quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MAIS CANDIDATOS DEGOLADOS PELO TRE/RN:Corte Eleitoral julga 21 recursos de registro de candidatura


Dando continuidade aos julgamentos de recursos de registro de candidaturas, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte apreciou, em sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (30), mais 21 recursos dessa matéria, provenientes das zonas eleitorais de todo o Estado.
TRE/RN imagem institucional 2, com fachada do prédio do TRE/RN estilizada, na cor azul
Pré-candidatos ao cargo de prefeito tiveram seus registros de candidatura indeferidos Mozaniel de Melo Rodrigues (Guamaré), Francisco Sales Libânio (Paraná) e João Dehon da Silva (Grossos). Apenas o candidato Carlindson Nobre Pereira de Melo (Umarizal) teve seu requerimento de registro deferido pela Corte Eleitoral.

MP ajuiza ação por improbidade contra Prefeito do RN


A Promotoria de Justiça da Comarca de Taipu, por meio do Promotor de Justiça David Costa Benevides, ajuizou Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o Prefeito do Município, Sebastião Ambrósio de Melo. A Ação se refere ao uso indiscriminado das cores do partido político ao qual o prefeito é filiado, nas fachadas de prédios públicos.

Na bandeira do PSB, partido ao qual o prefeito é filiado, as tradicionais cores são o vermelho e amarelo. A bandeira do município, no entanto, tem como tradicionais as cores azul e branca.
 
Ocorre que sempre em época de eleições, o Prefeito determinou a pintura de praticamente todos os imóveis utilizados pela Administração Municipal nas cores de seu partido. E até mesmo os uniformes utilizados por crianças matriculadas nas escolas municipais são confeccionados nas cores do partido político.
 

Enterro de galinha reúne 2 mil pessoas na PB; prefeito comparece



 (Reprodução/Maispatos.com/Divulgação)
Um enterro inusitado vem chamando a atenção na internet. Emoção, choro contido, mas também muito riso e piada com a situação. Estes foram os sentimentos identificados nas pessoas que compareceram, na tarde dessa quarta-feira (29), à rua Panatis, no bairro Belo Horizonte, em Patos. No local, acontecia o velório da Galinha Rafinha, que foi roubada no último dia 20, quando a família Oliveira teve a casa invadida por um ladrão.

O velório e enterro da galinha foram organizados pelo humorista patoense Tatu, com a permissão da família. Cerca de dois mil patoenses pessoas estiveram presentes no enterro, que tinha caixão, grinaldas e até livro de presença. O humorista patoense Tatu, com a permissão da família Oliveira, foi quem organizou o enterro da galinha.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Enem 2012: veja os assuntos mais comuns nas Ciências Humanas

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicada logo no primeiro dia de prova. Para você começar com o pé direito, professores ouvidos pelo GLOBO indicam quais os assuntos mais recorrentes e os cuidados que os candidatos devem ter.

O professor de História Jorge Bahiense, coordenador de Enem do curso Miguel Couto, em Bangu, alerta que, no exame, existe uma predileção pelo período histórico que compreende a formação do Brasil, como a época colonial, e por temas sociais, como relações de trabalho e participação política.

Ministério da Saúde amplia uso precoce de antirretrovirais


O Ministério da Saúde vai ampliar a indicação de uso do tratamento com antirretroviral, que poderá ser administrado de maneira precoce. A medida, que integra novo Consenso Terapêutico da doença, tem como objetivos reduzir a ocorrências de infecções associadas à aids e minimizar a transmissão do vírus.
 A expectativa é beneficiar cerca de 35 mil pessoas que não estavam no grupo indicado para uso dos medicamentos.

“O Brasil será o único país de grande dimensão que ofertará este tipo de tratamento, que reduz o risco de infecções oportunistas como a tuberculose, que é a infecção associada que causa maior mortalidade associada ao HIV no País”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, a decisão foi tomada com base em “estudos recentes que demonstraram aumento na qualidade de vida e diminuição de eventos adversos imediatos e de longo prazo”. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Correios recebe autorização para contratar temporários


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) recebeu autorização da Justiça para contratar funcionários terceirizados por meio de licitação. A ECT conseguiu suspender liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-DF) que proibia esse tipo de contratação.

Desde julho, a empresa estava impedida de promover licitação a fim de receber temporários para o exercício de atividades-fim de agente, técnico ou especialista de Correios.

Sethas abre concurso público para diversos cargos; confira


A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS informa a abertura da licitação, na modalidade concurso público, para processo seletivo simplificado visando o preenchimento dos cargos de coordenação de equipe, consultoria, agente de desenvolvimento solidário e agente administrativo-financeiro. Os contratados deverão prestar serviço no Projeto Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento local e Territorial, que tem por objetivo a superação da extrema pobreza no Rio Grande do Norte. 

A contratação será temporária e os cargos de coordenação de equipe e consultoria são para profissionais de nível superior. Já os cargos de agente de desenvolvimento solidário e agente administrativo-financeiro são destinados a profissionais de nível médio. O edital está publicado na edição desta sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado. Os recursos, para a contratação, são da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. 

sábado, 25 de agosto de 2012

DEU A LOUCA NO TSE - O que é crime agora?



DEPOIS DE MINISTRO DO TSE AFIRMAR QUE DOAÇÃO DE COMBUSTIVEL NÃO É COMPRA DE VOTOS, GRAVAÇÃO FEITA POR ELEITOR TAMBEM NÃO CARACTERIZA NADA



Por quatro votos a três, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão da última quinta-feira (16), considerou ilícita a gravação ambiente feita sem o conhecimento dos interlocutores. 

Acompanhando o voto do relator, ministro Marco Aurélio, a Corte manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que havia rejeitado a referida gravação como meio de prova e mantido o diploma de Délcio Mascarenhas de Almeida Filho, eleito vereador de Santo Antônio de Jesus-BA, nas eleições de 2008.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Advogado renuncia caso de estupro coletivo na PB e atrasa sentença

"Contribuí até onde acredito que poderia defender", disse advogado.Sentença está pronta, mas aguarda alegações de novo advogado, diz juíza.

Os três adolescentes suspeitos devem depor ainda nesta segunda-feira (Foto: Reprodução/TV Paraíba) 
Os três adolescentes envolvidos no crime já
cumprem medida socioeducativa
(Foto: Reprodução/TV Paraíba)
 
 
A juíza Flávia Baptista Rocha, responsável por julgar os acusados no caso de estupro coletivo de Queimadas, Agreste paraibano, disse a equipe de reportagem do G1 que o fato de um dos advogados de defesa ter renunciado ao caso está atrasando a divulgação da sentença, que já está elaborada. No início da semana, o advogado de dois dos sete acusados abandonou o caso no momento em que o processo está na etapa final.
saiba mais

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Governo defende 100% dos royalties do petróleo para educação


O governo decidiu jogar para o Congresso a responsabilidade de garantir o cumprimento da meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que direciona as políticas para a área nos próximos dez anos. A única saída, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é direcionar 100% dos royalties do petróleo ainda não divididos, incluindo os do pré-sal, e 50% do Fundo Social do Pré-sal para investimentos em educação, propostas que tramitam no Congresso.

“No Orçamento, o dinheiro só entra se tiver definida uma fonte. Como dificilmente o Congresso vai aprovar aumento de impostos para poder garantir esse aumento de recursos para educação e, como não temos margem para tirar de outras áreas, o melhor caminho é encontrar uma fonte viável e que aumente cada vez mais a receita. O governo só vê uma fonte que realmente viabilize essa trajetória: os royalties do petróleo e do pré-sal, não daquilo que já foi dividido, e pelo menos metade do fundo de partilha, para financiar a educação", disse hoje (22) após reunião com a presidenta Dilma Rousseff e entidades estudantis. 

Professores abrem mão de aumento e pedem reestruturação da carreira

A presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Marinalva de Oliveira, esteve nesta quinta-feira (23) no Ministério do Planejamento para protocolar uma contraproposta dos professores à pasta, apesar de o governo ter encerrado as negociações com a categoria desde o dia 3 de agosto, quando assinou acordo com o Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes). O Proifes representa a minoria dos docentes. As entidades de classe da maioria, o Andes-SN e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), rejeitaram a proposta governamental de reajuste de 20% a 45%.

De acordo com Marinalva de Oliveira, na contraproposta, os docentes abrem mão de aumento e dão preferência à reestruturação da carreira. O documento pede que, a cada degrau de progressão, os professores tenham ajuste de 4% - anteriormente, o percentual desejado era 5%. Segundo a presidenta do Andes-SN, a categoria também decidiu acatar o piso de início de carreira proposto pelo governo, de R$ 2 mil. "Antes, pleiteávamos R$ 2,5 mil, salário inicial considerado ideal pelo Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos]".

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Carne cozida a altas temperaturas aumenta risco de câncer


Alguns hambúrgueres por semana podem aumentar as chances de câncer de próstata em 40%, diz pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia publicada no jornal britânico Daily Mail. Cientistas mostram que carne cozida a altas temperaturas danifica o DNA.

 Segundo estudo, realizado com quase 2 mil homens, o problema aumentou drásticamente naqueles que tinham o costume de comer o alimento produzido desta maneira, sendo a carne vermelha especialmente perigosa.

Ex-prefeito de município potiguar deve devolver R$ 336 mil ao Fundef

O ex-prefeito de Cerro-Corá, Clidenor Pereira Araújo, deverá restituir à conta do FUNDEF a importância de R$ 336.870,79, por irregularidades na prestação de contas do programa, do exercício financeiro de 1999.

Após o exercício contraditório e ampla defesa por parte do ex-gestor, o Corpo Técnico do TCE sugeriu a reprovação das contas com restituição ao erário pelas seguintes falhas: Fracionamento de despesa, ausência de licitação, despesas com multas e juros e ausência de documentos comprobatórios de despesa.

Wober Júnior tem requerimento de registro de candidatura indeferido

Na sessão ordinária desta terça-feira (21), no julgamento dos recursos referentes aos requerimentos de registro de candidatura, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, à unanimidade, em voto de relatoria do juiz Jailsom Leandro de Sousa, deu provimento ao recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral, para indeferir o pedido de registro do pré-candidato Wober Lopes Pinheiro Júnior.

Também tiveram seus pedidos de registro indeferidos: Isaque Paulo Rodrigues (Natal), José Afrânio Bezerra da Silva (Parnamirim), Hermeson Jacones Revoredo (Canguaretama), Jorge Luiz de Medeiros Pereira (Natal), Gerson Luiz de Medeiros Júnior, Maria de Fátima Silva (Afonso Bezerra), José Olavo de Morais (São José de Mipibu), José Maria Martins da Silva (Vera Cruz), Manoel Ribeiro da Silva (Senador Eloi de Souza), Damião Lima de Freitas (Venha Ver), José Robenilson Ferreira (Bento Fernandes), Fábio Ronan Dantas Pereira (Carnaúba dos Dantas), Francisco Lima Ribeiro (João Câmara) e Marlene do Carmo Confessor (Monte das Gameleiras).

terça-feira, 21 de agosto de 2012

CANDIDATO A VEREADOR PROFESSOR ESCOLÁSTICO É VITIMA DE PERSEGUIÇÃO POLITICA E VANDALISMO


 Painel da casa do professor Escolástico mais uma vez extraviado por vândalos

O professor Escolástico, candidato a vereador pela Coligação Juntos Para Mudar, vem sendo vitima, nos últimos dias de perseguição politica e ameaça física  por partidários do PMDB , que inconformados com o fraco desempenho politico do candidato a prefeito e a crescente ascensão politica de seu nome para conquista de uma vaga na câmara municipal, estão tentando amedronta-lo com atos de violência, ameaças e vandalismo.

TRE/RN continua o julgamento dos recursos de registro de candidatura

Continuam os juízes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte o julgamento dos recursos de registros de candidatura advindos das zonas eleitorais de todo o Estado. Em sessão extraordinária desta segunda-feira (20), mais processos foram julgados.
TRE/RN Imagem Eleições 2012
Em recurso de relatoria do juiz Nilson Cavalcanti, o pré-candidato a prefeito de Pilões, Augusto José de Aquino, teve seu pedido de registro indeferido por maioria de votos, vencido o juiz Verlano Medeiros. Também teve seu requerimento de registro indeferido o pré-candidato a vice-prefeito de Governador Dix-Sept Rosado, Adonias Francisco de Melo, em recurso de relatoria do juiz Verlano Medeiros.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fiocruz descobre método que aumenta prevenção contra HIV


A medida mais usada atualmente para a prevenção da transmissão vertical de HIV (da mãe soropositiva para o bebê) é o antirretroviral zidovudina, conhecido como AZT. No entanto, os resultados de um estudo conduzidos por pesquisadores da Universidade da Califórnia (Ucla), em parceria com a Fiocruz, podem mudar a a orientação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS). Combinações de dois ou três antirretrovirais (Nevirapina, Nelfivanir e Lamivudina), com a primeira dose ministrada à criança em até 48 horas após o parto, demonstraram ser duas vezes mais eficazes. A pesquisa foi publicada na revista científica americana The New England Journal of Medicine.

O método já recebeu o aval do Ministério da Saúde para começar a ser implementado nos hospitais do país. Inicialmente, porém, serão aplicados somente o Nelfivanir e o Lamivudina. Nesta primeira fase, a aplicação de dois retrovirais é considerada mais prática.

Medicamento pode aliviar e reduzir lesões provocadas pela cólica


Se você pensa que cólicas menstruais fortíssimas são normais, atenção! Combinado com dores na relação sexual, na hora de urinar ou evacuar e na parte inferior das costas ou do abdome, esse incômodo pode ser um sinal de endometriose, problema crônico que afeta 10% da população feminina e é uma das principais causas de infertilidade e dor pélvica.
 
Causada pela migração do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) para os ovários, as tubas uterinas, a bexiga ou mesmo atrás do útero, a doença é fonte de dores severas, provocadas pela inflamação e irritação desse tecido fora do lugar. Agora, um remédio recentemente aprovado no Brasil tem mostrado bons resultados no controle da dor e, em alguns casos, na redução das lesões que o mal provoca.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TCE condena ex-prefeita de Major Sales por irregularidades na aquisição de combustível


MAJOR SALES
 
 
Indícios de irregularidades na aquisição de combustíveis levou o Tribunal de Contas, através da Primeira Câmara, a considerar irregulares a documentação comprobatória de despesas relativa ao exercício de 2005, a cargo da sra. Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes, então prefeita de Major Sales. O voto do conselheiro relator, Marco Antônio de Moraes Rego Montenegro, foi pela restituição de R$ 248.993,89. Ele relatou ainda, na sessão de quinta-feira (16/08), processo da prefeitura de Pureza, balancete do Fundef referente ao exercício de 1998, a cargo do sr. Henrique Eufrásio de Santana Júnior. O voto foi pelo remanejamento, a cargo do atual gestor da quantia de R$ 77.129,13, pela não utilização da parcela mínima de 60% no Fundef e R$ 50.511,86, decorrente de despesas alheias ao Fundo.

Antônio Martins

Da prefeitura de Antônio Martins, balancete do Fundef do exercício de 1998, a cargo do Sr. Francisco Jácome de Mesquita. Voto pela restituição de R$ 10.718,45, concernente à aquisição de materiais sem destinação específica e ausência de comprovante despesas e remanejamento. Pelo atual gestor, da R$ 46.201,02, referente ao percentual mínimo de 60% que não foi utilizado do Fundef e R$ 30.532,80, concernente a despesas alheias ao referido fundo. De Jandaíra, prestação de contas relativa ao 1º bimestre de 2005, a cargo do Sr. Fabio Magno Sabino Pinho Marinho. O voto foi pela restituição de R$ 12.500,00, referente à irregularidade na concessão de diárias.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MPF-RN entra com ação para questionar item do edital do Enem 2012

Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) questiona o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A medida quer evitar que alunos obtenham o certificado de conclusão do ensino médio somente com a nota obtida no Enem, sem terem concluído este nível de escolaridade e recebido uma educação completa.

Tendo em vista a previsão em editais anteriores do Enem, diversos estudantes do município de Mossoró entraram na justiça para requerer a emissão do certificado de conclusão pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Este ano, o item 16 do Edital nº 03/2012, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prevê novamente a possibilidade de certificação de conclusão do ensino médio a partir das notas do Enem.
 

MP pede multa por desabastecimento de hospitais do estado

O Ministério Público Estadual peticionou em Ação Civil Pública para que a Justiça fixe multa no valor de R$ 10 mil para o Secretário Estadual de Saúde, Isaú Gerino; a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini; e o Secretário Estadual de Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues Júnior, por dia de inadimplemento pelo fato de descumprir decisão judicial que determina providências com vistas ao abastecimento da rede hospitalar estadual.

De acordo com o MP, a petição foi protocolada nos autos da Ação Civil Pública n° 0116296-56.2012.8.20.0001, que trata do desabastecimento hospitalar no Estado, após reunião do Fórum em Defesa da Saúde Pública realizada no início da semana no qual observa-se que o percentual de abastecimento do Hospital Walfredo Gurgel caiu, mesmo após a decisão da Justiça.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

UFRN fica na frente da USP e UNB em melhores índices de aprovação da OAB

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte conquistou a 8ª posição na lista de universidades que obtiveram o melhor desempenho no 7º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A UFRN ficou na frente da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Brasília (UNB) com 60,71% de aprovação.
 
A Universidade Federal de Viçosa e a Escola de Direito do Rio de Janeiro foram as instituições de ensino público e privado que obtiveram os melhores desempenhos nos índices de aprovação do VII Exame de Ordem Unificado, com 73,08% e 73,68%, respectivamente.

MEC quer aulas de reforço para cotistas em universidades federais

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconheceu ontem que as universidades federais terão que criar programas de nivelamento para auxiliar os estudantes que entrarem pelo sistema de cotas. Esse mecanismo serviria para garantir aos alunos conhecimentos necessários para atender as exigências dos cursos.

Mercadante afirmou que algumas instituições federais fazem esse nivelamento. Apesar de reconhecer a necessidade de adaptação, disse não crer que destinar 50% das vagas apenas para alunos do ensino público afete o nível dos cursos.

domingo, 12 de agosto de 2012

Cidades do RN devem receber 40 unidades odontológicas móveis


A população rural e de regiões de difícil acesso do estado do Rio Grande do Norte vai contar com atendimento odontológico mais acessível e mais rápido. Nesta sexta-feira (10), a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgaram a distribuição de mil Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para municípios integrantes do Brasil sem Miséria, até 2014. Deste total, 40 serão doadas para Rio Grande do Norte (Confira a lista complet Aqui).

Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês. As novas unidades móveis vão aumentar em mais de cinco vezes a capacidade atual de atendimento, que é de 181 veículos em situação atualmente.Além da entrega das UOMs, a presidenta apresentou um conjunto de ações e novos investimentos que vai expandir o programa Brasil Sorridente, que oferece tratamento dental gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

sábado, 11 de agosto de 2012

RESULTADO DAS ENQUETES REALIZADA PELO BLOG

O blog realizou enquetes sobre a sucessão para o cargo de prefeitos nas cidades de Olho Dágua do Borges/RN, Governador Dix-Sept Rosado/RN, Caraúbas/RN e Felipe Guerra/RN.

Veja os resultados obtidos nesse blog


Olho Dágua do Borges/RN

Candidatos a Prefeito         Total de votos    Percentual
ANTONIMAR                        249                 26%
BRENNO QUEIROGA          701                 73%
NÃO SABE                              4                    0%
Governador Dix-Sept  Rosado/RN
Candidatos a Prefeito         Total de votos    Percentual
AISA MARTINS                     74                  45%
ANAX                                     70                  43%
NÃO VOTO EM 2012            5                    3%
NÃO SABE                            12                   7%

Justiça afasta prefeito acusado de perseguir servidoras casadas com adversários políticos

A juíza Denise Terezinha Corrêa de Melo Krueger, da 2ª Vara Cível de Toledo (PR), determinou o afastamento do cargo do prefeito de São Pedro do Iguaçu (PR), Natal Nunes Maciel (PMDB), acusado de perseguir duas servidoras públicas do município. A decisão foi tomada em resposta a um pedido de liminar formulado pelo Ministério Público (MP) do Paraná.

As duas servidoras ocupavam cargos na área de saúde de São Pedro do Iguaçu, município da região oeste do Paraná. Uma delas foi removida para uma creche. A outra, para uma entidade assistencial. Ambas são esposas de candidatos a prefeito e a vereador que fazem oposição ao atual governo do município.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ex-prefeitos de município potiguar são condenados a devolver quase R$ 2 milhões

O conselheiro Marco Antônio de Moraes Rego Montenegro relatou na sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas dessa quinta-feira (09), processos da prefeitura de Guamaré com votos pela restituição de valores que totalizam  R$ 1.787,990,28. O primeiro, trata de inspeção ordinária do exercício de 2004, sob a responsabilidade dos gestores Francisco de Assis Silva Santos e João Pedro Filho. O corpo instrutivo e o Ministério Público de Contas acordaram pela irregularidade das contas, com aplicação das seguintes penalidades: ao primeiro, ressarcimento aos cofres públicos municipais da quantia de R$ 1.133,096,51   e ao segundo, restituição de R$ 248.059,19,ambos por irregularidades materiais, além de aplicação de multas.

O segundo processo foi referente à inspeção ordinária do exercício de 2005, sob a gestão de José da Silva Câmara. O voto foi pelo ressarcimento ao erário da quantia de R$ R$ 406.834,58, decorrentes da ausência de destinação específica, pagamento de serviços não executados (escola e casas populares), concessão de diárias sem comprovação da efetiva finalidade pública. Foi acatado ainda o envio de cópia dos autos ao ministério Público Estadual, em razão de possível cometimento de atos de improbidade administrativa  e/ou ilícitos penais.

TREs registram dois mil processos por propaganda irregular

Pouco mais de um mês após a liberação da propaganda eleitoral, os tribunais regionais eleitorais do país já registram cerca de duas mil representações referentes à publicidade irregular. Levantamento feito pelo GLOBO, com base nos processos registrados a partir do dia 6 de julho, quando começou a campanha eleitoral, apontou 2.011 ações por conta de irregularidade nas campanhas publicitárias eleitorais.

Só no Ceará, a Comissão de Propaganda Eleitoral já registrou 669 processos. No último final de semana, durante uma operação em Fortaleza, 14 veículos foram interceptados pelos fiscais. A maioria das infrações (95%) na capital cearense continua sendo em relação à pintura nos muros – acima de quatro metros quadrados.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Em entrevista ao Blog do JP em Pau dos Ferros, Delegado Dr. Inácio diz que não houve motivação politica no acidente que vitimou uma pessoa no ultimo domingo.

O Delegado de Pau dos Ferros/RN, Dr. Inácio Rodrigues, encarregado das investigações sobre o acidente automobilístico que vitimou fatalmente o senhor Francisco Fernandes de Queiroz, quando participava de uma carreata politica na cidade de Pau dos Ferros/RN, concedeu entrevista ao BLOG DO JP sobre as investigações.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saiba quais são as sete profissões em alta no mercado

O mercado de trabalho está em constante transformação, buscando se adaptar às variações da economia. Por conta disso, há uma demanda cada vez maior por profissionais qualificados e especializados em áreas que surgem a partir deste movimento natural. Por conta disso, a Michael Page, consultoria de recrutamento especializado, elaborou um estudo em cinco países — Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Brasil — no qual destaca as atividades que nasceram para suprir as necessidades atuais das empresas. Os novos cargos são para profissionais que atuam na área administrativa ou no segmento de criação, marketing, publicidade e propaganda. Os salários oferecidos variam de R$ 8 mil a R$ 45 mil.

— São profissões muito especializadas, que atendem a demandas atuais e futuras. A perspectiva para os próximos anos é de ampliação no campo de trabalho desses cargos — diz Paulo Pontes, presidente da Michael Page no Brasil.

Conheça os sete novos profissionais que, de acordo com a realidade do Brasil, se destacam nas empresas atualmente.

Ossada humana foi encontrada no Assentamento Três Marias no município de Governador Dix Sept Rosado

Governados Dix Sept Rosado (RN) - Um agricultor do projeto de assentamento três Marias, localizado no Km 37 da BR 405, no município de Governador Dix Sept Rosado, Localizou na manhã de terça feira 07 de Agosto de 2012, o corpo de um homem dentro do matagal cerca de 100 metros da pista.


Aparentemente o homem é um andarilho, tem cerca de 60 anos de idade. Ele estava usando uma calça de cor azul e uma camisa rocha. No local onde o corpo foi encontrado havia muitas sacolas e sacos plásticos contendo roupas e outros objetos pessoais da vitima.

domingo, 5 de agosto de 2012

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA CIDADE DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO


Na madrugada de domingo, 05 de agosto de 2012, por volta das 2h20min. Aconteceu uma tentativa de homicídio na Cidade de Gov. Dix-Sept Rosado.


De acordo com a vitima, LUIS TEXEIRA DA SILVA, 57 anos de idade, natural de Jandaíra/RN, residente na Rua Manoel Miranda, no Alecrim, Natal/RN. O mesmo mantém um caso conjugalmente com BETÂNIA MARIA DE SOUZA SILVA, residente na Rua Clovis Carlos de Menezes, 484, as margens da RN 117, saída para a Cidade de Caraúbas/RN.

Prefeitura manda cortar energia do poço de água que abastece a comunidade do Bonito


A prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado que tem a frente o grupo do PMDB, e que tenta chegar a prefeitura do nosso município novamente através da candidata Aisa Martins (PMDB) mandou cortar a energia do poço de água que abastece todas as residências da comunidade do Bonito.
cosern
Conversando com alguns moradores da comunidade, esses informaram que a atitude da prefeitura deixou todos atordoados, e acima de tudo revoltados e indignados, pois o corte da energia do poço foi feito de maneira brusca, pegando todos os moradores de surpresa, onde não foram, nem ao menos, comunicados.

Pesquisa mostra que reforma trabalhista é prioridade para 36% dos brasileiros


A reforma trabalhista foi considerada como prioritária, segundo pesquisa do Instituto Sensus e divulgado nessa sexta-feira (3) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Para 36,4% dos entrevistados, a reforma trabalhista é a maior prioridade. A reforma política ficou como segunda prioridade para 19,3% dos entrevistados.

A reforma da Previdência foi apontada como a prioridade número três para 12% dos entrevistados. Em seguida estão as reformas do judiciário (11%), tributária (10%) e agrária (6,8%).Os entrevistados também 
foram consultados sobre a situação da saúde em seu município. 
A situação está boa para 10%. Para 49,2% dos entrevistados a situação está boa, mas poderia melhorar.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ex-prefeito potiguar é condenado por desviar verba de biblioteca pública

O ex-prefeito de Rafael Fernandes, José de Nicodemo Ferreira, e mais quatro pessoas foram condenados por improbidade administrativa. Eles simularam uma licitação e desviaram verba destinada à aquisição de acervo bibliográfico, equipamentos e mobiliário para a biblioteca pública do cidade. Os recursos oriundos do Ministério da Cultura foram repassados ao município em 1997. O Ministério Público Federal ajuizou a ação em 2000, após a instauração do inquérito civil que identificou irregularidades.

Além do ex-prefeito, a tesoureira do município Antônia Zildilene de Sena e os funcionários públicos José Salismar Sena, Aécio Fernandes Costa e Antônia Jânia do Nascimento Viana, membros da Comissão Permanente de Licitação da prefeitura à época dos fatos também foram condenados.

Brasil vai produzir vacina que protege contra quatro doenças de uma única vez

O Brasil vai produzir vacina tetraviral que protege contra quatro doenças de uma única vez - contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). O acordo que prevê a produção da vacina será assinado neste sábado (4), no Rio de Janeiro, e prevê a transferência de tecnologia do laboratório público Biomanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para o laboratório privado GlaxoSmithKline.

Segundo o Ministério da Saúde, a partir de 2013, a vacina tetraviral fará parte do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Justiça indefere registro de candidatura de ex-prefeito do interior do RN

A Juíza da 10ª Zona Eleitoral de João Câmara julgou procedente a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) proposta pelo Promotor Eleitoral, Paulo Batista Lopes Neto, e reconheceu a inelegibilidade de José Robenilson Ferreira, ex-Prefeito do Município de Bento Fernandes, tendo em vista que este teve suas contas relativas ao exercício do cargo de Prefeito Municipal reprovadas por decisões irrecorríveis dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Rio Grande do Norte (TCE).

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MEC diz não ter plano B em caso de continuidade da greve dos professores

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Amaro Lins, disse hoje (2) que a pasta acredita no fim imediato da greve das universidades, institutos e centros tecnológicos federais. Lins defendeu a legitimidade da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) para assinar a proposta apresentada pelo governo, que prevê reajustes de 25% a 40% para a categoria.

Amaro Lins e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira, disseram que o governo não tem um “plano B” na hipótese de os docentes continuarem em greve após a assinatura do acordo com o Proifes, e que, neste caso, caberia ao Ministério do Planejamento e à Advocacia-Geral da União (AGU) decidir que medidas tomar.

Caixa começa a convocar aprovados em concurso deste ano

De acordo com notícia publicada pelo portal G1, a Caixa Econômica Federal já convocou 3.513 aprovados na prova objetiva do concurso público deste ano para o cargo de técnico bancário novo, que exige nível médio de escolaridade. O levantamento inclui candidatos convocados para procedimentos preadmissionais, convocados para assinatura de contrato e os já admitidos.

TCE determina que ex-prefeito potiguar restitua R$ 52 mil aos cofres públicos

A Segunda Câmara de Contas do TCE aprovou, na manhã desta terça-feira (31), aplicação de multas, bem como a restituição de R$ 52.732,56 aos cofres públicos, pelo ex-prefeito de Nova Cruz (RN), Cid Arruda Câmara, por irregularidades encontradas nas contas do município no exercício de 2005.

A decisão foi tomada com base no relatório de inspeção ordinária, constando de 34 volumes, que apontou irregularidades formais e materiais, tais como: despesas sem comprovação, compras efetuadas sem licitação, irregularidades na aplicação de recursos do FUNDEF, extrapolamento do limite de gastos com pessoal, entre outras.

Prefeito de município do interior potiguar tem mandato cassado pelo TRE

Em Sessão Plenária nesta tarde (2), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou procedente o pedido do Ministério Público Eleitoral, para reconhecer a desfiliação partidária sem justa causa do prefeito do município de Pilões, Francisco das Chagas de Oliveira Silva, decretando a perda do seu mandato. O prefeito, eleito pelo Partido da República – PR, não conseguiu comprovar motivos que estivessem abrangidos pelas possibilidades de desfiliação sem perda do mandato previstas na Resolução 22.610/2007, do Tribunal Superior Eleitoral.

Nos autos do processo, Francisco das Chagas de Oliveira Silva argumentou que o Diretório Estadual do PR, através do seu presidente João da Silva Maia, estaria o tratando de forma discriminatória, com desprezo e absoluto descaso. Além disso, informou que teria passado por situações humilhantes e que era motivo de chacotas por parte da oposição e da própria agremiação a qual pertencia.
 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

TRE cancela 170 pedidos de registro de candidaturas no RN

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte rejeitou, até a noite de ontem, 170 pedidos de registros de candidaturas. Foram rejeitadas sete chapas para a disputa majoritária e 163 aspirantes às vagas no legislativo municipal das suas respectivas cidades. O indeferimento das candidaturas, no entanto, não é definitivo. Os candidatos podem entrar com recurso e concorrer sub judice, até que o registro seja julgado em última instância.

Os juízes eleitorais negaram os registros de candidatura de sete concorrentes ao Executivo. Foram indeferidos os de Nei Moacir Rossatto de Medeiros (PSB), de Alexandria; Felipe Muller (PP), de Caiçara do Rio do Vento; Carlinho da Apami (PR), de Campo Redondo; Tarcísio Araújo de Medeiros (PR), de Japi; Augusto José de Aquino (DEM), de Pilões; Mário Costa de Oliveira (DEM), de Rafael Fernandes; e Giovannu César Pinheiro e Alves (PMN), de Tangará.

Ex-vereador potiguar é condenado por improbidade

O ex-gerente da Comissão Municipal do Plano de Combate aos Efeitos da Seca no município de São Miguel, Hélio Flôr de Oliveira, foi condenado por improbidade administrativa. A ação movida pelo Ministério Público do Estado, contou com ratificação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, a partir do declínio de competência para a Justiça Federal, já que os recursos do projeto eram da União.

O MPF/RN ressaltou na ratificação os atos de improbidade praticados pelo ex-gestor, reafirmando a apropriação de bens públicos, desvio de valores em favor de terceiros e a modificação dos nomes dos beneficiários do plano de combate à seca.