prática do crime de peculato (desvio de recursos públicos por servidor). A denúncia é resultado da "Operação Sal Grosso", deflagrada pelo Ministério Público Estadual. Na ocasião, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do vereador, foram encontrado 520 livros, fornecidos pelo governo federal.

Os livros didáticos foram enviados pelo Ministério da Educação, mas ao invés de serem repassados para a rede pública de ensino, estavam no interior da residência do denunciado. Para o procurador da República Fernando Rocha de Andrade, "o acusado se valeu da posição de presidente da Câmara para se apropriar de grande quantidade de livros fornecidos pelo Ministério da Educação".

O procurador destaca ainda que a materialidade dos fatos está sobejamente comprovada no processo, tendo em vista o auto de apreensão dos livros, presente no inquérito policial que trata da Operação "Sal Grosso".

Se a denúncia for julgada procedente pela 8ª Vara da Justiça Federal, João Newton Escóssia Júnior pode ser condenado de dois a 12 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Operação Sal Grosso * A Operação Sal Grosso foi deflagrada em 14 de novembro de 2007 com o objetivo de apurar fraudes praticadas por membros da Câmara Municipal de Mossoró. O processo, que ainda não tem decisão definitiva, corre na 3ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró. 


IFRN utiliza o Enem para selecionar novos alunos

Exame valerá para ingresso nos cursos superiores e técnicos subseqüentes

Pró-Reitoria de Ensino, através do Edital nº 14/2010-PROEN-IFRN, definiu o Exame Nacional do Ensino Medio-ENEM como única forma de ingresso nos Cursos Superiores de Graduação e nos Cursos Técnicos Subsequentes do primeiro semestre letivo de 2011.

Serão consideradas válidas as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio da edição 2009 ou 2010. As normas complementares serão publicadas em edital específico posteriormente.
As inscrições para o ENEM 2010 seguem até o dia 9 de julho e podem ser feitas no site www.enem.inep.gov.br

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ataque dos EUA e Israel contra Irã deve provocar guerra na Coreia, diz Fidel

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro acredita que os Estados Unidos e Israel se preparam para atacar o Irã e que esse conflito provocará, por sua vez, uma guerra entre as duas Coreias, segundo a última de suas "Reflexões" publicada nesta sexta-feira nos meios de comunicação oficiais da ilha.


"Como eu gostaria de estar errado" é o título do último artigo de Fidel, que ressalta que desde o dia 20 de junho navios militares americanos navegam rumo à costa iraniana através do Canal de Suez.

Fidel considera que os Estados Unidos e Israel "subestimam o milhão de homens das Forças Armadas do Irã e sua capacidade de combate por terra, e às forças de ar, mar e terra dos Guardiães da Revolução".

"A estas se somam os 20 milhões de homens e mulheres, entre 12 e 60 anos, escolhidos e treinados sistematicamente por suas diversas instituições armadas entre os 70 milhões de pessoas que habitam o país (Irã)", indica o líder cubano.

O comandante reconhece que pensou inicialmente que a disputa começaria pela península da Coreia e que esse conflito daria lugar imediatamente a uma guerra dos Estados Unidos contra o Irã.

"Agora, a realidade muda as coisas em sentido inverso: a guerra do Irã suscitará imediatamente a da Coreia", diz o ex-presidente de Cuba.

A escalada de tensão na península de Coreia após o afundamento da embarcação sul-coreana "Cheonan" e a possibilidade de que os Estados Unidos e Israel ataquem o Irã foram temáticas constantes nas "Reflexões" de Fidel nas últimas semanas.

Como em vários de seus artigos recentes, o ex-governante também diz hoje que a Copa monopoliza boa parte da atenção da opinião pública internacional enquanto acontecem esses outros eventos.

"É muito justo que os fanáticos do futebol desfrutem da Copa do Mundo. Completo só o dever de alertar o nosso povo, pensando sobretudo em nossa juventude, cheia de vida e esperança, e especialmente em nossas maravilhosas crianças, para que os fatos não nos surpreendam absolutamente desprevenidos", adverte Fidel.

Fidel está afastado da vida pública desde 2006 por uma doença que o levou a ceder o poder a seu irmão Raúl, embora ainda seja o primeiro-secretário do governante Partido Comunista de Cuba.

Da Agência EFE.


Fonte: http://200.188.178.144/ver_noticia/44460/

Sesap divulga nomeação de candidatos aprovados em concurso público

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) publicou, na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial do RN, a nomeação dos candidatos aprovados em concurso público referente ao edital nº 033/2008.
Ao todo são 19 candidatos convocados que vão assumir cargos efetivos em áreas como Medicina, Odontologia e Segurança no Trabalho. Além de Natal região Metropolitana, os candidatos vão assumir vagas em cidades do Oeste e Agreste.

O prazo para a apresentação é de até 30 dias após a publicação oficial. Os nomeados devem comparecer à Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), no 9º andar da Sesap, na avenida Deodoro da Fonseca, Centro, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h. Lá, os convocados receberão uma lista de documentos e exames que precisam levar.

Em relação ao último concurso a Sesap informa que a relação com todos os aprovados será publicada no Diário Oficial do Estado (www.dei.rn.gov.br) deste sábado (26).
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

UFRN aprova a criação de novos cursos de pós-graduação

A Pró-reitoria de Pós-graduação está encaminhando à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o projeto de criação de mais 12 novos cursos de pós-graduação, sendo sete em nível de mestrado e cinco de doutorado. O projeto foi aprovado pela UFRN na manhã da última terça-feira, 22.

As propostas de criação dos novos cursos de doutorado são em Ciências Farmacêuticas, Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia e Saúde Coletiva, todos da área de saúde. Os cursos do mestrado são os seguintes: Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ciência e Tecnologia); Demografia (CCET); Sistemática e Evolução (CB); Educação Brasileira (CERES); Linguagem e Cultura (CERES) e Educação Física (CCS). \

segunda-feira, 21 de junho de 2010

TSE suspende propaganda eleitoral do PSDB que iria ao ar na semana que vem

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nessa sexta-feira (18/6) a veiculação das inserções nacionais do PSDB programadas para ir ao ar nos dias 22, 26 e 29 de junho. A decisão é consequência de uma representação do PT contra o PSDB por prática de propaganda eleitoral antecipada no programa do último dia 15 de junho.

Segundo denúncia do PT, o conteúdo do programa divulgava "imagem pessoal do candidato já escolhido em convenção à Presidência da República pelo próprio PSDB, José Serra”, com a finalidade de "alavancar sua popularidade eleitoral" , incidindo "em manifesto desvio de finalidade".

O corregedor-geral Eleitoral, Aldir Passarinho Junior, deferiu liminar para suspensão imediata das inserções. “Não se observa difusão dos programas partidários, transmissão de mensagem aos filiados sobre a sua execução, divulgação da posição do PSDB sobre temas político-comunitários, nem a promoção da participação política feminina”, afirmou Passarinho. Ele permitiu, porém, que o partido substitua as inserções suspensas por outras que observem a legislação eleitoral.

A assessoria do PSDB disse que o partido ainda não tomou conhecimento da decisão e se pronunciará somente após ter acesso à liminar
 
 

quinta-feira, 17 de junho de 2010

CURSOS GRATUITOS-Aproveite suas férias!!!

EAD – INSCRIÇÕES ATÉ 20/06/2010

INVESTIMENTO E PAGAMENTO:

Não há taxa de inscrição e/ou mensalidade, exceto o pagamento da taxa de envio o Certificado de Participação, que seguirá via CORREIOS.
O valor correspondente a este serviço será de R$ 7,00 (sete reais) ,  Por Curso matriculado(a).  Depositados em uma das contas a seguir, cujo títular, em qualquer uma delas é o professor José Flávio da Paz:
Banco do Brasil - Ag. 4486-5 / C/C 8.286-4
Caixa Econômica Federal - Ag. 3101 / Operação 013 / C/P 1894-4
BRADESCO - Ag. 3224-7 / C/P 63065-9
 
CURSOS OFERTADOS
1.    ADAPTAÇÕES CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – TURMA I – 60h
2.    METODOLOGIA DO ENSINO APLICADO À EDUCAÇÃO DE SURDOS – TURMA III– 60h
3.    EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E COMPROMISSO SOCIAL DA ESCOLA – TURMA II – 60h
4.    EDUCAÇÃO ESPECIAL E PSICOPEDAGOGIA – TURMA II – 60h
5.    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS – TURMA VI – 60h

CERTIFICADO:
O término do curso se dará quando o aluno (a) realizar todo o cronograma proposto pelo professor/mediador do curso.
O certificado será encaminhado até 30 dias após a conclusão do curso e enviado para o endereço informado pelo aluno, em território nacional, até o prazo de 60 (sesenta) dias, no caso de participantes do exterior.
É importante que o aluno mantenha o endereço, CEP e seu E-mail atualizado.
Os certificados serão registrados registrados e emitidos pelo CEFOP-CENTRO FAPAZ DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, mantido pela FAPAZ EVENTOS CIENTÍFICOS E CULTURAIS LTDA, inscrita no CNPJ (MF), sob o nº. 01.337.488/0001-00.
No certificado constará de carga horária de 60 horas (sessenta horas), bem como, o programa do curso.

 
Gentileza divulgar!!! Inscrições serão aceitas se solicitadas até o dia 20/06/2010. Para tanto, basta enviar e-mail solicitando a sua inscrição juntamente com o nº do

comprovante do depósito ou transferência
para:
cefop2@gmail.com.

(84) 3663 9848 / 9114 0840 / 9604 1168
TODOS OS CURSOS TERÃO INÍCIO EM 28/06 E TÉRMINO EM 07/08/2010

Inscrições para o enem estarão abertas na próxima segunda-feira

As inscrições ao Enem 2010 poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 21, até o dia 9 de julho. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet e será exigido o número de CPF do participante.

O CPF é um número único que cada cidadão brasileiro economicamente ativo deve possuir. Ele é individual, o que significa que o participante do Enem não poderá usar o número de CPF de seu pai ou de sua mãe, qualquer que seja sua idade. O próprio sistema de inscrição irá impedir essa prática, pois ao digitar o número do CPF, o sistema buscará informações de seu titular na base de dados da Receita Federal. Quem tiver mais de 16 anos poderá solicitar seu CPF em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O pai, a mãe ou o responsável legal deve solicitar CPF para os menores de 16 anos. Não é possível tirar CPF pela Internet.

A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mas alunos da última série do Ensino Médio em escolas públicas não a pagam. Poderão ser isentos de taxa os estudantes que tiverem concluído o Ensino Médio nos anos anteriores e estudantes de escolas privadas, desde que não tenham condições de pagá-la e assinem declaração de carência.

Além dos dados cadastrais, o participante deverá responder ao questionário socioeconômico no próprio ato de inscrição. O questionário é composto por poucas questões a serem respondidas diretamente na Internet.

A redação e as quatro provas do Enem, cada uma com 45 questões, serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. No sábado, dia 6, haverá prova de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, dia 7, deverá ser feita a redação e haverá prova de matemática, linguagens e códigos. O participante deverá optar por uma língua estrangeira, inglês ou espanhol, no momento da inscrição. Em ambos os dias a prova terá início às 13h. O encerramento ocorrerá às 17h30 no sábado e 18h30 no domingo.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inscrições para o SiSU começam nesta quinta-feira com 16 mil vagas

Opções de cursos estão em 35 universidades públicas. Confira lista de vagas e instituições.

 

Começa nesta quinta-feira (10) e segue até segunda-feira (14) o período de inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Participam dessa rodada 35 instituições públicas de ensino superior. A oferta é de 16.573 vagas em cursos superiores de bacharelado, licenciatura e de tecnologia, segundo o Ministério da Educação (MEC). 

Esta edição terá 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais e um centro federal de educação tecnológica (Cefet). Oito das universidades aderem pela primeira vez ao sistema.

Podem participar da seleção os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. As inscrições, que serão feitas em uma única etapa, estarão abertas no período de 8h às 23h59 (horário de Brasília). O estudante deve informar o número de inscrição no Enem de 2009 e a senha de acesso cadastrada no exame. O candidato terá acesso ao SiSU com a senha do Enem, mas pode criar uma outra.

O estudante deve fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las até o fim do período de inscrições, quando haverá três chamadas subsequentes.
Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

Segundo o MEC, o SiSU também oferece vagas específicas para políticas afirmativas. Na hora da inscrição, o candidato deve informar se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou de políticas afirmativas, que seguem o padrão adotado pela
 
 

 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Candidato impugnado renuncia no interior do RN

O candidato Sidrônio Freire da Silva, da Coligação “Com a Força do Povo” (PMDB/DEM) nas eleições suplementares de Tibau, impugnado pela Coligação “Tibau de Mãos Limpa” (PSB/PPS) e pelo PSC, e que também teve seu registro de candidatura indeferido pela Juíza Eleitoral da 32ª Zona, apresentou neste domingo (06), durante o plantão do Cartório Eleitoral da 32ª Zona, em Areia Branca, carta renunciando a sua candidatura.

O ex-candidato apresentou sua renúncia dentro do prazo de recurso, retirando-se assim da disputa. A coligação já apresentou um novo candidato para substituí-lo, trata-se de Brígido Rafael Carneiro Leite Freire, filho do ex-candidato. A juíza eleitoral tem 5 (cinco) dias para julgar o novo pedido de registro de candidatura.