domingo, 26 de janeiro de 2014

Ricardo anuncia reajuste dos servidores no ‘Fala Governador

O governador Ricardo Coutinho anuncia nesta segunda-feira (27), durante o programa semanal Fala Governador, transmitido pela rádio Tabajara a partir das 12h, o reajuste dos servidores estaduais. A decisão foi tomada no sábado (25), após reunião com representantes de associações, sindicatos e secretários de Estado.
Durante todo o sábado o governador realizou reuniões para fechar índices do reajuste com as categorias. Participaram da reunião os representantes: Cláudio Lameirão e Marcus Paulo (Associação de Defesa dasPrerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba); Humberto Pontes, Marcos Lacet e Joelson dos Santos (Associação dos Peritos Criminais); Sandro Menezes, Lucas Lopes e Manoel Linhares (Associação dos Policiais Civis da Paraíba); Francisco Fernandes (Associação dos Professores de Licenciatura Plena da Paraíba); Carlos Belarmino, Antônio Arruda e Ronaldo Cruz (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba).

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Blog diz que Chapão poderá ser formado em torno de Cássio

Num estado onde a política já uniu Wilson Braga e os Cunha Lima, Maranhão e Ricardo Coutinho, e Cássio com o último, nada pode ser descartado. O blog teve acesso a uma informação que começa a tomar corpo e forma. Com o objetivo de unir (de vez) a classe política paraibana em torno do desenvolvimento do Estado, uma grande aliança começa a surgir e poderá acabar de vez com o sonho de reeleição do governador Ricardo Coutinho.
10ef4667e04a09147b7289d794b561f0
A chapa seria montada com Cássio Cunha Lima governador, Luciano Agra vice-governador e Veneziano senador. Rômulo Gouveia e Wilson Santiago sairiam candidatos a deputado federal com a garantia de disputarem as duas vagas do Senado em 2018. Ambos evitariam uma disputa incerta e voltariam para a Câmara Federal sem problemas e gastando pouco.

Estudante da PB é destaque por ter tirado nota máxima da redação do Enem

Um estudante de João Pessoa passou em primeiro lugar para o curso de medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pontuação de Abdias Aires, de 17 anos, foi de 838,86, resultado que o colocou no primeiro lugar geral da instituição, mas o que chamou mesmo a atenção foi a nota da redação do adolescente: 1.000 pontos, a pontuação máxima do exame.
ENEM-2013
O segredo para a redação perfeita? Leitura e treino, segundo o estudante. “É preciso treinar bastante e se informar, ler sobre assuntos atuais”, explicou. Na redação deste ano, os candidatos tiveram que escrever sobre o tema Lei Seca. “Escrevi que a Lei Seca está trazendo benefícios em relação à formação da consciência da sociedade com relação à bebida e isso é perceptível. Disse também que ainda havia muito a ser feito para se aumentar a segurança no trânsito, citando as estradas e acidentes”, descreveu.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Governo abre inscrições para cursos de graduação a alunos da rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) abrirá inscrições para o processo seletivo, com a oferta de 75 bolsas de estudos integrais para os diversos cursos de Graduação oferecidos pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). As vagas são para os alunos egressos da rede pública estadual de ensino em dezembro/2013, para o primeiro semestre de 2014, conforme calendário na parte final do Edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), da segunda-feira (30 de dezembro/2013), que circulou nesta segunda-feira (6). A ação é resultado da parceira entre o Governo do Estado e Unipê firmada em julho do ano passado e desde então contemplou 125 bolsistas.

Professor comete suicídio dentro da sala de aula como ato de protesto

O Professor Fernando Emanoel Vasquez Leonês, cometeu suicídio em uma sala de aula da Escola Estadual clara Teteo em Macau.
Slide2
Perto do seu corpo, a polícia encontrou uma mesa, em cima delas seus óculos, livros, um celular e uma carta onde estava escrito em uma frase: “Ato de protesto, contra o governo do estado pela a falta de pagamento”.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Professores tentam sair da lista de “profissões mais patéticas” do Brasil

Um caminhão de dinheiro pode vir a ser destinado para a educação no Brasil dentro de dez anos, segundo o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Senado, e que pode ser aprovado até fevereiro pela Câmara dos Deputados. Se o porcentual de 10% do Produto Interno Brasil, previsto pelo plano, estivesse em vigor atualmente, ele representaria nada menos que 440 bilhões de reais, tendo como base o PIB de 2012, de 4,4 trilhões de reais. Hoje, o país investe o equivalente a 5% do PIB, ou cerca de 220 bilhões de reais. O que parece uma boa notícia, no entanto, frustra especialistas pois beneficia a quantidade, mas não a qualidade do ensino.
Mais do que isso, se o tema não for tratado com a seriedade devida, o ofício de professor vai se manter na lista das “profissões mais patéticas do Brasil”, como descreveu a escritora Vanessa Barbara, em artigo no NYTimes no dia 16 de dezembro. Não se trata de exagero. Uma das metas do plano de educação, visa equiparar o salário dos professores da rede pública, com a de outras profissões do nível superior contratados pelo Estado, pois hoje os profissionais de ensino ganham 40% menos do que seus pares. Se a famosa meta 17, das 21 que constam no plano, for cumprida, os professores poderão, ao menos, resgatar, em médio prazo, a dignidade de ser remunerados conforme seus anos de estudo. O piso salarial este ano é de 1.697 reais, um valor que frustra a categoria, pois não acompanharia o valor que deveria corresponder ao número de alunos matriculados na rede pública, explica Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação. “Esse valor é ridículo”, diz Leão.

sábado, 4 de janeiro de 2014

MEC divulga resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2013

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 já podem consultar o resultado do exame. O Ministério da Educação (MEC) divulgou no fim da noite dessa sexta-feira (3) as notas na internet. Para consultar o resultado, o estudante deve usar a senha do Enem e o número de inscrição ou o CPF. Quem perdeu a senha pode recuperá-la no próprio site. No ano passado, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem.

20140104000644 

Aqueles que têm dúvida sobre o gabarito, podem consultá-lo aqui. No entanto, é preciso lembrar que no Enem, a correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item em que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PSV: Com suspensão das eleições em Mossoró, UERN mantém vestibular para 2 de fevereiro

O vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será realizado dia 02 de fevereiro, como estava definido no calendário aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). A Universidade decidiu manter a data, com a suspensão das eleições suplementares em Mossoró, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 30.
PSV
Como a decisão monocrática do presidente do TSE, ministro Marco Aurélio de Mello, suspendendo o pleito de 02 de fevereiro foi proferida antes do novo calendário, a UERN não vê razão para alterar as datas das provas.