sexta-feira, 29 de maio de 2009

Desabrigados ainda reverenciam Lula, mas ignoram Dilma

29/05/2009
Alessandra Corrêa Enviada especial da BBC Brasil a Bacabal e Trizidela do Vale (MA)

Apesar de estarem há quase dois meses sem ter onde morar por causa das enchentes, os desabrigados do Vale do Mearim, no Maranhão, mantêm aparentemente intacto o seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quase todos os cerca de 20 entrevistados pela BBC Brasil na região disseram que votariam de novo no presidente, mas poucos já ouviram falar na ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que está sendo preparada por Lula para concorrer à Presidência em 2010.

Expulsos de suas casas pelas chuvas e muitos deles obrigados a viver em abrigos superlotados e sem higiene, os moradores da região criticam autoridades locais por causa da situação em que vivem.No entanto, quando o assunto é o presidente, as respostas são quase sempre de admiração e reverência.

"Com o Lula, nossa vida está muito melhor, (a qualidade de vida) quadruplicou", disse o agricultor Hermógenes Francisco da Conceição, de 76 anos.

Conceição vive na localidade de Santa Rosa, no município de Bacabal, um dos mais atingidos pelas cheias no Maranhão.No local, à beira do rio Mearim, moram cinco famílias, alguns porcos, galinhas e muitos cachorros.A comunidade não tem luz elétrica, ninguém lá sabe ler e Conceição não soube dizer ao certo quantas crianças vivem no local.

A mais nova, de cerca de um ano de idade, não tem nome nem idade certa, porque ainda não foi registrada.Ninguém frequenta a escola, localizada a 1h30 de bicicleta, quando as estradas estão transitáveis. As mulheres nunca ouviram falar em métodos anticoncepcionais.

Apesar das dificuldades, Conceição e a família disseram que o presidente melhorou sua vida e a dos pobres do país, e que votariam nele novamente caso fosse candidato.

Nenhum comentário: