sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Gilton Sampaio inicia campanha para reitor com proposições

http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_politico-40073
Edição Número 0936 - Ano II - Natal e Mossoró, Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009.
Publicado no Dia 26/02/2009
Carlos Skarlack

Pautada pela ética e a coerência, a candidatura dos professores Gilton Sampaio e José Ronaldo, para a vaga de reitor e vice da UERN, respectivamente, surgiu em resposta aos anseios de professores, funcionários e alunos, que buscam uma instituição de ensino superior com perfil mais acadêmico e voltado para a pesquisa.
A campanha para as vagas de reitor e vice da UERN teve início na tarde da sexta-feira, dia 20, após os professores Gilton Sampaio e José Ronaldo fazerem o registro da chapa “Inovação e Compromisso Acadêmico”.
O professor Gilton Sampaio ressalta que fará uma campanha centrada em proposições. “Vamos mostrar o que temos em mente para gerar conhecimentos e fortalecer o ambiente acadêmico”.
O candidato pela chapa “Inovação e Compromisso Acadêmico” observa que a UERN deixou de avançar em muitos aspectos nos últimos anos, deixando de lado importantes setores, que foram desprestigiados.
A carta-programa dos candidatos dos professores Gilton Sampaio e José Ronaldo, contempla a gestão democrática e descentralizada, com orçamento participativo e planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo; regime de dedicação exclusiva para todos os docentes; verticalização do ensino; e internacionalização da UERN.
Ambos crêem ser primordial assegurar melhores condições de trabalho para os docentes e técnicos administrativos em todos os cursos, o que passa, inclusive, pela ampliação da frota de ônibus no Campus de Mossoró e a aquisição de pelo menos um micro-ônibus para cada campus avançado.
Diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros, o professor Gilton Sampaio pretende implantar residências universitárias em todos os campi; além de garantir o percentual de 25% dos docentes para capacitação.
Pela experiência acumulada ao longo da carreira acadêmica, o candidato sabe que é fundamental a qualificação cada vez mais arrojada do docente que lida com o pensar e o quanto isso é importante para se desenvolver bases de pesquisas.
As eleições para reitor e vice da UERN estão marcadas para acontecer próximo dia 24 de março. A instituição conta com cerca de 900 servidores, 900 professores e 12 mil estudantes.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Abertas inscrições para o processo de Isenção da ufersa

A CPPS/UFERSA lançou edital para abertura de vagas para Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular 2009.2.
Todo o processo de inscrição é realizado on-line no sítio
www.ufersa.edu.br/vestibular, durante o período de 17 de fevereiro a 20 de março.
Podem participar do processo alunos de escolas públicas com média 7,0 nas disciplinas de Português e Matemática no 9º ano do ensino fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio.

REVIRAVOLTA NA UERN

ESTA MUDANDO....

10 de fevereiro de 2009

Por Franklin Jorge

MOSSORÓ — O reitor Milton Marques desagradou em cheio a comunidade acadêmica, voltando atrás na deliberação de deixar a escolha do seu vice nas mãos de professores, alunos e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Quis agradar a um pequeno grupo influenciado pelo atual vice-reitor e acabou tornando difícil uma eleição que estava no papo.
Agora há duas chapas. A oficial, ou seja, a que representa o oficialismo e o continuísmo, e uma outra encabeçada pelo professor Gilton Sampaio, que quer representar uma ruptura com o comodismo, segundo uma fonte que consultei. (...)
Impopular perante diversos segmentos, a pretensão de Aécio Cândido de se reeleger vice-reitor, representa um dado complicador com reflexos negativos, até para os interesses da governadora Wilma de Faria, que pretende disputar o senado e em consequência dessa reviravolta terá de administrar uma nova realidade. O atual reitor quis agradar seus assessores e acabou dando um tiro no pé.

ELEIÇÕES PARA REITOR NA UERN

A OPINIÃO QUE NÃO QUER CALAR

9 de fevereiro de 2009
Por Franklin Jorge
MOSSORÓ — O artigo que escrevi sobre a sucessão na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte [UERN], enfocando a reeleição do reitor Milton Marques e a composição da sua chapa (...) está provocando muita discussão e uma saraivada de comentários enviados para o meu e-mail particular (...)
Refiro-me a tais comentários porque referendam e consolidam o que escrevi acerca do atual vice-reitor, o professor-doutor Aécio Cândido, que granjeou para si, no exercício do cargo, altos níveis de impopularidade. (...)
Realmente, na prática, mostrou-se Aécio sem nenhuma vocação para o desempenho do cargo que ora ocupa. Quanto mais o de reitor, que de entrada propõe um grande desafio: vencer a indolência que o caracteriza… Apático, distante, frívolo, mundano e sem capacidade de liderança, mostrou-se apenas hábil em explorar o prestigio do cargo para a autopromoçao, talvez como um recurso para encobrir a sua falta de mérito. Nem mesmo escreveu nada, pelo menos para engabelar a opinião pública com um ou outro artigo, não digo de tessitura acadêmica, porque aí seria pedir-lhe demais.
Creio que foi isto que, durante o exercício do cargo de vice-reitor, ficou claro para o atual reitor Milton Marques, que como sabemos em princípio viu em Aécio alguém capaz de sucedê-lo e se dispôs a ajudá-lo nesse sentido, ao proporcionar-lhe meios e recursos que ele não soube aproveitar nem mesmo para consolidar uma imagem de intelectual sério e produtivo.
O tempo implacável que não costuma compactuar com o engano, desfez qualquer ilusão sobre a competência e o preparo do "professor-doutor" feito no Canadá (...).
O problema agora é a escolha do vice-reitor. O próprio Aécio — que gostou do que para ele foi uma excelentíssima sinecura — quer permanecer no cargo, apesar de desgastadíssimo perante a comunidade acadêmica, o que inclui o corpo docente, discente e administrativo da UERN (...).
Ainda a propósito do vice-reitor, gostaria de reproduzir um dos comentários que recebi, por resumir o que tenho ouvido de muita gente, desde que cheguei a Mossoró, sobre o desempenho chinfrim de Aécio Cândido (...).
Eis, pois, uma amostra do que alguns universitários pensam do vice que quer continuar sendo por mais quatro anos de moleza e ostentação (...):
"Parabéns pelos excelentes artigos sobre política e cultura norte-rio-grandense; uma pá de cal na candidatura de Aécio: desconstruiu o mito, que nada publicou, como Prof. Doutor (...).

ELEIÇÕES PARA REITOR NA UERN

A SUCESSÃO NA UERN

7 de fevereiro de 2009

Por Franklin Jorge
MOSSORÓ – Em recente reunião acadêmica, posteriormente traduzida para os jornalistas, o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte [UERN] declarou-se candidato à reeleição, surpreendendo àqueles que por muito tempo acreditaram que Milton Marques não disputaria o cargo outra vez e que ainda emprestaria o seu apoio integral à candidatura do vice-reitor, professor Aécio Cândido, que foi uma espécie de "menina dos olhos" do atual reitor que nele investiu, sem êxito, confiança e tempo.
No entanto, Aécio abusou da sorte, não apenas subindo mais alto do que aguentariam as suas asas e se tornando, por seu pedantismo de almofadinha, impopular e indigerível pela comunidade acadêmica.
Conta-se que o seu esporte predileto, em supostas reuniões de trabalho, era narrar suas peripécias de turista aprendiz (...) pelo mundo afora (...), quando evocava o tempo em que fez doutorado no Canadá.
Mas, sobretudo, Aécio desgastou-se em seu mal relacionamento com a comunidade acadêmica e por um desempenho pífio e indefensável, para quem teve a faca e o queijo na mão e nada fez para mostrar o seu valor. Mostrou competência apenas em autopromover-se às custas da
verba pública e nada mais (...).

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Vestibular 2009 da UERN

Hoje (15/02/2009) foi o primeiro dia de provas do PSV 2009 da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Segundo o coordenador da cidade de pau dos ferros o professor Lisboa Batista hoje o numero de faltosos foi de 631 pessoas e que segundo esse numero pode aumentar no segundo dia.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

OFERTAS DE VAGAS NÃO INICIAIS NA UERN

A pro-reitoria de ensino e graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN) divulgou o edital com o numero de vagas não iniciais nos cursos de graduação da UERN no total são 217 vagas a serem preenchidas no 1° semestre letivo de 2009 apuradas pelo Departamento de Administração Escolar (DARE). As vagas podem ser preenchidas por candidatos a transferência interna, transferência externa e Reingresso. A inscrição no processo seletivo será realizada no período de 16 a 20 de Fevereiro de 2009, na secretaria das Faculdades e nas demais Unidades Universitárias, a qual o Curso pertença, nos horários de 7h30 às 11h e das 19h às 21h30. Mais informações e baixar o edital no seguinte endereço http://www.uern.br/administracao/agecom.asp?menu=noticia&notid=1521

OBRAS DO VESTIBULAR DA UFRN 2010

A comissão permanente de vestibular (comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou a lista das obras literárias que serão cobradas no vestibular 2010. Das obras do vestibular 2009 apenas duas permanecem. Recomenda-se a leitura integral das seguintes obras:
Conto:NEGRINHA - Monteiro Lobato
Cronica:COMÉDIAS PARA SEREM LIDAS NA ESCALA - Luís Fernando Veríssimo
Poesia:O HORTO- Auta de Souza
Romance:Vidas Secas- Graciliano Ramos
Teatro:Eles não Usam Black-Ti- Gianfrancesco Guarnieri