sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ATIVIDADE DE FISICA

1- Diferencie
a) meio opaco

b) meio transparente

c) meio translucido


2-Porque, em uma geladeira, as camadas de ar próximas ao congelador, após entrarem em contato com ele, dirige-se para baixo.

3- Um bloco metálico está inicialmente a uma temperatura de 20ºC. Recebendo uma quantidade de calor Q = 330 cal, sua temperatura se eleva para 50ºC. Qual é o valor da capacidade térmica do bloco?

T= 20°C T= 50°C Variação de temperatura= 30°C

Aplicando a equação Ct=Q/T, temos,

Ct=330/30, Temos Ct= 11 cal/°C.

4- (UF-PR)- Para aquecer 500g de certa substancia de 20ºC a 70ºC, forram necessárias 4000 calorias. A capacidade térmica e o calor especifico dessa substancia valem quanto?

R: Primeiro usa-se a equação Q= m.c.T e ai temos que o c=0,16cal/g.°c

No calculo da capacidade térmica usamos a equação Ct=m.c e ai usando o calor especifico da equação anterior ficamos com Ct= 80 cal/°C

5- Um bloco metálico tem capacidade térmica igual á 10cal/ºC. A quantidade de calor que devemos fornecer para que a temperatura do bloco varie de 20ºC para 25ºC é ?

R: Primeiro fazê-se a variação de temperatura em seguida usa-se a equação Ct=Q/T e o resultado e Q= 50 cal.

6- Descreva o fenômeno da brisa marítima e da brisa terrestre enfatizando o processo de propagação do calor envolvido e as especificidades das substancias?

R:Durante o dia sopra a brisa marítima pois a terra por possuir menor calor especifico sofre uma variação de temperatura maior que a água dessa forma, o ar aquecido, em contato com a terra, sobe e produz uma região de baixa pressão aspirando o ar que está sobre o mar. Já a noite, ao perder calor a terra se resfria mais que o mar, assim agora o vento vai da terra para o mar e sopra a brisa terrestre.


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DIVULGA RESULTADO DE VESTIBULAR

A Universidade federal do Rio Grande do Norte(UFRN) divulgou hoje dia 28/10/2008 o resultado do processo seletivo para educação superior a distancia que aconteceu dia 19 de Outubro do corrente ano. Um fato de extrema importância é o destaque e a credibilidade que os cursos de educação superior a distancia vem ganhando no atual cenário brasileiro. Fato este observado se compararmos a concorrência do processo seletivo 2007.2 e 2008.2 do processo seletivo presencial e a distancia. A principal justificativa para tal fato é de que a população esta esclarecida sobre o funcionamento dos cursos a distancia (e principalmente os ofertados pela UFRN) e sua proposta pedagógica que atende as necessidades de cada região. Outro fator positivo é a clareza de como é o funcionamento do curso que ainda é confundido por grande parte da população como um ensino onde o material vem para casa e as provas faz-se em casa e manda pelos correios ou a aula e online pelo computador fato este que é reflexo em grande parte do instituto universal brasileiro que é um dos pioneiros em educação a distancia no Brasil. Mas pelas perspectivas da procura este é um “mito” que logo será quebrado.
O resultado oficial e o extrato de desempenho completo esta no seguinte endereço:http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/psdistancia/2009/resultados.php

sábado, 8 de novembro de 2008

CONCURSOS EM ANDAMENTO NO OESTE POTIGUAR

Estão abertas as inscrições para concurso publico para trabalhar na prefeitura de LUIZ GOMES e FRUTUOSO GOMEs.Esse concurso vem a democratizar as vagas e tentar da oportunidade aqueles que apresentam grande capacidade intelectual. Mais informações acessar o site www.soluçãoconsursos.com.br.

No Brasil diferença de classe existe até no cemitério

Um fato importante de se observar e que a diferença de classe no Brasil esta em todos os lugares. Um fato curioso e claro e o cemitério, apesar de ser um local onde todas as pessoas colocam os restos mortais dos entes queridos o cemitério também comprova a diferença de classe existente no Brasil. analisamos as seguintes situações: Analisando uma pequena cidade do interior onde a observação fica fácil. As famílias que possuem um maior poder aquisitivo na cidade seus entes queridos no cemitério possuem destaque nas suas covas existe túmulos com mármore e granitos, rosas e coroas com plástico que resistem muito tempo ao sol, chuva e etc. já na das pessoas de classe intermediaria a mudança ja é bastante visível e o que demarca as covas e apenas grades de ferro. Enquanto nas covas que pertencem a pessoas que moram no subúrbio apenas terra e muito pouco a cruz encontra-se amarrada com arame a coroa e de flores de plantas que os familiares encontram no caminho quando vem ao cemitério e as velas conseguem permanecer acessas porque estão protegidas por tijolos, telhas e etc. Este é um fato curioso mas que merece destaque e observação e que retrata fielmente a distribuição de renda no Brasil